Jump to ratings and reviews
Rate this book

Mitologia dos Orixás

Rate this book
Mitologia dos orixás , do sociólogo Reginaldo Prandi, é a mais completa coleção de mitos da religião dos orixás já reunida em todo o mundo. São 301 relatos mitológicos, histórias que contam, por meio de imagens concretas e não de idéias abstratas, como são, o que fazem, o que querem e o que prometem os deuses desse riquíssimo panteão africano que sobreviveu e prosperou em países da América - em particular no Brasil e em Cuba - e que nos últimos anos tem sido exportado para a Europa.
Na sociedade tradicional dos iorubás, é pelo mito que se alcança o passado, se interpreta o presente e se prediz o futuro. Cada mito, portanto, é uma surpresa sempre renovada, um segredo revelado que jamais se deixa desvendar completamente. Ao narrar episódios em que se envolveram deuses como Exu, Ogum, Iemanjá e Iansã, Mitologia dos orixás chama a nossa atenção para sentidos vitais profundos e nos aproxima do vasto patrimônio cultural dos negros iorubás ou nagôs.
O livro é ricamente ilustrado, com fotos coloridas de todos os orixás que se manifestam em cerimônias do candomblé no Brasil e ilustrações do artista plástico Pedro Rafael.

592 pages, Paperback

First published December 4, 2000

181 people are currently reading
705 people want to read

About the author

Reginaldo Prandi

27 books14 followers
Doutor (1976) e livre-docente (1989) em sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), é professor titular desde 1993 do Departamento de Sociologia da mesma universidade.

Tendo completado o ensino médio no Instituto de Educação "Monsenhor Gonçalves" em São José do Rio Preto, mudou-se em 1964 de Potirendaba para a cidade de São Paulo, iniciando o curso de medicina veterinária na USP, curso que abandonou ao completar o bacharelado em ciências sociais na Fundação Santo André em 1970. Iniciou, no ano seguinte, os estudos de pós-graduação em sociologia na USP (mestrado e doutorado).

Foi pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) desde sua fundação em 1969 até 1987 e professor da PUC-SP de 1972 até 1976. Em 1976 foi aprovado em concurso público para trabalhar como professor da USP, na Área de Sociologia do Departamento de Ciências Sociais, atual Departamento de Sociologia. Aposentou-se em 2005, continuando o trabalho docente como professor colaborador e desde 2012 como professor sênior do mesmo departamento.

Em 1983 fez parte do grupo que fundou o Datafolha, instituto de pesquisa do jornal Folha de S. Paulo, tendo criado a metodologia usada até o presente pelo instituto.

Participou do Comitê de Ciências Sociais do CNPq (1997-2000), coordenou o Comitê de Sociologia da Capes (2001-2004) e foi membro do Comitê Acadêmico da Anpocs (1992-1996). É pesquisador do CNPq desde 1975, enquadrado no nível 1A a partir de 1996 e pesquisador Sênior desde março de 2020.

Trabalha na área de sociologia, com ênfase em sociologia da religião, atuando principalmente nos seguintes temas: religiões afro-brasileiras (candomblé e umbanda), catolicismo, espiritismo e pentecostalismo. Além de artigos e capítulos, é autor de mais de 30 livros, incluindo obras de sociologia, mitologia e ficção, gênero a que vem se dedicando desde 2003.

