Jump to ratings and reviews
Rate this book

Filhos da Lua: O Legado

Rate this book
Librarian's Note: this is an alternate cover edition - ASIN: B011MYQ08S - Filhos da Lua

Você consegue imaginar que a vida que te ensinaram a viver pode não ser aquela para a qual nasceu? Que tudo o que acredita pode não ser inteiramente verdade? E que existem criaturas conhecidas como trocadores de pele vivendo entre nós?

Em Filhos da Lua: o Legado, você descobre um novo universo de fantasia urbana, tendo como cenário inicial a cidade de Santos, em São Paulo. A autora apresenta uma aventura cheia de mistérios cuja personagem principal é Bianca, uma adolescente que não imagina que sua chegada na cidade desencadearia uma série de acontecimentos capazes de transformar completamente a sua vida e revelar os segredos de um perigoso mundo.

564 pages, ebook

First published July 14, 2015

5 people are currently reading
135 people want to read

About the author

Marcella Rossetti

10 books17 followers

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
149 (78%)
4 stars
32 (16%)
3 stars
8 (4%)
2 stars
2 (1%)
1 star
0 (0%)
Displaying 1 - 19 of 19 reviews
Profile Image for Jana Bianchi.
Author 76 books241 followers
December 17, 2015
Uma fantasia juvenil nacional bem original e muito divertida!

O livro da Marcela tem uma narrativa simples e despretensiosa, mas uma história criativa, original e empolgante! Apesar do livro ser bem extenso, terminei a leitura em alguns dias de férias, movida pelos vários acontecimentos da história.

Apesar da transformação controlada não ser a minha abordagem preferida do lobisomem, gostei muito da raça Karibaki e a da mitologia que os permeia. Achei muito criativa a existência de diferentes linhagens, cada qual com um poder. Gostei também da amplitude da mitologia através da existência de lobisomens renegados, Pérfidos, Vorazes, parentes, parentes com Pânico e tudo mais. Também curti a inclusão dos Taus na história e a presença de espíritos, fantasmas e outras entidades do gênero misturados aos Karibakis.

Pra mim, o grande trunfo do livro é a ambientação bem brasileira, mas sem ser piegas. Os nomes e sobrenomes são legitimamente brasileiros, o que é muito legal e nada forçado. A cidade de Santos aparece bastante, dando um toque bem interessante à trama para quem conhece a cidade. E mesmo o Refúgio, um lugar fictício oculto, tem seus toques de brasileiridade. Ah, e falando no Refúgio, o cenário (mais toda a tecnologia Karibaki) é um prato cheio pra quem curte ficção científica! Acho que o livro da Marcella ganha muitos pontos juntos com o público jovem (e pessoas que, como eu, curtem juvenis) quando apresenta esse lugar maravilhoso que todo mundo curtiria conhecer (tipo a sensação de deslumbramento que temos quando somos apresentados a Hogwarts). Sem dúvida amaria morar no refúgio! :D

Uma coisa que me incomodou um pouquinho foi o começo meio bagunçado e meio corrido, com algumas coisas supérfluas acontecendo (tipo, a cena na boate é um pouco extensa e dramática, acho que os Taus e o problema com a Laura poderiam ter sido abordados mais rapidamente). Outra coisa é que demorei um pouco pra entender certinho o que eram Pérfidos, Corvos, cada uma das linhagens, parentes... Isso é bem particular - inclusive tem muita gente que é contra as descrições exageradas - mas acho que valia uma explicação mais clara sobre cada grupo ou instituição (aproveitando que a própria Bianca precisa ser apresentada a tudo)... Ou então, melhor ainda, um pequeno glossário ou um apêndice no final! :) Ah, e mais uma coisinha que me incomodou foi uma questão de redação que me incomoda, embora não saiba se é exatamente errado: em vários momentos, são usadas expressões relacionadas ao presente na narrativa, como "agora", "hoje", "aqui"... Eu acho um pouco esquisito numa narrativa em terceira pessoa no passado, prefiro a narrativa mais formal como "naquele momento", "naquele dia" e tal. Também senti algumas mudanças de ponto de vista meio bruscas, com a narrativa do que se passava pela cabeça de vários personagens em uma mesma cena. É algo que eu só soube que fazia através de resenhas e achei bem válido! Realmente, quando estamos no papel de leitor, pode causar certa confusão.

