Jump to ratings and reviews
Rate this book

Como perder uma eleição

Rate this book
O CONSULTOR DAS MAIORIAS ABSOLUTAS ABRE O LIVRO

O que há de comum entre Costa, Cavaco e Sócrates? Ganharam eleições (chegando à maioria absoluta) com Luís Paixão Martins ao lado.

Ele sabe como se ganham eleições. Esteve com José Sócrates, Aníbal Cavaco Silva e António Costa quando estes três protagonistas políticos alcançaram vitórias eleitorais históricas. A experiência fê-lo perceber que para ganhar eleições é preciso começar por identificar como não as perder. Numa viagem inédita aos bastidores da política portuguesa, 'Como Perder Uma Eleição' aponta oito receitas para o desastre. Uma lição de comunicação eleitoral a que não faltam ironia, más práticas e boas histórias.

196 pages, Paperback

First published January 1, 2023

23 people are currently reading
124 people want to read

About the author

Luís Paixão Martins

4 books6 followers

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
26 (12%)
4 stars
87 (41%)
3 stars
84 (39%)
2 stars
12 (5%)
1 star
2 (<1%)
Displaying 1 - 22 of 22 reviews
Profile Image for Daniel.
64 reviews35 followers
July 9, 2023
Um olhar de bastidores bastante interessante sobre a máquina comunicacional de uma eleição: manipulatória, altamente dirigida, constantemente a medir, analisar, reagir. Em suma, a psicologia de massas profissionalizada ao serviço dos interesses partidários. Vai ficando claro ao longo do livro que isso é mais uma necessidade forçada pelos moldes do jogo do que necessariamente característica dos jogadores (já que as tácticas são transversais no tempo e entre diferentes jogadores).

Não que nada disto seja surpreendente mas, em retrospectiva, a materialização em episódios concretos familiares a todos traz o seu quê de chocante.

Por outro lado, uma experiência de leitura pouco aprazível. Não é prosa particularmente inspirada (salvo alguns momentos pontuais), há um tudo-nada de sobranceria e uma utilização excessivamente liberal e frequente das notas de rodapé, o que torna a leitura um pára-arranca frustrante. Especialmente porque a maioria das notas de rodapé poderia ser naturalmente integrada no corpo do texto, dando-lhe envolvência e textura. Tornaria a obra uma narrativa mais coesa e não 8 blogposts amalgamados e impressos.
Profile Image for André Morais.
94 reviews3 followers
June 9, 2023
“Como Perder uma Eleição” segue um registo pouco comum entre nós, o dos apontamentos (de memória e sem puxar muito por ela, recordo-me apenas dos “Rituais de Entendimento”, do Embaixador Paulouro das Neves), onde se procura teorizar a prática, com um sólido enquadramento documental, bibliográfico e teórico, mas, porventura, sem a sistematização e a dogmática dos tratado. De facto, os apontamentos são raros na literatura portuguesa, abundando mais os tratados (mais longos) e os ensaios (mais curtos e onde pontifica, p. ex., a série de ensaios da Fundação Francisco Manuel dos Santos).
Dito isto, a falta de sistematização dentro de cada capítulo é, a meu ver, a única limitação que se pode apontar a este livro. Na parte relativa às fake news e a engenharia social que envolvem, também gostaria de ter visto um pouco mais de desenvolvimento e, quiçá, referências aos trabalhos de Eco (“Construir o Inimigo”, “O Cemitério de Praga” (Gradiva ambos?)).
Em tudo o resto, é um livro magnífico, escrito com o conhecimento de causa, não só das três campanhas eleitorais que são destacadas, mas também de uma carreira como jornalista e consultor de comunicação empresarial, que o Autor - Luís Paixão Martins - desenvolveu com muito sucesso.
Nota-se claramente que, a par da prática, o Autor enriqueceu a sua carreira com vastas e profundas leituras sobre os temas da comunicação e das campanhas eleitorais (produzindo igualmente traduções e prefácios a várias obras com esses objetos). O livro ganha (e torna-se possível, arrisco-me a dizer) com essas leituras adicionais, como é desvelado pela vasta bibliografia e documentos que são citados, desde comunicados, relatórios, memorandos, até às notícias coevas dos episódios que procuram retratar as suas teorias.
Talvez o cinismo do Autor possa chocar (e afastar?) muitos dos leitores (não resisto a contar que, no final da apresentação da obra na Feira do Livro de Lisboa, ouvi uma pessoa na audiência perguntar a outra “não te choca esta forma [a do Autor] de ver as campanhas, sem conteúdo?”), mas a verdade é que a realidade tende a dar-lhe razão. Talvez o cinismo de Paixão Martins seja a frieza de Clausewitz ou de Liddell Hart quando discorrem sobre a guerra.
Uma nota final (positiva) também para o último capítulo do livro (“A discreta evolução das competências do conselho em comunicação”), na qual o Autor empreende uma reflexão sobre a comunicação, mais vasta e abrangente, mas não menos interessante, do que o objeto dos restantes capítulos.
A terminar com um soundbite (tema muito desenvolvido na obra), para resumir “Como Perder uma Eleição”, diria qualquer coisa do género: “Victory first, policy later”.
Profile Image for Jose Pedro.
33 reviews12 followers
June 18, 2023
Medíocre e quase totalmente desinteressante
Profile Image for Tiago Morais.
10 reviews1 follower
May 7, 2023
Livro bastante interessante para entender os meandros das campanhas políticas e perceber o que leva uma candidatura a ganhar ou, mais importante talvez, a perder uma eleição.
Profile Image for Joaquim Igreja.
106 reviews1 follower
March 4, 2024
Belo livro para este período pré-eleitoral. Ficamos a conhecer melhor como funcionam as campanhas eleitorais sob o olhar de um conselheiro de comunicação que ganhou com Sócrates, Cavaco e Costa as eleições de 2005, 2006 e 2022. Não é pouco.
O que devem fazer os políticos numa campanha de dois ou três meses? É a essa pergunta que responde este livro, analisando o papel das sondagens, dos spin doctors, dos candidatos, dos debates. E o que este livro mostra é que nem tudo o que parece é. E que interessa mais construir uma boa imagem do que um grande programa de governo que quase ninguém lê. E adaptar a comunicação aos media dominantes hoje, a televisão e as redes sociais. As redes para já são ainda pouco fáceis de controlar pelos candidatos porque aqui a comunicação é feita a muitas mãos e por causa dos famosos algoritmos. Muito interessante.
Profile Image for Vasco Sabino Pinto.
3 reviews11 followers
April 26, 2023
Bom livro para amantes de política. Combina um livro de histórias com um manual de comunicação política/relações-públicas, na proporção 60-40. Divertido do início ao fim.

