Este livro de José Guilherme Merquior é uma pesquisa incisiva e estimulante sobre a história e a evolução da teoria liberal desde o século XVII ao tempo presente. Combina uma enorme riqueza de informações - surpreendentemente condensada - com penetrante apresentação dos temas centrais do liberalismo.
O liberalismo tem muitas matizes, que vão além do conceito simples de defesa do livre mercado, ao contrário do que o seu feed do Facebook e seus grupos de WhatsApp lhe dizem frequentemente. Esta é a principal mensagem após a leitura deste livro, a principal obra de José Guilherme Merquior.
Sendo o liberalismo baseado no conceito inicial de liberdade, o autor mostra como essa linha de pensamento se moldou de acordo com as restrições a liberdade vividas em cada época e em cada país ao longo da história. Ou seja, essas diferentes liberdades buscadas demandavam diferentes liberalismos: alguns mais democráticos do que outros, alguns com Estado mínimo e outros com Estado provedor de programas sociais, uns mais à esquerda e outros mais à direita. A lucidez com que essa navegação é feita talvez seja ainda mais reconfortante nos raivosos dias de hoje do que na época de sua publicação. Sua capacidade de síntese também merece destaque, pois o livro passa por séculos de história dessa linha de pensamento em menos de 400 páginas. Para isso precisa se ater a fazê-la de forma objetiva, sem muito espaço para dissertações e visões pessoais do autor, embora ainda seja possível inferi-las de maneira indireta. A leitura é densa porém recompensadora, trazendo ensinamentos valiosos que o leitor possivelmente não achará na Internet ou em algum outro livro similar. Este é um prato cheio para quem se interessa pelo tema.
Tenho certeza que ainda irei visitar dezenas de vezes essa enciclopedia sobre o Liberalismo, Merquior é simplesmente brilhante. Gostaria que esse livro possuísse 1000 páginas e dedicasse um pouco mais de explicação para muitos autores desconhecidos, infelizmente o objetivo do livro (que faz parte de uma coleção) é apenas abrir caminho para o conhecimento.
Sem medo do clichê, diria que o país perdeu muito com a morte prematura desse brilhante intelectual. Nesta obra panorâmica ele enriqueceu a bibliografia brasileira e mundial sobre o tema.
A erudição de José Guilherme Merquior é um presente legado à humanidade. Neste livro, ele tratou de desenvolver o que eu considero um compêndio sobre a tradição liberal, capturando, a um só tempo, diversas correntes liberais segundo o momento histórico. Metodologicamente, me parece o jeito mais adequado de conduzir um trabalho dessa grandeza. A leitura, aliás, é bastante jornalística/objetiva, sem que isso signifique perda de substância. Materialmente, eu poderia dizer que, muito embora tenha escrito um texto informativo, ele deixa o leitor com uma tomada firme de posição: Merquior, diferentemente dos liberais liberistas, acredita na conciliação entre liberalismo e democracia, posicionando-se (como interpretei) na linha do liberalismo-social contratualista de Bobbio. Vale a pena a leitura!
Merquior é o grande sintetizador do liberalismo político. Um livro essencial para qualquer pessoa interessada nessa rica tradição ideológica. Como o autor mesmo diz: não é possível definir um único liberalismo, mas sim liberalismos.
Porém é preciso esclarecer que esse livro não é destinado aos novatos. A bagagem teórica exigida é alta e por isso pode deixar frustrado os mais desavisados.
Livro bem denso e completo trazendo 200 anos de história do liberalismo. Para quem gosta do tema, importante para nos basearmos com fatos historicos, principalmente nas discussões de redes sociais que são tão razas e muitas vezes mais atrapalham do que ajudam nas trocas de ideias.