Ítalo Moriconi, organizador da antologia "Os cem melhores contos brasileiros do século", apresenta uma coletânea dos cem melhores poemas escritos no século XX. Dividida cronologicamente em quatro partes, traz desde os modernistas, passando pelos concretos até chegar à atualidade.
Italo Moriconi é carioca, nascido em 1954. Graduou-se em ciências sociais pela UNB. Mestrado e Doutorado em Letras. Pós Doutorado em comunicação pela UFRJ. Professor, editor da UFRJ, poeta e escritor.
Dê-me um cigarro Diz a gramática Do professor e do aluno E do mulato sabido Mas o bom negro e o bom branco Da Nação Brasileira Dizem todos os dias Deixa disso camarada Me dá um cigarro
Awesome collection of poems. Would have loved a bit more context or information on the poets or poems - having to switch to the screen-y laptop and rely on google all the time was a bit tiring.
Polêmica como toda seleção. Senti falta do trabalho de Arnaldo Antunes, e não vi muito mérito em alguns autores. De qualquer maneira, bom retrato dos últimos cem anos. Apreciei sem pressa, no interesse de me aprimorar como leitor do gênero.
Além de contar com a minha 'Tríade Sagrada' da Poesia Brasileira (Cecília, Drummond e Vinícius), ainda nos brinda com Quintana, Manoel de Barros, João Cabral de Melo Neto, Ana Cristina Cesar, Ferreira Gullar... Como não amar?
Qualquer antologia é especial, mas aqui há o ápice, há o passado e o presente (até os anos 90), o atual e o antigo, a visita nostálgica e o grito de escape. O poder da língua portuguesa é belíssimo. E para quem duvida do poder das palavras, essa coleção mostra como elas podem incomodar, emocionar, e principalmente, salvar um afogado.