As notas de rodapé permitiram o autor fazer apartes humorísticos - o tempo de os olhos descerem para a nota de rodapé cria um compasso que é explorado para efeitos humorísticos. Mas foram demasiadas notas de rodapé (manual de direito?). Uma bibliografia no fim do livro, ou retirar algumas notas redundantes, tornaria a leitura mais agradável.
Profile Image for Hugo Marques de Sousa.
6 reviews
February 28, 2024
Excelente sistematização de experiência e literatura sobre comunicação política, adaptada ao contexto português. Linguagem simples, não descurando uma análise muito relevante e baseada em factos e autores.
Dismitifica alguns mitos da comunicação política, como, por exemplo, o verdadeiro papel das sondagens na política, como meio de comunicação e não apenas de predição.
9 reviews
June 19, 2023
Um livro muito interessante por ser muito recente, relatando episódios que cada um de nós se lembra de acontecerem.
Ajuda-nos a compreender e a dissecar os porquês das campanhas eleitorais e a olhar para cada uma das campanhas como exercícios puros de marketing desde a criação de um conceito até à segmentação de eleitores com ações específicas para endereçar cada um deles.
A experiência de Luís Paixão Martins quer como jornalista, quer como mentor de campanhas eleitorais de partidos que fizeram história ao alcançar maiorias absolutas, quer como conhecedor teórico de literatura sobre o assunto, faz deste livro uma fácil leitura que gera curiosidade constante.
As notas de rodapé são priceless, com histórias ou pontos de vista pessoais engraçados.
Profile Image for Manuel Pinto.
141 reviews6 followers
February 5, 2023
Quem diria.
Livro espetacular, interressante e cheio de promenores únicos dos bastidores da política portuguesa e da história da comunicação política a nível mundial.

