Uma antologia de contos de Natal originais, muito pouco tradicionais e escritos por nove autores. Dulce Garcia, José Gardeazabal, Helena Magalhães, Bruno M. Franco, Yara Nakahanda Monteiro, Maria Isaac, Filipa Fonseca Silva, Maria Francisca Gama e a estreante A.R. Ruano, assinam estes nove contos que em comum têm apenas duas coisas: o Natal e muito pouca tradição.
Helena Magalhães nasceu em 1985 em Lisboa e tem-se dedicado ao jornalismo e à escrita. Começou pela imprensa feminina, passou para o digital e encontrou o seu lugar na literatura. Em 2017 lançou o seu primeiro livro, Diz-lhe Que Não, uma sátira às relações modernas que se tornou um fenómeno nas redes sociais. O seu objetivo de vida? Colocar a geração digital a ler mais. Criou um Book Gang no Instagram para incentivar os portugueses a voltarem a apaixonar-se pelos livros. Freelancer e storyteller, colabora para alguns jornais, cria histórias para marcas e empresas e escreve no seu blogue.
Apesar de não ter adorado todos os contos, até porque alguns nem consegui perceber muito bem a mensagem que queriam passar 🙈 gostei muito do livro no geral. Foi fantástico rever personagens que já conhecíamos de outros livros, saber mais sobre elas, e conhecer ainda outras igualmente fascinantes. De destacar a última história, escrita pela Filipa Fonseca, uma maravilhosa história de natal que pretende passar uma mensagem muito importante e natalícia ✨
Leitura rápida e agradável! Gostei particularmente dos contos da Maria Francisca Gama (que murro no estômago!), da Filipa Fonseca Silva (Natália❤️) e do Bruno M. Franco (curiosa para saber mais sobre estes inspectores...).
Excelente ideia! Espero que haja sempre livros destes, todos os anos. Adorei o conto da Maria Francisca Gama, sem dúvida que foi o meu favorito. Gostei muito de ver outras perspectivas - muitas tão reais - dos vários dias de Natal. Soube bem “fugir” das histórias tradicionais
Gostei muito da iniciativa por trás deste ebook 😊 para além disso, é sempre bom podermos conhecer novos autores através de livros assim. Gostei mesmo muito, espero que esta iniciativa se repita mais vezes.
Colectânea de contos de Natal que fogem ao tradicional conto desta época. Gostei muito de descobrir a escrita da Maria Francisca Gama e da Filipa Fonseca Silva. Os contos de que mais gostei foram o Natal Mortal, o Natal em que a Mariana morreu e a Profeta nasceu, Isto Aconteceu e não aconteceu e O presente de Natália 🎁🎄
Uma antologia natalícia que, confesso, ficou bastante aquém das minhas expectativas. Gostei de algumas premissas, mas não tanto da concretização, porque parece que a sequência narrativa ficou desconexa. Bem sei que são contos e que, por esse motivo, terão sempre uma construção mais célere, ainda assim, sinto que a abordagem poderia ter sido outra.
Notas positivas: a essência solidária deste ebook, cujas vendas revertem para a Comunidade Vida e Paz; regressar à Herdade do Lago.
Comprei o ebook porque queria conhecer mais acerca da Mariana (a personagem de "A Profeta", de Maria Francisca Gama) e porque todo o valor do livro revertia para uma causa solidária.
Destes nove contos, os meus preferidos são "Natal Mortal", de Bruno M. Franco, "O presente de Natália", de Filipa Fonseca Silva e, claro, "O Natal em que a Mariana morreu e a Profeta nasceu", de Maria Francisca Gama.
Relativamente a Natal Mortal, não tendo eu lido os livros deste autor, fiquei cheia de curiosidade de conhecer mais acerca do inspetor Leonardo e das suas aventuras.
O conto "O presente de Natália" levou-me a reconhecer que me rodeiam várias "Natálias" que dificilmente (e infelizmente) teriam a coragem de agir como a do Conto.
O conto que me levou a comprar o ebook arrebatou-me. Está escrito de forma crua mas revela muita sensibilidade por parte da autora. Aconselho a quem ainda não o fez, que leia "A Profeta" de Maria Francisca Gama. Eu vou aguardando por novas histórias desta escritora.
