Um livro essencial para quem quiser começar a entender melhor sociologia e o mundo em geral. Infelizmente muita gente que está aqui leu o livro por obrigação por conta da faculdade ou colégio e acabou achando a leitura complexa.
Depois de 10 anos de formado, acabei de ler novamente e percebi que o problema não era o livro e sim a falta de maturidade para absorver os conceitos tratados no livro quando se tem 20 e poucos anos.
O fato do livro apresentar os autores de forma cronológica realmente não colabora com a compreensão. Se você vai ler pela primeira vez, comece por Durkheim, depois Marx e termine em Weber. Se tiver dúvida sobre algum conceito, não passe para o próximo, dê um tempo, leia novamente e busque algum material complementar (no youtube tem muito video bem didático).
Entender esses conceitos mudaram a forma como olho o mundo, minha relação com o trabalho e consigo entender muito melhor movimentos que estão acontecendo atualmente (principalmente em um ano de eleições, polarização, guerras, etc). É um livro para vida, não para faculdade.
A única coisa que sinto muita falta é de mais exemplos e conexões com o mundo real. É muito difícil para a maioria das pessoas (eu incluso) compreender conceitos abstratos sem um paralelo com algo que está acontecendo ou aconteceu. Talvez valesse a pena a UFMG editar o livro e tentar tirar um pouco a cara de trabalho acadêmico dele para deixar mais acessível.