Fruto de uma vasta experiência clínica, a dra. Ana Beatriz Barbosa Silva, reúne em Mentes e Manias uma série de casos de sucesso, descrevendo com precisão as menores nuances e manifestações do TOC. A autora aponta ainda os caminhos que conduzem à compreensão e à superação de um transtorno tão complexo, que ainda tanto desafia a medicina e psicologia. Há pessoas que só saem de casa depois de ligar e desligar todos os interruptores por três vezes, ou conferir se portas e janelas estão trancadas, ou se todos os objetos estão simetricamente alinhados. Outras apresentam medo exagerado de contaminação e, por isso mesmo, lavam as mãos até se machucarem, tomam banhos intermináveis ou limpam móveis, maçanetas e objetos pessoais, de forma sistemática e repetitiva, em hábitos que estão longe de ser simples "manias", esquisitices ou excentricidades. Tais pessoas são portadoras do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).
Médica graduada pela UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) com residência em psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Curso de Avaliação e Tratamento em Psiquiatria no Departamento de Psiquiatria da University of Chicago Hospitals, sob a supervisão do Dr. Elliot Gershon e Dra. Deborah Spitz. Membro da Academia de Ciências de New York e Professora Honoris Causa pela UniFMU (SP)
Entre 2008 e 2009, prestou consultoria à Gloria Perez, na novela Caminho das Índias, para a construção da personagem Yvone, uma psicopata vivida pela atriz Letícia Sabatella.
Consultora do Programa Mais Você (Rede Globo), desde 2009, em assuntos relacionados ao comportamento humano e do Programa Sem Censura (TV Brasil), desde 1996.
Ministrou cursos na Casa do Saber (RJ) sobre transtornos alimentares, psicopatia, transtorno do déficit de atenção (TDAH) e transtorno de ansiedade, entre março e abril de 2010.
Autora da cartilha Antibullying, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), direcionada aprofissionais da educação, em 2010.
Em 2014, prestou consultoria à Glória Perez para a construção do personagem Edu, no seriado Dupla Identidade, vivido pelo ator Bruno Gagliasso.
Em 2017, prestou consultoria à Glória Perez para a construção de diversos personagens na novela A Força do Querer.
Nascida na cidade do Rio de Janeiro, Ana Beatriz é referência nacional no tratamento dos transtornos mentais. Atende pacientes em consultório, realiza palestras, conferências, consultorias e entrevistas nos diversos meios de comunicação sobre variados temas do comportamento humano e é autora de diversos livros.
Excelente. Essa autora novamente, com sua capacidade de explicar bem e de modo claro trazendo informações importantes e sérias, escreveu um ótimo livro! Para quem quer saber sobre TOC, ou até estudar e precisa de uma introdução, como eu, é perfeito!
“Um dos sistemas que nosso cérebro elaborou para tornar a vida de nossos ancestrais mais fácil foi um circuito que lhes tornasse possível a detecção de erros especialmente relacionados à sobrevivência e ao convívio social. No estudo da biologia evolutiva, observamos que nossa espécie criou um sistema que faz com que o indivíduo, ao cometer um erro, seja tomado por uma sensação de grande desconforto. No entanto, com isso o ser humano aprende comportamentos e esquemas cognitivos que lhe possibilitam prever possíveis erros. Isso, aliás, é muito importante do ponto de vista da convivência social. Quem já não cometeu uma gafe e sentiu um terrível desconforto? Sejamos honestos, todos já fomos vítimas de nosso circuito detector de erros. Pois bem, a chave para entender a pessoa com TOC é saber que seu circuito detector de erros funciona muito mais do que deveria ou do que é necessário. Ou seja, ele é hiperfuncionante e tende a não cessar sua atividade quando o erro é detectado e corrigi-do, deixando a pessoa com a constante sensação de que algo está errado. Dessa maneira, esse indivíduo se sente compelido a corrigir incessantemente seus erros (reais ou imaginários).”