Você precisa aprender de forma mais eficaz? Tem problemas de concentração? Aprende e depois não lembra? Não consegue administrar seu tempo de estudo?
Claudio de Moura Castro, reconhecido especialista em educação, apresenta técnicas para desenvolver bons hábitos de estudo e conquistar uma aprendizagem duradoura. O autor vasculha o funcionamento da mente humana
O autor discorre sobre formas de melhorar o seu rendimento ao estudar, acrescenta leituras adicionais e propõe exercícios práticos.
Nessa seara, cabe destacar que HBNC (horas de estudo na cadeira ;-)) não é uma inovação, mas algo sabido há milênios: para aprender é preciso foco, dedicação e auto-confiança :-)
No que peca? IMHO, falta um pouco mais de aprofundamento em cada tópico abordado.
Gostei das dicas e em como ele orienta que o tempo é o bem mais precioso - então você precisa aprender a usá-lo. É um livro fácil e rápido de ler, com bastante foco prático! Uma das partes que gostei mais é a de que nem sempre a melhor opção é se forçar a terminar um livro, se ele não trouxer benefícios esperados. Por isso, ele ensina formas de você investigar se vale a pena ou não, e como preparar sua mente para ter o melhor aproveitamento. Eu já fiz muito isso e foi de grande valia.
Um ponto de melhoria é direcionar melhor os destaques, pois quase tudo é destaque (com flechas gigantes e/ou de cores diferentes, tabelas destacadas, trechos com fonte maior), o que acaba tornando o livro um pouco poluído - na minha visão.
Um bom manual para aqueles que não têm o hábito de estudar.
Moura Castro explica de forma simples, ilustrada, como preparar uma rotina de estudos, como fazer anotações e várias outras pequenas coisas do processo que deveria ter sido aprendido nos tempos de escola.
Recomendo a estudantes, pais e a quem empurrou o estudo com a barriga, mas agora precisa descobrir como passar em alguma prova ou concurso.
O livro já começa com uma ordem diferente de leitura: é preciso ir até o meio dele, ler uma subseção e então voltar para o começo, ou ler na ordem que você quiser. É inovador nesse sentido, mas se torna bastante confuso e chegou um ponto que eu estava relendo partes que já tinha lido sem me dar conta. Comecei então do zero e segui a ordem normal e só assim me dei por satisfeita.
Na maior parte traz apenas dicas bastante óbvias e já bastante conhecidas. "Não fique estressado antes de uma prova!" ou "Arrume um lugar silencioso pra estudar!" Muito fácil falar, difícil é fazer!! As dicas que são realmente boas e úteis são super raras.
Houve também momentos que novas ideias contradiziam outras apresentadas anteriormente. Por exemplo, dividir ou não dividir o estudo em menores períodos de tempo? Em um momento, o autor diz que é melhor estudar por um longo período, apenas com pausas para retomar o foco. Algum tempo depois fala que foi provado que é melhor 3 estudos de 1 hora que um estudo contínuo de 3, pois o cérebro precisa de tempo para digerir o assunto. Não há nem uma menção à essa contradição e muito menos uma sugestão de duração ideal ou média de estudo que seria boa, o que tornou tudo bastante confuso.
Além disso é bastante repetitivo, a ponto de tornar o aprendizado confuso. Achei que cabia uma melhor divisão do tema, de modo a não repetir um mesmo parágrafo em três capítulos diferentes.
De modo geral, acho que a leitura perfeita se daria focando apenas nas partes destacadas/coloridas que aparecem no curso do livro. Resumem bastante o que o autor quer passar e o leitor não perde tempo com toda a repetição desnecessária. De útil e inovador, não levei praticamente nada.
Não era exatamente o que eu procurava, mas, mesmo assim, me parece que tem coisas úteis. A maioria delas eu já as fazia, mesmo sem saber seus nomes. Para mim, particularmente, mais interessantes foram as partes que tratam de técnicas de relaxamento e meditação e aquela que trata de mapas mentais, que são úteis também para quem pretende fazer uma exposição para uma plateia. Também acho que a técnica do pomodoro (que ele não chama assim), ou seja, intercalar períodos de uns 25 minutos com intervalos de 5, é das mais úteis que alguém pode usar. O livro como um todo é direcionado principalmente para jovens, inclusive universitários, mas tem sugestões válidas para pessoas de todas as idades.
