Sophie Deram é nutricionista franco-brasileira doutorada pelo Departamento de Endocrinologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Concentrou a sua investigação nas áreas da obesidade infantil, da nutrigenómica, dos distúrbios alimentares e da neurociência do comportamento alimentar. É investigadora no Ambulatório do Programa de Transtornos Alimentares (Ambulim) do Hospital das Clínicas do IPq-FMUSP, onde coordena o projeto de genética do banco de DNA dos pacientes com distúrbios alimentares.
O livro é ótimo em se posicionar contrariamente a essa onda fitness e de transtornos alimentares, inclusive influenciado por nutricionistas. Portanto, uma nutricionista não concordar com diversos mitos e modas alimentares, pregando que as pessoas comam de tudo, mas com inteligência, já merece todo nosso respeito e é a grande virtude do livro. A escrita também é sincera, fácil e diz várias verdades da prática clínica e dos resultados reais de se fazer dieta (nulos ou apenas momentâneos). O problema é que falta rigor científico, pois as afirmativas não remetem a muitas fontes onde a autora teria visto as informações. Mesmo que a intenção seja mais conversar sobre o assunto e mostrar as razões pertinentes que levam ela a atender os pacientes de forma diferente e sem passar dietas, poderia ter fontes mais robustas, o que não parece ser o caso. Outro defeito é que alguns capítulos são repetitivos.
Vale a leitura como introdução no sentido de fazer as pazes com os alimentos e desmistificar a ideia das dietas. Também sugere receitas e dicas interessantes de culinária.
Primeiros dois capítulos absolutamente incríveis. O resto do livro, com exceção das receitas, são os mesmos dois primeiros capítulos repetidos infinitamente.
muito bom!!!! todas as dicas e a mensagem dela são muito úteis e realmente me fez abrir os olhos pro fato de que a grande maioria das dietas restritivas que tem por aí são mais prejudiciais do que úteis. é muito interessante ver a autora lembrar que, no final das contas, o nosso cérebro interpreta essa vontade louca de emagrecer cortando um zilhão de grupos alimentares como um estressor pra ele: ele não interpreta a existência de um padrão de beleza do jeito que o resto da sociedade interpreta acho que não é 5 estrelas porque: 1. eu achei ela um pouco repetitiva demais 2. gostaria das referências bibliográficas enquanto ela cita as pesquisas que baseiam o livro, e não só no final, tudo compilado mas, no geral, aprendi muitooooo e tô contente com desmitificar várias coisas na minha cabeça
Tão necessário, tão útil. Todo mundo deveria ler, Sophia explica de forma fácil e didática o que qualquer nutricionista deveria explicar em consultório.
I have to agree with everyone who said that this book is repetitive. The message is clear and it makes a lot of sense, especially for me since I could see myself in many of the declarations and testimonials. I do wish to make peace with food but it might not be as simple as this book makes it sound. Still, I enjoyed her secrets. What I didn’t enjoy was how much she was addressing parents and how they should treat their children. Since I am not a parent and the premise for this book didn’t seem to be about that, I feel that the author should have written a different book just for parents. For me, personally, it was just a waste of pages here.
Recomendo no lugar "Este não é mais um livro de dieta: O novo e libertador estilo de vida alimentar para saúde e boa forma que derruba o conceito de dietas" do Rodrigo Polesso ou "Combustível para a saúde: a revolucionária dieta para prevenir doenças e auxiliar no combate ao câncer, no aumento da capacidade cerebral e energia vital e na manutenção do peso saudável" do Dr. Mercola
Esses sim são livros bons, apoiado em ciência e longe dos conceito difundidos na mídia advindos de fabricantes de alimentos.
Inovador e honesto, por defender que as dietas restritivas fazem mal ao organismo. A proposta de comer de tudo é excelente, mas pode ser perigosa se cai em mãos erradas.... é preciso moderação, bom senso e sim, comer de tudo, mas redefinir esse "tudo", porque inclui quase nada de açúcar e etc etc É um bom livro, já recomendei muitas vezes!
The author is really cute and kind. She seems to be a really nice person to get to know and have a conversation over a cup of tea. But unfortunately the book is very poorly organized, she repeats the same info over and over, even the same sentences or paragraphs. A lot of info without the references to the studies she quotes or references.
Eu simplesmente amo a metodologia da Dra. Sophie. Comer comida de verdade, respeitar o próprio corpo, fazer a sua própria comida e passando o maior tempo de qualidade com a sua família, assim recuperando sua autonomia, fazendo as pazes com a comida e emagrecendo com saúde.
Esse livro tem uma mensagem excelente sobre o que de fato precisamos para viver uma vida saudável e é mais simples do que o mundo bombardeia por aí! Sem pseudociência! O livro é um pouco repetitivo, mas diz coisas importantes, além de ter uma parte prática com receitas e dicas.
achei as dicas melhores do que as do livro oficial do comer intuitivo justamente pelo emagrecimento não ser tratado como uma coisa tão negativa, mas ainda tem alguns aspectos um pouco exagerados (como todos os livros desse estilo).
Tem coisas interessantes para pensarmos nossa relação com a comida, mas acaba sendo repetitivo. Mais para o final tem algumas receitas práticas que devo testar em breve.
Ótimo livro para nos ajudar a pensar sobre o problema da cultura de dietas em que vivemos há anos. Só a forma é que deixa a desejar, um pouco repetitivo.
Excelente livro pra quem é e não é da área. Traz uma visão leve sobre a mudança de hábito alimentar. Mostrando como pode ser mais sustentável e agradável. Ainda tem várias receitas pra ajudar! Recomendadíssimo!
Livro incrível. Autora desconstrói muitos mitos sobre dietas, e explica cientificamente que realmente o que dá resultado para o corpo e para mente é não fazer dieta. Conceitos simples, mas não tão fáceis de aplicar. 1. Diga não às dietas 2. Coma comida de verdade. 3. Cozinhe!
Leitura maravilhosa, que nos ensina a dizer não às dietas e ao terrorismo nutricional, e sim ao prazer de comer e cozinhar comida de verdade, reaprendendo a ouvir nosso corpo e resgatando nossas sensações de fome e saciedade para uma vida mais saudável e equilibrada. Recomendo muito!!
Um livro que todo mundo deveria ler, independente da relação que tem com alimentação. Já está mais que na hora de colocarmos um fim ao terrorismo nutricional!
Quando a escrita é boa, o tema importante e a discussão relevante, não tem como não ser 5 estrelas ♡
O livro mais interessante sobre alimentação e dietas que já li. Embasado em muita pesquisa sobre o funcionamento o cérebro, como comemos, necessidade, prazer.
Fala-nos daquilo que, para além do peso, podemos perder com uma dieta demasiado restritiva. Que perspetiva tão inovadora mas essencial sobre o emagrecimento!
Maravilhoso, recomendo para todos os seres humanos do mundo moderno! Mudou completamente minha perspectiva sobre como meu corpo e mente funcionam e já vejo ótimos resultados!