Andreia Vale, jornalista, é uma apaixonada por expressões idiomáticas, aquelas que nos saltam da boca sem sabermos como. Quem as disse pela primeira vez? Porque começaram a ser usadas? Como sobreviveram até aos nossos dias? Que história escondem? No fundo, porque é que se diz assim e não assado. Neste livro, a jornalista puxa a brasa à sua sardinha e reúne algumas destas expressões que estão sempre à mão de semear. São democráticas, usadas por todos nós. Claro que, para as reunir aqui nestas páginas, preto no branco, a autora teve de passar as passinhas do Algarve pois o universo das expressões populares é como um poço sem fundo. Usamos estas expressões para tudo e mais um par de botas. Servem de desbloqueadores de conversa ou, simplesmente para impressionar alguém. Numa discussão, numa conversa de elevador, à mesa do café, com a família. Usamo-las porque podem substituir uma frase mais complexa, uma conversa mais demorada, um raciocínio do arco da velha. Às vezes até para despachar alguém ou rematar um argumento. É remédio santo.
Em linguagem muito acessível e sem explicações muito floreadas, a autora dá-nos a conhecer a origem ou o significado de muitas expressões utilizadas por todos no nosso dia-a-dia. Um livro que mostra a riqueza da nossa cultura e da nossa língua!
Muito interessante este livrito de "ditos populares". Expressões que utilizamos diariamente e nem sempre sabemos a sua origem, aqui Andreia Vale explica várias delas. Um bem-haja por se escrever qualquer coisa que não seja um pseudo romance sobre amar um sonho ou casar todos os dias ou um monte de tralha sem interesse! Aqui descobri coisas de interesse.
O livro aborda várias expressões/ditados populares mas achei que era uma explicação um pouco simples e gostaria de um pouco mais de informação. No entanto, de modo geral, é uma leitura interessante.
Vejam a minha opinião mais detalhada em vídeo, AQUI.
Pontuação mais pelo coração que pela cabeça! Não é um grande texto literário, linguagem muito simples, estilo diário e sem explicações super aprofundadas, mas eu tal como a autora sou super fã de expressões populares, e estando fora do país soube-me tão bem ler algumas expressões que hoje em dia tenho tão pouca oportunidade de partilhar! Aproveito e aconselho a página portuguese sayings ;)
This was a very interesting book!! It's a fun, nice and quick read :) And some of the stories about these sayings will stay with me and it was so much fun with the ones I remember the time they became a thing!!!
Divertido e enriquecedor, arrancou-me algumas risadas e uns quantos "ahhh, faz sentido". O índice foi uma boa ideia, podemos usá-lo como livro de referência.
Um livro interessante, que dá explicações curtas, interessantes e acessíveis, se bem que não muito aprofundadas, sobre a origem de várias expressões que usamos no dia a dia. Este cheirinho que nos dá é o suficiente para satisfazer a curiosidade, e se não for, há sempre a possibilidade de ir à bibliografia de página e meia (ou ao velho amigo Google).
A capa e o tema atraíram-me logo de início, porém não posso deixar passar a forma irritante como a autora escreve. Trocadilhos sem qualquer piada, apontamentos que não acrescentam nada à expressão de que se fala, fontes que revelam uma breve pesquisa pelo primeiro resultado do Google, e um uso excessivo de reticências (que, admito, é uma embirração pessoal). De qualquer forma, foi interessante descobrir a origem de certas expressões.
Finalmente consegui acabar este livro! O livro é interessante. Por culpa da autora, demorei um bocadinho mais do que o esperado. Trabalho fraco, parece uma pesquisa no Google de expressões com algumas tentativas de piada e histórias sem muito interesse pelo meio.
Este demorou a ler por culpa da leitora, mas não do livro. Extremamente interessante quanto à origem as expressões idiomáticas que repetimos todos os dias, mas nem damos conta.