Recebeu em 2018 o título de Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
153 (60%)
4 stars
82 (32%)
3 stars
18 (7%)
2 stars
2 (<1%)
1 star
0 (0%)
Displaying 1 - 24 of 24 reviews
117 reviews2 followers
December 18, 2018
Finalmente terminei de ler a mitologia dos orixás do Reginaldo Prandi! Este livro é a maior coleção de mitos do Orixás e é absolutamente incrível. Além de ser o resultado de uma pesquisa etnográfica notável (bibliogrática e de campo), está escrito de uma forma profundamente poética, com uma introdução muito útil e ilustrações que trazem os mitos à vida. O livro está organizado por Orixá e tem um índice remissivo muito útil. Pessoas interessadas em religiões afro-brasileiras *têm* de ler este livro maravilhoso.
Profile Image for André Mellagi.
Author 4 books10 followers
December 16, 2018
O livro é um amplo material de diversas narrativas, separadas pelos orixás protagonistas de cada história. A coleta dessas narrativas é acompanhada de fotos, glossário de termos, embasadas pela pesquisa sociológica de Reginaldo Prandi, professor de sociologia da FFLCH-USP. O livro também possui belas ilustrações feitas por Pedro Rafael.
Dentre os mitos, transcrevo este:
Fazia muito tempo que Obatalá admirava a inteligência de Orunmilá. Em mais de uma ocasião Obatalá pensou em entregar a Orunmilá o governo do mundo. Pensou entregar a Orunmilá o governo dos segredos, os segredos que governam o mundo e a vida dos homens. Mas quando refletia sobre o assunto acabava desistindo. Orunmilá, apesar da seriedade de seus atos, era muito jovem para missão tão importante. Um dia, Obatalá quis saber se Orunmilá era tão capaz quanto aparentava e lhe ordenou que preparasse a melhor comida que pudesse ser feita.
Orunmilá preparou uma língua de touro e Obatalá comeu com prazer. Obatalá, então, perguntou a Orunmilá por qual razão a língua era a melhor comida que havia. Orunmilá respondeu: “com a língua se concede axé, se ponderam as coisas, se proclama a virtude, se exaltam as obras e com seu uso os homens chegam à vitória”. Após algum tempo, Obatalá pediu a Orunmilá para preparar a pior comida que houvesse. Orunmilá lhe preparou a mesma iguaria. Preparou língua de touro.
Surpreso, Obatalá lhe perguntou como era possível que a melhor comida que havia fosse agora a pior. Orunmilá respondeu: “porque com a língua os homens se vendem e se perdem. Com a língua se caluniam as pessoas, se destrói a boa reputação e se cometem as mais repudiáveis vilezas”. Obatalá ficou maravilhado com a inteligência e precocidade de Orunmilá. Entregou a Orunmilá nesse momento o governo dos segredos. Orunmilá foi nomeado babalaô, palavra que na língua dos orixás quer dizer pai do segredo. Orunmilá foi o primeiro babalaô.
Profile Image for Udinaldo Júnior.
11 reviews1 follower
January 11, 2020
Boa contação dos Itans. Fiz várias anotações sobre o que essa mitologia pode oferecer como base epistemológica e religiosa para o nosso povo. Para mim, o maior problema é não ter uma divisão por nação.
Profile Image for J.souza.
218 reviews11 followers
January 24, 2015
Sempre fui muito interessado em todo tipo de mitologia de todos os cantos do mundo. Quando soube desse livro, o primeiro a realmente catalogar todos os mitos do candomblé, fiquei logo interessado.

Eu não sabia muito sobre a religião ou seus deuses antes de lê-lo, fora o básico que todo brasileiro (carioca) sabe, do tipo quem é Iemanjá. Foi muito interessante ver as explicações para os despaches em encruzilhadas, as comidas típicas, tudo com uma explicação em relação aos orixás.

O grupo de orixás é bem interessante, e como os deuses gregos eles são cheios de falhas (bebem, estupram, fazem guerra por diversão, são invejosos). Porém, diferente dos deuses gregos, ao ler esse livro eu fiquei extremamente confuso ao tentar catalogar a personalidade de cada um deles. Isso porque, aparentemente, o mesmo deus feminino da água, também é um deus masculino com outro nome que gosta de guerrear. Existem inúmeras formas para cada orixá, em um nível que se torna impossível dizer certamente o que cada um representa ou faz.

O ponto em comum entre quase todos era: grandes guerreiros, muita comida, e estupros (incestos).

O autor merece um parabéns por tentar catalogar algo que claramente não foi feito para se catalogar, pois não tem uma base imutável, muito pelo contrário, varia de lugar para lugar, muitas vezes auterando drasticamente a história.

Gostei bastante de aprender mais um pouco sobre uma mitologia que é pouco estudada e discutida fora do grupo religioso. Foi uma leitura clara e bem fácil, cada "conto" durando no máximo 2 páginas.
Profile Image for Renan.
7 reviews
April 29, 2020
“Os orixás estavam felizes.
Na roda das feitas, no corpo das iaôs,
eles dançavam e dançavam e dançavam.”

Que lindo!