Em resumo, uma ótima diversão, bem criativa! Recomendo e espero pelo segundo volume :)
2 reviews
October 5, 2015
Fazia muito tempo que eu nao me surpreendia tanto com um livro. Eu nem sequer sou muito fa de fantasia urbana, e peguei este porque era de graça no Kindle Unlimited, e ainda por cima autopublicado. Que surpresa achar um livro tao bom, bem escrito e editado.
E uma historia de lobisomem, tema super batido. E nao e que a autora conseguiu criar um mundo, premissas e uma historia totalmente original? Nao consegui parar de ler. Trama envolvente, cheia de misterios e reviravoltas com apenas uma pequena dose certa de romance sem ser piegas e uma pitada de humor, cenas de açao excelentes e bem escritas, onde ate os inevitaveis "banho de sangue" sao tratados com sensibilidade e na medida certa. Se voce gostou da Saga Crepusculo, mil vezes melhor. Se gostou de Cidade dos Ossos, cem vezes melhor. Vale apena ler e acompanhar esta autora. A saga e um " Blockbuster " em andamento. O duro vai ser esperar o segundo livro.
LEIAM, EU REALMENTE RECOMENDO.
Profile Image for Laís.
Author 7 books7 followers
August 2, 2016
Resenha do blog Sonhos, Imaginação & Fantasia.

Conheci Filhos da Lua em um dos muitos eventos online sobre literatura nacional de que costumo participar. Ganhei marcadores da série nesse evento e, como a premissa me interessou (e como achei a ilustração linda), assim que o livro ficou gratuito na Amazon, não tive dúvidas. E não me decepcionei nem um pouco.

Filhos da Lua pode, no início, ser muito parecido com Harry Potter, mas aos poucos essa impressão se desfaz. Bianca Fernandes acredita ser apenas uma adolescente normal (ou quase normal, já que sofre de sonambulismo) que está tentando se adaptar a uma nova cidade e um novo colégio. Ela inclusive é órfã e acredita ter perdido a mãe e o padrasto em um assalto, sendo que nunca conheceu o pai.

Bianca por isso vive com Laura, filha de seu padrasto e, para todos os efeitos, sua irmã. A princípio devido ao trabalho desta como restauradora, mudam de cidade em cidade conforme Laura assume novos projetos, e há pouco tempo se instalaram em Santos, no estado de São Paulo. Bianca se enturma em sua nova escola, conhecendo personagens que se revelam muito importantes no decorrer da trama, como Nicole, Lucas e Julian, e aos poucos vai se enredando em mistérios e perigos que logo lhe trazem uma revelação: ela é uma Karibaki, o nome com que a autora decidiu chamar seus lobisomens.

Gostei muito dos Karibakis e da maneira como a autora construiu a espécie, seus poderes e sua história e cultura. Eles são divididos em diversas linhagens e, como é comum em muitas histórias de fantasia urbana, escondem sua condição da sociedade em geral e até mesmo têm um lugar próprio para viver. E isso tudo é muito bem explorado ao longo de todo o enredo.

Enredo este que é bem interessante e foi bem bolado, com mistérios que se desvendam aos poucos, boas cenas de ação e excelentes reviravoltas. Como é uma história adolescente, há, é claro, um pouco de romance, mas em nenhum momento eu senti que ele tomou mais espaço do que deveria (embora eu não tenha gostado muito do triângulo amoroso). Inclusive os Karibakis têm regras bem restritas quanto ao romance, então mesmo esta parte se mostrou necessária e bem aproveitada.

Além disso, a história tem bons personagens e as relações entre eles são bem construídas, então não temos amizades ou namoros surgindo do nada. Gostei especialmente da relação entre Bianca e Laura. Como a narrativa é em terceira pessoa, ela se alterna entre alguns dos vários personagens, por isso é possível conhecer ao menos um pouco de cada um, o que foi um ponto muito positivo.

E eu gostei muito da narrativa. A revisão tem alguns deslizes (principalmente períodos separados por vírgula, quando estes exigiam ser separados em duas frases distintas por ponto final e uso de palavras como “ontem” e “aqui”, que numa narrativa em terceira pessoa soaram estranhas) e algumas construções são repetitivas, como esta, logo no primeiro capítulo:

“SENTIU UM APERTO NO ESTÔMAGO, LAURA ESTAVA COM MEDO”.

Aqui a autora conta que Laura estava com medo, ainda que na mesma frase tenha mencionado uma sensação que poderia já indicar o medo. Mas de resto não tenho de reclamar, pois a escrita não é apressada e se detém nas cenas e personagens pelo tempo necessário para envolver o leitor e explorar todo o potencial. E, com a trama extensa e o grande número de personagens, além de um novo universo para ser apresentado, as 560 páginas realmente se fazem necessárias.

