Jump to ratings and reviews
Rate this book

Passageiros da Neblina

Rate this book
O encontro ocorreu em Setembro de 1930, quando Aleister Crowley chegou inesperadamente a Lisboa, com o pretexto de conhecer Fernando Pessoa, com quem se correspondia há algum tempo, em torno de interesses comuns em astrologia e esoterismo. O poeta recebeu-o no Cais da Rocha do Conde de Óbidos mas pouco mais se sabe sobre o que se passou entre eles. Crowley, conhecido por muitos como a Besta 666, foi uma das figuras mais enigmáticas do seu tempo. Expulso de Itália por Mussolini, sobre ele recaíram as acusações de culto ao demónio e práticas de magia negra. Dias depois da sua chegada a Lisboa, o mágico ocultista foi a Sintra jogar uma misteriosa partida de xadrez e desapareceu nos penhascos da Boca do Inferno, deixando uma críptica nota de suicídio. Especulou-se bastante sobre o eventual envolvimento de Pessoa na suposta encenação macabra.

A partir deste encontro, a escritora cria uma história sobre uma maldição com mais de cem anos, que atravessa gerações, onde personagens fictícias convivem com outras personalidades reais, como Charles Darwin, George Everest e o jornalista Augusto Ferreira, amigo do poeta. "Um caso de polícia intrigante, novos crimes, uma família atravessada por silêncios, loucura e amores secretos, as lutas religiosas e políticas da época, a simbologia e as práticas maçónicas", este é, diz a Planeta, o universo de "Passageiros da Neblina"....

240 pages, Mass Market Paperback

First published January 1, 2009

5 people are currently reading
31 people want to read

About the author

Montserrat Rico Góngora

18 books1 follower

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
5 (8%)
4 stars
5 (8%)
3 stars
24 (38%)
2 stars
20 (32%)
1 star
8 (12%)
Displaying 1 - 7 of 7 reviews
Profile Image for Fábio Ventura.
Author 14 books166 followers
September 20, 2010
Quando peguei no livro pela primeira vez, fiquei entusiasmado por ver que estava perante uma história que romantizava duas personagens e factos históricos, sendo que uma delas é o nosso estimado Fernando Pessoa. Através da sinopse qualquer pessoa ficaria curiosa por ver o nome do escritor e do controverso inglês Aleister Crowley (sugiro uma pesquisa no Google para ficarem a conhecê-lo) juntos numa história de mistério e intriga.
O livro está dividido em duas partes. A primeira, passada em 1930, segue a investigação de um detective, João Lopes, e um membro da Scotland Yard, Samuel Olin, na busca por explicações pelo desaparecimento de Aleister Crowley na Boca do Inferno em Sintra depois de uma partida de xadrez em Sintra. O caso ganho contornos enigmáticos quando o nome de Fernando Pessoa é associado a esse suposto suicídio de um homem ligado à magia negra e que é referido como um demónio. A segunda parte passa-se em 1850 e segue a investigação de um inspector da polícia num caso de assassinatos mencionados na primeira história do livro.
Montserrat Rico Góngora apresenta-nos um livro de fácil leitura e muito bem escrito (os meus parabéns pelo trabalho de tradução). Nota-se que foi feita uma intensa pesquisa para conseguir misturar factos históricos e ficção, mas sem exagerar. Além disso, a descrição feita da cultura portuguesa do século XIX e início do século XX está muito bem trabalhada. Até a linguagem é típica dessa altura. Apesar de conter poucos elementos de literatura fantástica, parecendo mais um policial, o livro tem muitos momentos de tensão e suspense que deixam o leitor com um friozinho na barriga. As personagens também estão bem construídas, de forma simples, apesar de se notar uma maior peculiaridade nas da 1ª parte.
No entanto, acho que o livro tem uma enorme falha. A autora admite que não quis distanciar-se muito dos factos históricos que juntaram Fernando Pessoa e Crowley. Mas a verdade é que a impressão com que o leitor fica é que o livro é composto por dois livros bastante diferentes e díspares a diversos níveis. Através da sinopse, somos levados a pensar que todo o mistério da presença de Crowley em Portugal vai sendo desvendado ao longo de todo o livro, havendo também uma maior presença de Fernando Pessoa. Essa investigação é empolgante e intensa, numa gradação viciante, até porque somos brindados com a participação do nosso “malogrado” escritor. Mas perto do final da 1ª parte (que até é pequena), a acção termina de forma precipitada e somos projectados para a 2ª que retrocede anos atrás e tem um ritmo muito mais lento, descritivo e com personagens menos carismáticas. A determinadas alturas a acção adquire características de um romance de Eça de Queiroz e o leitor perde a noção da relação que há com a 1ª parte, perdendo-se o fio condutor que é o mistério de Aleister Crowley e perdendo-se também o interesse em ler mais.
Apesar de tudo, o “Passageiros da Neblina” é um bom livro que aproveita muito bem os elementos mágicos e misteriosos que Portugal tem na sua História e regiões, particularmente Sintra. Pela disparidade da história entre as dois livros e pela sinopse ilusória, arrisco-me a dizer que o livro seria perfeito se funcionasse apenas com a primeira parte mais desenvolvida, mesmo que isso significasse adicionar uma grande parte de ficção à realidade histórica. Aconselho a quem gosta de histórias de mistério com um toque de esoterismo tipicamente português.