"Fora da Estação Eleitoral, a política não faz parte do universo de interesses da generalidade dos portugueses. O voto é, na ideia comum, uma espécie de procuração - uma delegação de poderes passada a políticos profissionais: um prosaico com o meu voto delego-lhe por quatro anos a responsabilidade de tratar dos assuntos de Estado, não me incomode e no final fazemos as contas."
179 reviews2 followers
March 17, 2023
Erros a evitar em campanha eleitoral, por um especialista da área com provas dadas (3 maiorias absolutas, exibidas na capa). Um relato que me parece franco e sem dúvida interessante e valioso. Estranhamente o que mais me chateou neste livro, a mim que me costumo queixar da falta de notas de rodapé, foi o seu excesso, que se torna uma distração na leitura. Várias eram redundantes ou demasiado óbvias, e outras deviam ter sido substituídas por uma bibliografia no final.
2 reviews1 follower
January 7, 2024
O conteúdo do livro é ótimo - a experiência e conhecimento do autor são inegáveis. O que faz o livro não ser tão bom quanto poderia ser é, na minha opinião, a estrutura. O livro tem 9 capítulos, sem qualquer divisão dentro desses capítulos. Durante a leitura de um capítulo, o tema desvia-se tanto do que tinha sido anunciado no título do mesmo, que dá a sensação de que abrimos a página errada.

Além disso, há demasiadas notas de rodapé, o que tornam a leitura muito menos fluida.
22 reviews
July 4, 2024
m livro feito a pensar nos interessados da política e da comunicação mas que a estes não surpreenderá.

Ainda assim, um punhado de boas perspectivas sobre a história eleitoral recente portuguesa e de algumas dicas e dados interessantes na matéria a que se dedica (deixo um em destaque sobre a qual já publiquei artigo).

O que, ainda assim, mais fica é o exemplo de ética ao não dizer mais do que pode sobre as campanhas onde esteve.
Profile Image for José Fonseca.
11 reviews36 followers
February 9, 2025
Apesar de apresentar algumas ideias interessantes e episódios privados, bem ilustrativos para o seu argumento, de campanhas eleitorais, o autor tem uma escrita muito disconexa, pouco prazerosa à leitura, com excessivo recurso a notas de rodapé, que muitas delas poderiam ter sido simplesmente incluídas no texto. Imagino que, de tanto soundbite que o autor se habituou a escrever, perdeu a capacidade de se expressar coerentemente em prosa.
38 reviews
March 9, 2024
Finalmente revelado como os candidatos viram sabonetes (ou vice-versa).
Boa coleção de episódios pessoais de campanha e vasta bibliografia em notas de rodapé.

Sugestões para o volume final da trilogia.
- Melhores restaurantes para campanha eleitoral.
- O que fazem as esposas dos candidatos durante a campanha?
- Como organizar uma boa arruada?
- Como perder uma maioria absoluta?
Profile Image for Gustavo Pizarro.
3 reviews2 followers
February 6, 2023
É um livro muito pedagógico e com varias pequenas historias sobre a preparação dos candidatos que levaram a três maiorias absolutas. Muito interessante para quem trabalha ou estuda na área das public relations/stakeholder management ou como o autor lhe chama conselho de comunicação.
Profile Image for André Sousa.
2 reviews
May 16, 2023
Bom obrigatório para quem gosta de marketing político e eleições nacionais
Profile Image for Sara Grácio.
10 reviews4 followers
August 21, 2023
o B-A-BA da pantominice em que o marketing transformou as campanhas eleitorais.
Profile Image for João Silva.
34 reviews2 followers
March 19, 2023
Uma interessante visão de quem acompanhou de perto os bastidores de várias campanhas políticas nacionais, com casos curiosos entrelaçados com exemplos de igual relevância de campanhas internacionais.

Leitura recomendada para quem deseje conhecer, ao de leve, o mundo da assessoria de comunicação, da política, da Psicologia do Marketing e o que é importante ter em conta no tratamento de imagem e percepção das massas.
Profile Image for Gonçalo.
5 reviews3 followers
August 1, 2023
Livro obrigatório para profissionais/alunos de comunicação em Portugal, especialmente com interesse na área das relações públicas e política.
LPM deve ser dos poucos profissionais de RP com conhecimento e experiência tao aguçada em assessoria comunicação política em Portugal — fazendo pontes entre casos práticos da sua experiência e os princípios estratégicos de Edward Bernays e outros vultos.
Displaying 1 - 22 of 22 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.