Jump to ratings and reviews
Rate this book

Guia Politicamente Incorreto da Economia Brasileira

Rate this book
Se amanhã você acordar com a estranha decisão de prejudicar os trabalhadores brasileiros, espalhar a miséria e a corrupção e aproximar o país do Apocalipse, saiba que assim estará lado a lado com diversas das leis e medidas econômicas que o governo pratica todos os dias – e que têm como apoiadores ativistas corretos e políticos bem-intencionados. O bom mocinho é o maior vilão da economia brasileira. Foi com a intenção de desmascará-lo que nasceu este livro – um guia contra as vacas sagradas do discurso econômico politicamente correto. Ao revelar os clichês econômicos repetidos diariamente por quem se considera herói contra a opressão, a desigualdade de renda e a insegurança da indústria nacional, Leandro Narloch mostra que é justamente por meio desses argumentos enganosos que perpetuamos o freio do desenvolvimento e do enriquecimento da população.

304 pages, Paperback

First published November 12, 2015

17 people are currently reading
226 people want to read

About the author

Leandro Narloch

10 books56 followers
Leandro Narloch é um jornalista e escritor brasileiro. Foi repórter da revista Veja e editor das revistas Aventuras na História e Superinteressante, todas do Grupo Abril.
Ganhou notoriedade em 2009, ao publicar o polêmico "Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil", livro em que ele tenta desconstruir imagens criadas em torno de personalidades e eventos marcantes da História do Brasil. O livro foi um sucesso de vendas. O livro foi sucedido em 2011 pelo "Guia Politicamente Incorreto da América Latina", onde Leandro faz a mesma abordagem, mas com personagens e passagens da História da América Latina em geral. Em agosto de 2013, Leandro lançou o terceiro livro da série, com o título "Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo", que aborda a história universal.

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
107 (31%)
4 stars
144 (41%)
3 stars
70 (20%)
2 stars
17 (4%)
1 star
5 (1%)
Displaying 1 - 25 of 25 reviews
Profile Image for Felipe Sabino.
502 reviews33 followers
November 19, 2015
Um dos melhores livros da série “Guia politicamente incorreto”. Talvez o mais importante. Narloch explica de forma simples, utilizando vários exemplos cotidianos, como as leis e medidas econômicas que o Governo cria atrapalham as novas vidas. Principalmente a vida dos mais pobres!
Altamente recomendado!
Profile Image for Felipe Farah.
24 reviews2 followers
August 15, 2016
Para pessoas que já tem uma noção de economia e possuem um posicionamento politico liberal, o livro é bem simples.

Porém, as vezes é legal ler um livro simples e descontraído ao invés de um tratado de economia mais robusto. Para leigos, o livro pode fazer sentido, desde que a pessoa esteja disposta a deixar de lado um pouco de preconceito com a frieza de algumas questões econômicas.

Os toques de irreverência na parte politica e histórica fazem a leitura ser bastante agradável.
Profile Image for Brad Pickler.
48 reviews9 followers
September 20, 2016
É um livro raso e bem iniciante, muita informação é jogada sem entrar em detalhes, muitas variáveis são ignoradas. O autor deixa claro que gosta do liberalismo (como eu). Um livro que tenta ser de economia, escrito por um jornalista que tem amigos economistas.

Apesar de eu ser duro nessa crítica, o livro não é de todo ruim. Mas se você entender um pouco de economia, vai se decepcionar. Me fez até perder um pouco da vontade de ler o guia sobre a história do Brasil.
Profile Image for Amauri Junior.
1 review
March 21, 2018
Infelizmente, os bons argumentos são sobrepostos pelo viés. O livro poderia ser mais educativo e talvez fosse capaz de atingir um público alvo maior se pegasse mais leve na maneira parcial como eventos recentes e visões políticas são tratados.
Profile Image for Erica Kisslinger.
2 reviews
Read
January 23, 2026
Esse livro devia ser lido por todos os estudantes no Brasil, quem sabe assim, com mais conhecimento sobre como a economia de fato funciona, teríamos pessoas mais aptas a votarem em políticas que realmente melhorariam a vida de todos os brasileiros.
Profile Image for Paulo.
301 reviews1 follower
May 18, 2017
Uma análise bem humorada da economia brasileira.

Excelente livro de Leandro Narloch, no qual explora de maneira ímpar suas idéias incisivas sobre os mecanismos intrínsecos a economia.