Já devia ter acabado este livro mais cedo mas não tive tempo 😅
Este ebook com nove contos de autores portugueses foi uma bonita iniciativa nesta quadra natalícia e o mais importante é que o valor total do ebook é para a Comunidade Vida e Paz, tive todo o gosto de comprar este ebook, espero que esta iniciativa continue 🤗✨
Teve contos que gostei mais do que outros mas o meu favorito foi sem dúvida o da Filipa Fonseca Silva 'O presente de Natália' 🥰
Aconselho a adquirirem este ebook: 1º estão a ajudar uma organização sem fins lucrativos 2º apoiar autores portugueses 3º quem já leu algum livro destes autores vai encontrar personagens que tinham gostado dos livros dos mesmos
Adorei esta iniciativa! Nove contos de autores portugueses, cujas receitas revertem integralmente para a Comunidade Vida e Paz! 👏🏻❤️
Os contos têm, na sua maioria, uma ligação aos livros já publicados, dando vontade de prolongar a leitura. Gostei de todos os contos, em particular do último, mas apanhei um susto com a violência do segundo, que me retirou um pouco a vontade de continuar a ler. Não estava à espera daquele desfecho, apesar de, posteriormente, me terem dito que explica muito da personagem do livro já publicado.
Fiquei com uma lista de autores, cujo nome já conhecia, mas a escrita não, para aprofundar mais. Creio que a literatura portuguesa está em muito boa forma ☺️
Há algumas coisas que me agradam neste ebook: 1. foi projetado para ajudar uma causa 2. são contos independentes mas todos têm alguma referência ao natal. 3. foi escrito por autores portugueses 4. algumas histórias incluem personagens que conhecemos dos livros já publicados dos autores.
Não me identifiquei nem gostei de todos os contos, sou sincera. Alguns, apesar de se passarem na época são bastante poucos natalícios. Outros têm mensagens implícitas bastante importantes mas não relacionados propriamente com o natal. E outros simplesmente não compreendi ou não gostei.
Mas os que gostei valeram muito a pena! Foram aqueles que me trouxeram boas memórias e algum quentinho através de personagens de livros que já li. (Podiam fazer isto mais vezes, esta compilação de "continuações" com "episódios" soube mesmo bem. No caso, fiquei toda contente de saber noticias da Marta e do Leonardo, ainda para mais num episodio se passa imediatamente a seguir ao que aconteceu em "Jogo Mortal". Também gostei de saber da Ana e do Formiga ("Onde cantam os grilos") e da mãe do Simão, a Helena (que conhecemos em "Raparigas como nós") numa história que emociona e termina tal como eu gosto que uma história termine.
Tenho que dar destaque à minha história preferida do ebook que foi escrita pela Filipa Fonseca Silva, que me levou para um ambiente que era exatamente o que eu esperava ler num conto de natal. Adorei o contexto, a escrita visual e a lição de moral. Excelente.
Percebi que alguns contos (não sei se foram todos porque há alguns escritores que não conheço) têm por base livros já lançados e acaba por ser um complemento à história principal.
Achei uma ideia muito gira para nos dar a conhecer melhor algumas personagens. No caso da Maria Francisca Gama, como já li a Profeta, foi interessante ver como era a vida de Mariana antes de perceber aquilo a que estava destinada.
O conto que mais gostei foi o da Filipa Fonseca Silva e a mensagem que deixou!
Que ideia bonita! Adorei alguns dos contos, sobretudo o “Isto aconteceu e não aconteceu: uma noite em Montesinho” e “Aurora”. Uma leitura de Natal diferente!
Já me tinham dito que eram contos pequenos, no entanto há autores que não conheço, e decidi ler este mini-livro com várias histórias. E posso vos dizer que fiquei deslumbrada com algumas e até estava à espera de mais sobre a história contada. Minha nossa, a lista de autores portugueses para ler vai aumentando.
"Nove Contos (não) Tradicionais de Natal" reúne textos com intenções interessantes e algumas ideias criativas, mas o conjunto é irregular. Alguns contos funcionam melhor do que outros, e nem todos conseguem criar a atmosfera ou o impacto emocional esperado. Uma leitura agradável, mas que não deixa um eco duradouro.
Um livro de contos sobre o natal. Para além do cariz solidário que é de louvar, pude conhecer a escrita de alguns autores dos quais nunca li nada e fiquei com vontade de ler. Não gostei de todos os contos da mesma forma, mas foi uma boa leitura.
Não costumo escrever avaliações, mas queria clarificar que, para mim, este livro seria um 3,5, porque houve contos dos quais gostei bastante e outros dos quais não gostei muito. Espero que façam mais edições deste género.
Um livro de contos situados na época do Natal, onde uns gostei e outros não gostei assim tanto. (E sim, eu sei que ainda estamos longe do Natal, mas como são não tradicionais, e já estava há mais tempo na minha lista do Kobo pensei 'porque não?')
Se calhar não sou a maior apreciadora de contos, mas tendo em conta os escritores envolvidos e a época natalícia como cenário, tinha curiosidade. Uns que me tocaram mais do que outros, foi giro e diferente.