A ambientação também é excelente. As localidades em Santos foram citadas de maneira natural, sem dar direções demais e ao mesmo tempo sem deixar o leitor (especialmente para quem não conhece a cidade) perdido. O Refúgio, o lar dos Karibakis, de início pode também lembrar Hogwarts, mas é bem diferente com sua tecnologia de ponta e sua filosofia voltada para o combate. Aliás, a adaptação de Bianca ao refúgio e aos costumes dos Karibakis foi retratada de maneira bem realista: devido ao seu atraso, ela sente dificuldades para acompanhar sua turma e muitas vezes passa vergonha pela falta de conhecimento sobre a cultura de sua raça.

O final traz muitas cenas de ação, uma revelação importante e fecha o primeiro volume de maneira satisfatória. Foram deixados ganchos para os próximos volumes, mas sem passar a impressão de que o livro é incompleto, apenas uma parte de um todo.

Em resumo, Filhos da Lua foi uma leitura que me agradou muito e uma excelente (e corajosa, se considerarmos as 560 páginas) estreia. Mal posso esperar para conferir a continuação.

Atualização: conversei com a autora e ela me disse que o livro agora será publicado pela editora Avec, e por isso passou por uma nova revisão. Então os problemas que comentei, em relação à escrita, dizem respeito à primeira edição, publicada de forma independente.
Profile Image for isa .
46 reviews
August 13, 2022
3.5
gostei bastante da história e da construção dos lobisomens lá
nn apareceu a pinacoteca
Profile Image for Emily.
542 reviews44 followers
July 22, 2016
Filhos da Lua: O Legado foi uma surpresa. Eu não queria ler a sinopse ou qualquer review antes de ler pelo menos uma boa parte do livro para evitar qualquer tipo de spoiler, então não sabia praticamente nada quando comecei a lê-lo.
A começar pelo óbvio: Esse é um livro brasileiro, escrito por uma mulher brasileira, que se passa no Brasil. Talvez a história toda não tenha elementos tão característicos como a gente vê em um André Vianco da vida, por exemplo, mas parte dos acontecimentos se passa em Santos e São Vicente, duas cidades que ficam ali perto de São Paulo, e os personagens têm, em sua grande maioria, nomes tipicamente brasileiros e, o mais importante, diferentes tons de pele. A personagem principal é uma adolescente, criada pela meia irmã mais velha, que faz amizade com outras meninas e está mais preocupada com o que está acontecendo ao seu redor do que com possíveis namorados (apesar de se preocupar com isso, também). Uma de suas amigas, inclusive, é lésbica e faz parte de um dos casais mais importantes da história.
Pode parecer bobagem citar elementos tão corriqueiros assim, mas eles foram essenciais para que eu me apaixonasse pela história. Não é toda hora que a gente encontra todos eles assim, de bandeja. Adicione a tudo isso o fato do livro ter sido escrito, pelo o que eu entendi, por uma professora que queria contar sua história além das classes de aula. Impossível não ficar, ao menos, curiosa.
É claro, nem tudo são flores. A escrita de Marcella não foi uma das minhas favoritas, havendo momentos em que a história parecia correr rápido demais. Faltas de vírgulas e algumas construções de frases me incomodaram um pouco também.
Por introduzir um mundo completamente novo, há muitas informações e personagens novos sendo inseridos a todos os momentos, o que pode acabar confundindo um pouco o leitor - Eu sei que demorei para lembrar quem era quem em alguns momentos e em outros eu simplesmente desisti e segui em frente, querendo saber o que acontecia em seguida.
Mas justamente por apresentar tanta coisa nova, eu deixei de lado essas coisinhas que não me cairam bem e segui em frente porque fiquei presa na história de Bianca, a protagonista. Sabendo tanto sobre seu passado quanto o leitor, ela vai, aos poucos, aprendendo tudo o que acontece e, ao mesmo tempo, levantando novas questões. Os trechos que passavam fora da vista de Bia eram enigmáticos e me deixavam cada vez mais curiosa. Aliás, ainda tem coisa que não foi explicada, o que me deixou louca pela continuação.
Eu não sabia que esse livro não era stand alone. Na minha rápida pesquisa antes da leitura, encontrei pouca coisa sobre ele, então fiquei bem surpresa quando a história acabou e fios ficaram soltos.
Quanto aos karibakis, os personagens fantásticos do livro, posso dizer que me surpreenderam - só não sei se positiva ou negativamente. Como amante de lobisomens que sou, eu estava animada para ler um livro inteiro sobre eles - mas logo percebi que não era exatamente isso que eu teria. Divididos em legados, com poderes especiais e um refúgio maravilhoso com uma tecnologia de ponta e histórias do passado, eles acabaram ganhando um espacinho no meu coração, apesar de serem extremamente regrados e até mesmo violentos, de forma que me assustaram um pouco. Tenho esperanças de mudanças para a continuação, mas por enquanto é só isso. Não sei o que vai acontecer com eles e se minha relação com os mesmos vai mudar. Espero profundamente que sim.
No geral, fiquei apaixonada pelo livro. Muita coisa aconteceu, muitas questões foram levantadas, muitas vírgulas faltaram e o ritmo da história não é exatamente uma obra prima, mas, ainda assim, ele é um romance infanto-juvenil brasileiro sobre minhas criaturas místicas favoritas com personagens femininas fortes e fantásticas, escrito por uma brasileira e se passando no Brasil (eu nem mencionei, mas o Refúgio brasileiro é, segundo o próprio livro, o maior e mais importante do mundo! Take that, USA!!). Mal posso esperar para comprar a versão física do livro, um vez que eu o li no Kindle antes da mesma ser lançada, e mais importante ainda - mal posso esperar pela continuação!
Profile Image for Evelyn Marques.
78 reviews41 followers
October 23, 2016