Perfaz uma análise econômica interessante, que vale a pena ler para quem é leigo no assunto :-)
Profile Image for Rafael Castro.
71 reviews1 follower
January 11, 2016
Mais um livro incrível do Leandro Narloch. Você pode até não concordar com as ideias, mas é preciso ouvi-las.
Profile Image for Ed Magalhaes.
22 reviews
August 8, 2017
Decente, mas achei o conteúdo um pouco raso. Gostei da análise sobre natalidade e o efeito dessa sobre a pobreza.
Profile Image for Renato Grun.
Author 17 books3 followers
August 17, 2018
Escrito de forma leve e equilibrada, o "Guia Politicamente Incorreto da Economia Brasileira" do jornalista Leandro Narloch é um incômodo nas prateleiras e ideologia dos brasileiros.

Focado em apontar os erro dos planos mágicos e saudados como os heroicos da nossa economia, o autor apresenta argumentações e abordagens que os demonstram como sendo os vilões por trás do pensamento subdesenvolvido tupiniquim, que vão na contramão do desenvolvimento econômico mundial. Narloch se debruça, por exemplo, sobre temas como a visão deturpada do lucro, a antipatia pelo empreendedor, e como estas ideias acabam se transformando em leis minam qualquer geração de riqueza e de emprego no país.

Assuntos também vão desde o atraso dos sindicatos, dos impostos sobre importações até da fábrica de corrupções que são as estatais e de desemprego, as leis trabalhistas. Ele também toca no assunto das diferenças salarias (entre homens e mulheres), na equivocada ideia de trabalho escravo e como isso se relaciona à caça da maldade dos patrões, intimamente ligada a ideia de justiça e moralidade, mas que tem mais relação com a inveja e a desestimulação burocrática da geração de empregos no país.

O livro é um guia básico para começar a aprofundar-se em questões sérias que são o cerne da economia do país. Apesar de não ser um livro de história nem de economia, propriamente ditos, faz um importante trabalho em analisar a conjuntura e a realidade brasileira de forma informativa e direta, citando dados tanto de hoje quanto do passado recente, descortinando um conglomerado de ações que engessam e atrasam o futuro, além de pensamentos estatizantes que remontam os primórdios da nossa história recente.

É uma leitura tranquila e didática, ou seja, bastante "acessível a todos". Devia ser chamado Guia Politicamente Correto do Atraso Brasileiro, dado que muitos poucos tem a audácia de apontar o erros e acertos nestas politicas, e que a maior parte das ideologias nacionais não são heroicas, como costumam bradar e arvorar em jornais e discursos políticos, mas são os vilões e estão na contramão da economia brasileira.
Profile Image for Linn.
46 reviews
August 29, 2019
Sensacional! Narloch narra com simplicidade os problemas contidos no círculo econômico vicioso da história do Brasil, enfatizando que a mentalidade do brasileiro é protecionista em seu cerne — as pesquisas que fez com estudantes brasileiros provam não somente o analfabetismo econômico, mas também o terror inerente ao brasileiro à palavra "privatização", "capitalismo" e afins —. As defesas do autor são tão brilhantes que chegam a ser cômicas considerando a obviedade do livre-mercado. O livro termina com uma pergunta: será que o Brasil consegue superar seus consequentes de altos e baixos? Se o brasileiro ainda considerar que medidas de estatização, burocratização e regulamentação do governo no mercado são ótimas para fomentar a economia, ainda estamos perdidos na escuridão.
Profile Image for Ismael.
2 reviews
January 31, 2018
Adorei ler este livro, pena que acabou.
Livro que explica os últimos acontecimentos da economia, fácil de ler e bem humorado sem perder a seriedade dos fatos.
Profile Image for Anderson Galeno.
2 reviews
January 17, 2019
Excelente! Capaz de elucidar questões fundamentais da nossa economia e politica atual. Desperta no leitor interesse para se aprofundar no tema por conta da escrita simples, mas primorosa.
Profile Image for Daniel.
1 review7 followers
February 26, 2017
Leandro Narloch quebra alguns tabus da economia e do pensamento da ciência econômica no Brasil.

Ao desbancar o pensamento de alguns economistas do país e partidos políticos, Narloch faz um serviço melhor do que muitas universidades brasileiras.

Além disso, a leitura de maneira facilitada e fluida ajuda bastante no entendimento de um campo que costuma ser intricado para os brasileiros.

Narloch também apresenta alguns economistas e pensamentos liberalizantes que são poucos difundidos no país.