Profile Image for Valmir .
3 reviews
November 3, 2022
Para ler para sempre. O livro é talvez o livro que mais me moveu. É uma experiência espiritual de verdade. Descobri da história de minha família e consegui entender mais da minha religião dum jeito muito sensorial. É um livro-monumento de verdade, meio museu, meio terreiro. Incrível. Para sempre no coração.
Profile Image for Bruna Santos.
25 reviews
May 23, 2024
É uma fonte de história Yorubá? Sim. Conseguiu catalogar o incatalogável? Também. Mas, ainda sim, não me empolgou tanto quanto eu esperava.
Profile Image for Gabriela.
92 reviews1 follower
October 28, 2025
Ao contrário do cristianismo, as religiões de matriz africana são marcadas pela oralidade na transmissão de suas histórias e preceitos. O que o Reginaldo Prandi faz aqui é um trabalho - bem impressionante, diga-se de passagem - de compilar os principais mitos relacionados aos orixás, coletados a partir de um extenso trabalho de pesquisa bibliográfica e empírica.

Um dos pontos de destaque, para mim, é que o autor reúne histórias com origens variadas, já que existem diferenças entre os cultos africanos, cubanos e brasileiros (mesmo dentro do Brasil há divergências entre terreiros situados na Bahia, no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, por exemplo). Essas diferenças incluem desde orixás que são cultuados na África, mas não aqui, até nomenclaturas diversas para a mesma entidade, histórias de origem distintas e diferença do gênero de um orixá a depender do local em que é cultuado.

Imagino que o livro não seja tão interessante para quem já é iniciado no candomblé ou na umbanda, mas para quem tem interesse pelo tema e deseja ter ao menos um panorama geral, é uma leitura indispensável.
Profile Image for Dimas de Lorena.
23 reviews1 follower
October 16, 2025
Belíssima reunião de mitos iorubá, coletados seguindo a tradição oral dessa cultura.

O sentimento de fascínio foi o mesmo de quando eu li pela primeira vez sobre mitologia grega ou nórdica, incluindo as inconsistências entre as diferentes narrativas e o enorme elenco de deuses, semi-deuses e heróis. Mitos de criação são alguns dos meus prediletos, não apenas do mundo, mas dos humanos, do céu e da terra e até dos orixás.

Após a leitura, fica a certeza de que se as pessoas conhecessem mais dessa mitologia, teríamos inúmeros filmes, livros e games sobre ela. Curioso pra ler os trabalhos de ficção do Prandi.
Profile Image for Vinicius Terra.
127 reviews4 followers
October 29, 2025
Fiz essa leitura pro meu TCC e fez um resgate pra tudo que vi minha família fazendo enquanto eu crescia, mas sempre afastado. Ler e entender mais sobre essa cultura e sobre as histórias contadas por gerações dos orixás foi incrível!
1 review
November 5, 2018
Pra quem estuda mitologia, este livro é uma fonte preciosa das histórias da cultura Yorubá que chega ao Brasil pela diáspora africana.
Profile Image for Lari.
39 reviews
December 28, 2020
Final do livro fiquei lendo em voz alta enquanto meu namorado ficava com a cabeça encostadinha no meu peito... nmrl
Profile Image for mary.
1,464 reviews33 followers
January 30, 2022
foi muito bom e interessante mas eu imaginava que seria diferente. achei que teria uma visão explicativa e não tão poética como foi mas amei do mesmo jeito.
Profile Image for nathália.
145 reviews3 followers
January 31, 2023
sensacional a riqueza desse livro!!! adorei demais!! foi uma ótima companhia durante esse mês todo de janeiro. ✨️🕊
Profile Image for Hellen Madeira.
6 reviews
December 24, 2025
"Exu pode fazer contra, Exu pode fazer a favor. Exu faz o que faz, é o que é."

esse livro pra mim é simplesmente ouro!
Profile Image for Priscilla.
1,928 reviews16 followers
January 22, 2024
Ótimo compêndio das histórias envolvendo Orixás e outras figuras das religiões africanas trazidas ao Brasil. É bem abrangente, incluindo variações e regionalizações.

Não é um trabalho acadêmico, mas ainda assim vale lembra que chamar tais de "Mitologia" não implica a concepção leiga do termo, onde "mito" é algo irreal, podendo levar a a interpretação de que o organizador acredita que tais religiões são fantasiosas ao oposto da religião cristã, por exemplo.

Não há discussões de tal tipo no livro.

Recomendo.
Profile Image for Beatriz Santos.
6 reviews
August 30, 2025
muito encantada com os itãs, que são os contos mitológicos da cultura iorubá. maravilhoso pra conhecer um pouco mais sobre os orixás. é um livro pouco explicativo porque só traz os contos, então é interessante ler e trocar com alguém que saiba sobre o assunto (como um pai e/ou filho de santo do candomblé ou da umbanda) mas tem um nível de pesquisa perfeito
Displaying 1 - 24 of 24 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.