A Marcella tem uma qualidade que é a que eu mais valorizo principalmente nos autores de fantasia. Ela sabe equilibrar os vários elementos que um enredo tem que ter para que o leitor se sinta cativado pelo livro. O livro tem personagens muito interessantes, reviravoltas, aventura, mistério e romance na medida certa.

Tem um outro aspecto que eu acho super clichê mas que eu não abro mão numa boa leitura que é o amadurecimento dos personagens. É um lugar comum nas leituras mas sempre acho o livro incompleto quando isso não acontece ou quando não é evidenciado. Nessa leitura, não só a personagem principal mas vários outros personagens evidenciam uma evolução depois de passarem por problemas com a família, bullying, sexualidade.

A personagem principal não tem nada de especial mas ela também não se deixa ficar apagada dentre os outros personagens e acontecimentos. E vou te falar, são muuuitos outros personagens viu! Isso me deixou perdidinha no começo. Talvez até seja por isso que eu achei que essa leitura não fosse ser tão legal pra mim.

Em se tratando da construção dos personagens, eu tenho que dizer que alguns autores, e eles foram poucos até hoje dentre as minhas leituras, que conseguem te passar não só a descrição física mas a essência do personagem de forma tão clara que é muito fácil imagina-los na sua frente. São traços tão reais atribuídos a eles, transmitidos por ações, falas e olhares. Pelas entrelinhas você descobre mais sobre eles que nas linhas em que eles estão sendo de fato descritos. Acho isso primordial na literatura de fantasia pois a gente quer acreditar que, apesar da porção sobrenatural de um personagem, ainda sim ele pode perfeitamente ser alguém que você conheça de carne e osso.

A sensação que eu tive ao terminar de ler Filhos da Lua foi bem parecida com as que eu tive lendo os livros do Renan Carvalho, principalmente o primeiro, Supernova: O Encantador de Flechas. Eu me encho de orgulho quando leio novos autores brasileiros que escrevem YA’s bons. E fico mais orgulhosa quando esses YA’s são de fantasia. Eu nunca me meti no esquema de escrita mas tiro o chapéu para quem consegue sair da mesmice dentro de um gênero que já foi incansavelmente explorado e consegue criar um universo interessante. Sempre acho que os autores de fantasia tem um plus porque se todos os aspectos do livro forem legais e o universo for desinteressante a leitura perde muita qualidade.

“Você precisa abraçar a dor… Senti-la não é o problema. O problema é ficar incapacitado por ela.”
Profile Image for Renato Farias.
38 reviews
March 20, 2019
Adorei o livro. Sempre achei os lobisomens criaturas mais interessantes que os vampiros e sentia falta de mais histórias focadas neles. Gostei também muito do fato de ser uma protagonista, porque normalmente histórias de lobisomens se focam no aspecto masculino do mito, como se força e selvageria fossem traços exclusivamente masculinos.
Achei muito interessante a sociedade lupina (não gosto da ideia de usar um nome que não seja Lobisomem) que a autora criou e me pareceu que muitos elementos foram tirados dos RPGs Lobisomem Apocalipse e Lobisomem Destituídos, não que isso seja um defeito, muito pelo contrário. Na verdade a autora corrigiu um "problema" que sempre me incomodou nesses RPGs, que é o de os Parentes (humanos com sangue de Lobisomem) servirem apenas para procriação e para serem capturados pelos inimigos. Aqui os Parentes também têm poderes especiais e podem lutar tão bem quanto qualquer Lobisomem.
Toda a mitologia sobre as Linhagens, a Primeira Alcateia, os Pérfidos, os Desviados, os Vorazes e os Acordos foi muito bem amarrada com a narrativa da Bianca. A maneira como o romancezinho da Bianca com o Lucas parece levar o livro para um caminho "crepuscular" e depois dá uma completa virada me surpreendeu e agradou muito.
Espero que haja uma continuação e os plots que foram deixados em aberto se resolvam.
1 review
May 7, 2016
Um dos melhores livros nacionais que eu já li... Fala um pouco do mundo real e do universo fictício dos lobisomens com muita ação e mistérios!
Profile Image for Mariana Teixeira.
5 reviews3 followers
July 27, 2016
Um livro de fantasia, comédia e romance nacional que rende uma ótima leitura. Espero reencontrar a Bianca em breve.
Profile Image for Maria Eduarda.
157 reviews
March 14, 2022
3,5⭐