Trata-se, portanto, de um bom livro, acima da média, e que desperta interesse no leitor. Recomendado.
Profile Image for Josimar Rocha.
2 reviews
July 24, 2018
Este Guia interpreta a Economia pela vertente Liberal do pensamento econômico. Ao assumir que basta pensar como um liberal para ser politicamente incorreto, o livro funciona mais como uma propaganda do liberalismo econômico do que politicamente incorreto, propriamente.
O autor é bem humorado, o que torna o livro agradável de ser lido. Vez ou outra, ele escreve alguma coisa que contraria o senso comum. Por exemplo: a legalização da caça é boa para evitar a extinção dos animais caçados. Aliás, coisas assim é que dão o tom politicamente incorreto ao livro.
Para leigos em economia, a leitura é interessante mas não chega a ser instrutiva. O que não é um demérito tendo em vista a natureza de um livro que pretende ser "politicamente incorreto". Quem não é leigo, deve achar frustrante.
Recomendo a leitura para passar o tempo. Dou 3 estrelas, de acordo com a minha escala:
1 estrela: não terminei de ler
2 estrelas: li tudo e achei ruim
3 estrelas: gostei de ter lido, mas não leria uma segunda vez
4 estrelas: vale a pena ler de novo
5 estrelas: imprescindível de minha biblioteca particular
Profile Image for Paulo De.
87 reviews2 followers
August 3, 2016
Excelente livro. Sem dúvida o melhor da série. Uma discussão sobre vários pontos de censo comum discutidos sobre economia e relações de trabalho no Brasil são colocadas em xeque com dados simplesmente arrasadores. Conforme vai se avançando na leitura, são mostrados fatos históricos cada vez mais interessantes, como a revelação da verdadeira atuação de Monteiro Lobato na indústria petroleira e a série histórica de liberalização seguida por protecionismo, constante entre vários momentos históricos desde a República Velha.
Um ótimo complemento ao livro Pare de Acreditar no Governo, de Bruno Garschagen.
Profile Image for Thiago d'Evecque.
Author 7 books67 followers
June 27, 2016
O livro questiona diversos conceitos da economia e mostra novos pontos de vista sobre assuntos que nem pensamos em questionar (pelo menos leigos como eu), como o mito do trabalho escravo, as desvantagens de um salário mínimo alto, etc. Logo no primeiro capítulo somos fisgados quando o autor mostra como o foco no lucro gera cooperação social.

Uma escrita interessante, divertida e instrutiva. Acho que pode ser classificado como jornalismo pop — informação bem mastigada sem aprofundamentos. Ótima leitura.
Profile Image for Carlos Hugo Winckler Godinho.
203 reviews7 followers
March 21, 2016
As situações colocadas são ilustradas de forma coerente e algumas vezes é apresentado o controverso para elevar o nível do debate. O livro é muito bom e podia inclusive ser ampliado dentro dos temas propostos, pois se é mérito a simplicidade para leigos em economia, para quem consegue ir um pouquinho mais além fica um sentimento de falta de aprofundamento.
Profile Image for Wyllian.
4 reviews1 follower
August 16, 2020
Livro cheio de falácias, seguindo a tradição do autor.
Profile Image for Fillipe Ferrari.
112 reviews
September 22, 2017
Julgo ser o livro do Narloch na série.
Esse compilado de comentários, ele tem a liberdade de defender o liberalismo de maneira concisa, Sem deixar de comentar os defeitos e hábitos absurdos do governo do nosso país.
Gosto do livro, o autor tenta ser simples, as vezes até demais, mas explica todos os pontos do pensamento dele
Profile Image for Marcelo Cé martins.
33 reviews1 follower
May 1, 2017
Os livros da série "Guia Politicamente Incorreto" lembram uma coletânea de artigos da Superinteressante ao redor de um tema. Também pudera, pois o autor foi editor da revista homônima.

Os capítulos são curtos e de fácil leitura, tanto que é possível terminar o livro em poucas horas. Para cada dado citado, costuma-se estar associada uma referência, o que aumenta a credibilidade de um livro com um título que tem tudo para não ser levado à sério.

Talvez o maior crédito ao autor é de conseguir juntar conceitos econômicos (e liberais) e fazer um ótimo paralelo com situações que vivemos aqui no Brasil.

O momento que estamos vivendo, em plena discussão sobre reforma trabalhista, reforma da previdência e fiscal, torna ainda mais relevante a leitura deste livro, principalmente por aqueles que buscam entender melhor porque o mercado brasileiro possui tantas distorções e injustiças.

Apesar de não aprofundar-se nos assuntos, este livro faz uma adição relevante ao acervo brasileiro. Convenhamos, é muito mais fácil falar de economia numa linguagem fácil, sem entrar em detalhes minuciosos, que ler as obras e tratados econômicos escritos pelos autores originais.

Ainda assim, se você não estiver convencido ou simplesmente simpatizar com as idéias e tiver interesse em um material mais aprofundado, a leitura dos livros de Milton Friedman (Capitalismo e Liberdade, Livre pra Escolher) e Friedrich von Hayek (Caminho para a servidão) é recomendada. E, lógico, quem quiser um contraponto pode ler Keynes (Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda) e Picketty (Capital no século XXI) - mas, para este últimos, não me atrevo a recomendar.
Displaying 1 - 25 of 25 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.