Depois de ter lido no ano passado o primeiro volume (por cá foi dividido em dois) e de ter gostado imenso, foi com grande entusiasmo que comecei a ler este volume, que é o terceiro por cá ou a primeira parte do segundo volume (original). E só tenho a dizer bem do livro!
Gostei imenso de rever Richard e Kahlan, Zedd, Chase e muitas outras personagens. Continuam todas excelentes e complexas, com muitos segredos, o que é excelente, para se poder ir tentando descobrir. Este livro podia estar organizado por POV's, porque existem vários capítulos com destaque para cada grupo ou núcleo de personagens/acontecimentos/espaços, o que é sempre uma excelente forma de organizar este género de livros, uma vez que tendem a ser extensos e com vários núcleos diferentes. Em relação às personagens não tenho nada de negativo a apontar. Gostei de conhecer as novas personagens, ficando bastante curiosa quanto às Irmãs da Luz e às Irmãs das Trevas, que tem um papel de grande destaque neste livro e, seguramente, nos próximos. Fiquei muito curiosa em relação ao seu objetivo e à sua história, bem como à divisão entre Mundo Novo e Mundo Velho, que anteriormente ainda não tinha aparecido.
Também gostei muito do enredo. Mais crescido e desenvolvido do que o livro anterior, nesta primeira parte a história apresenta-se logo no início com muita ação e emoção. Tendo em conta o final do primeiro livro (original), seria de prever que esta história seria um tanto mais calma e de ligação para algo novo. De facto, serve de ligação, mas não é nada calma e deixa tudo em aberto. As personagens, que no início do livro tinham um caminho traçado, logo veem os seus planos alterados com a chegada de novas personagens e novos acontecimentos. Isso faz com que a história seja bastante fluída e emocionante. Também é mais crescida no que diz respeito aos temas abordados. Deixamos de ter uma narrativa de viagem ou de aventuras, parecida em alguns aspetos com tantas outras (O Senhor dos Anéis ou A Roda do Tempo), para algo mais negro e sinistro. Existem imensos monstros estranhos e temas obscuros, em especial relacionados com as novas personagens. Isso também deu um novo animo à história.
A escrita é muito fluída, como já referi. As descrições não são em grande número, mas são na medida certa para a história e para o seu contexto. Gosto especialmente de todos os momentos em que é possível ficar a saber mais sobre a História deste mundo, as suas culturas, tradições e passado, que é bastante rico. A ação é constante o que torna a leitura bastante compulsiva, pois está se sempre a querer saber o que vai acontecer a seguir. Ou seja, tem tudo o que um bom livro de Fantasia deve ter: magia, ação, emoção, aventura, amor...entre outros ingredientes.
Em suma, gostei imenso do livro e vou querer ler muito em breve a segunda parte. Ai terei uma ideia mais formada sobre o livro no original, uma vez que está dividido, mas a ideia está feita: o livro é excelente! Recomendo a todos.