Bom, vou tornar essa resenha curta, mas para começar, é bom dizer que gostei muito do livro, a escrita é boa, a escritora é extremamente inventiva, e as situação sao bem caóticas, KKKK mas de um jeito bom🙂

PORÉM, devo dizer também que terminei o livro rapidamente, animada e desanimada ao mesmo tempo, mas uma coisa posso dizer com certeza absoluta: emoções não faltam durante a leitura, sejam elas boas ou ruins.

Para elucidar essas emoções, é bom deixar claro que leitura é toda sobre criticismo e perspectiva, e pelo meu ponto de vista, a protagonista durante boa parte do livro foi um pouco difícil de engolir, mas talvez isso seja por que eu mesma atualmente tenho 16 anos, então, mesmo com a representatividade, eu não conseguir me apoiar na Bia, por que ela é sonsa, NÃO TEM COMO GENTE, tinha horas que eu me pegava com a mão na testa e meu Kindle virado para baixo pensando na ação dos personagens, não só da Bia, mas de todos os outros (que são muitos), o que não é ruim, mas não é exatamente agradável também.

Para concluir e parar de ser prolixa, o romance é bom e previsível ( EXCETO QUANDO CHEGA O FINAL) e o mundo é BEM legal (adoro "lobisomens" 😁) , bem construído e bastante criativo.

Vou ler o segundo? Não sei ainda, mas é tudo bem impactante no final do primeiro, então talvez 🙃

Ps: Mas odeio romances impossíveis, então adquiri um pouquinho de depressão também, obrigada marcella😙😙
Profile Image for Flavio Braga.
283 reviews
February 26, 2021
Marcella criou um novo universo literário. Não importa realmente se há elementos de outros, como Crepúsculo. Talvez Senhor dos Aneis. Fiquei bem impressionado com a fluidez. Foi uma leitura fácil e muito agradável. Acho que é isso que a literatura tem que fazer. Os personagens são ótimos, o drama que os envolve é fantástico. Parabéns para a autora! Pretendo ler mais
Profile Image for Camila Giannini.
1 review
May 14, 2021
Simplesmente sensacional! Me surpreendi muito com a qualidade da história! Foi a primeira vez que li um livro nacional sem ser os indicados para o vestibular, e amei! Mega indico! É muito envolvente, fazia tempo que não lia uma história tão boa! Esperando ansiosamente pelo terceiro volume!
13 reviews1 follower
December 11, 2020
Uma das leituras que mais gostei desse ano, os personagens têm profundidade e a história é surpreendente. Estou ansiosa pra começar o segundo volume!
Profile Image for Laura.
710 reviews3 followers
April 5, 2024
2024
4 estrelas
Relendo a série pra ler o terceiro livro lançado recentemente :)
Realmente essa história é uma das minhas fantasias nacionais favoritas!
Julian <33333

2021
4 estrelas
Eu comecei a ler esse livro aos poucos, me entrosando com a história a cada página, até que hoje eu sentei pra ler um ou dois capítulos e quando me deparei eu havia terminado.
Quando comecei a leitura confesso que estava interessada e um pouco ansiosa para saber o que eu acharia - fantasia urbana não é a minha praia esse ano - porém fiquei muito feliz quando o enredo me prendeu de uma forma inusitada.
Por mais que havia momentos em que o worldbuilding era um pouco confuso, ou o fato da escrita (as vezes) parecer muito formal para adolescentes, ou até a incerteza de como os dons desses personagens realmente funcionam... eu adorei a história, virando páginas atras de página para saber o que iria acontecer.
Estou extremamente curiosa para saber como Bianca irá se portar agora após sua primeira troca de pele, e o que mais desse mundo tem a oferecer!
Displaying 1 - 19 of 19 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.