(Opinião publicada no blog Bela Lugosi is Dead)
Profile Image for Joanna.
38 reviews1 follower
July 12, 2019
La historia me pareció buena, esta como dividida en dos partes, los personajes están bien definidos no te enredas con ellos. En la segunda parte te aclaran bien como se relacionan, es un libro corto y es muy fácil de leer. Claro tienes que saber o conocer por lo menos un poco de la historia de los personajes o por lo menos saber quienes son, si no, no te gustaría y te enredarias.
Profile Image for Yatita.
Author 2 books1 follower
December 10, 2024
A diferencia de las distintas opiniones que he visto por internet, sumada a la de una persona cercana a la que no le gustó para nada el libro, a mí me encantó. Si bien a ratos se vuelve un poco confuso por los continuos saltos temporales para conocer la historia de vida de los personajes involucrados, me resultó una lectura interesante y atrayente. Me agradó la mezcla de misterio con el esoterismo y todos los símbolos utilizados para dar solución a dos asesinatos acontecidos con décadas de diferencia.
Le quito una estrella solamente por lo confuso de los saltos temporales. Tal vez hubiese quedado mejor si en lugar de destinar un capítulo con mucha información (porque los párrafos son bastantes largos y densos por la información histórica), los hubiera parcelado u omitido datos históricos poco relevantes.
En síntesis, una lectura que disfruté, que recomendaría, pero con la sugerencia de leerlo sin distractores, porque al ser la historia con muchos racontos, no lineal, es necesario estar atento para discernir bien qué es presente, qué es pasado y qué significado envuelven a los símbolos esotéricos que se van mencionando y describiendo.
Profile Image for Alexandra Pedro.
83 reviews7 followers
July 9, 2016
Não acabei este livro. Desisti na página 109 porque já me bastava. É demasiado confuso para o meu estado mental atual.

A ação em si é sobreposta pela parte histórica do livro e, embora essa parte seja fascinante, torna-se tudo confuso rapidamente. É provavelmente um bom livro para alguém MESMO interessado na história de Portugal e que também seja muito eloquente. De outra forma, terá dificuldade em lê-lo.

-

[EN] I didn't actually finished this book. I gave up at the page 109 because I've had enough. It's too confusing for my current state of mind.

The action itself is superimposed by the historical part of the book and, although that's fascinating, it got confusing easily. It's probably a good book for someone REALLY into Portugal's history and very eloquent. Otherwise, you'll have a hard time going through it.
Profile Image for Erika.
378 reviews114 followers
November 11, 2012
First things first: This book is not about Aleister Crowley. The author uses Crowley's name just to lure readers into buying her boring story .What a terribly insipid book! Some of the most unrealistic dialogues I've seen in a while, excessively ornate writing, and it had no emotion whatsoever. Clues to solve the mystery were too forced. I really disliked how the author just threw a bunch of info about things instead of weaving it into the story; she would rather have a character say "Well, I'm sure you already know that..." and just obturate readers with information. Overall, a total waste of time and money.
Profile Image for Helena.
664 reviews
November 8, 2014
FINALMENTE!

O fim deste livro aniquilou todo o interesse que tive durante mais de 75% dele... Que anti-climax! E se pensam que o livro é sobre Fernando Pessoa e Aleister Crowley, desenganem-se! Esses dois personagens servem como uma introdução ao resto do livro e apenas aparecem em cerca de 25% do livro. Fiquei mesmo com um amargo de boca, estava a gostar e o fim deu cabo do interesse... Levei imenso tempo a ler 50 páginas!

Desilusão...
Profile Image for Maryorie Collazo .
116 reviews16 followers
October 19, 2019
Increíble que haya llegado hasta la página 180. Al menos la primera parte del libro fue algo más interesante que la segunda. Con mil personajes, una historia aburrida y el exceso de información fue como leer un trabajo de investigación de historia.

Hice lo que nunca me imaginé hacer y me salteé al epílogo; y aún así no resolví ninguna duda.
Displaying 1 - 7 of 7 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.