O livro mudou a forma como leio, realmente agregou muito! O autor descobre sobre o assunto de forma leve e interessante, com exemplos e exercícios práticos. Realmente a educação do Brasil precisa evoluir muitíssimo, pois a forma que aprendemos a estudar e totalmente passiva e inútil - pura decoreba! Adorei o exemplo que ele deu sobre a prova que caiu a questão sobre a nota de rodapé - sensacional! Estou muito feliz de ter lido este livro - não perdi o meu tempo! A forma de questionar, pensar e ler é incrível - deveria ser sugerido como leitura para todos os alunos do ginásio. Ler o prefácio foi a minha maior descoberta, é excelente!
Embora já conhecesse um pouco do assunto previamente, especialmente por ter feito o curso Aprendendo a Aprender no Coursera, o livro me agradou bastante pela forma como ele sistematizou o conteúdo. Uma dica que eu achei muito interessante é a de estudar assuntos diferentes ao mesmo tempo, embora pareça estranho no começo, já que temos que ficar mudando de contexto constantemente, o nosso cérebro parece trabalhar bem dessa forma. Outras dicas já são mais batidas, como os estudos com repetição espaçada, uso de técnicas de tempo, como Pomodoro, e claro, os Mapas Mentais. Pra me aprofundar mais nesse assunto pretendo ler Fixe o Conhecimento.
Neste livro, você encontrará boas dicas de estudo, realmente não há como negar isto, valerá à pena se você não tem noção de como estudar. Porém, é difícil ler um livro extremamente repetitivo, que cita alguns estudos e não dá nenhuma informação sobre (e ainda realiza afirmações baseadas nesses "estudos"), e que ainda comete erros em alguns termos técnicos e específicos.
Eu não o recomendaria para quem precisa de dicas para estudo, acredito que um vídeo no YouTube sobre dicas de estudo, bem menos extenso, é capaz de abranger todos os assuntos deste livro. Simplesmente terrível.
Se espera aqui encontrar qualquer dica nova, esqueça. Não abra o livro, não leia as páginas.
Eu poderia classificar esse livro como uma grande revisão de métodos básicos de estudo, o natural que todo (ou quase todo) ser humano tem ideia. A síntese de tudo que ele fala é: seja ativo, goste do assunto que você aprende e entenda-o, mas não decore.
Bom, se realmente é preciso aprender desde o básico, o livro é muito bom.
Vários estudos são citados, mas no final do livro encontramos somente cerca de 5 referências. Ao meu ver, não vale a pena ler.
O livro apresenta técnicas de memorização, de concentração, de gerenciamento do tempo e de criar hábitos de estudo. No final , ele apresenta dicas para lembrar a matéria lida e dicas para fazer a prova concentrado e com calma. Gostei do livro e recomenda ele para aprender ou recordar as formas de estudar com mais eficiência.
Como uma pessoa completamente apaixonada por estudos, achei bem interessante. Porém, todavia, entretanto, 98% do conteúdo apresentado já era de meu conhecimento. Apesar disso, não achei uma perca de tempo porque revisei algo que gosto e aprendi uma ou duas coisas novas. Acredito que pra quem não tem muito o hábito de estudar, ajude bastante.
O livro cumpre com êxito o que se propõe a fazer, é um manual bastante prático, bem estruturado e com seções bem definidas. Muito bom para estudantes, fez com que eu repensasse minhas técnicas de estudo.
O livro é bom, mas acho que eu já sou tão interessada em métodos de estudo que achei "basic" . Talvez pra uma pessoa iniciante no assunto, um aluno estudando pra um vestibular, ele seja melhor.
É um livro super simples. Apesar de bem escrito, são apresentadas técnicas e dicas de estudos que você pode encontrar em um site na internet (e de graça). Se você procura ter um embasamento melhor sobre aprendizado, técnicas de estudo e como elas funcionam, recomendo Aprendendo a Aprender, da Barbara Oakley, um investimento muito melhor.
Muito bom. Contém ótimas dicas que ajudam bastante a se organizar para ter um melhor rendimento nos estudos, e consequentemente ajuda na mudança de hábito.