Neste livro, um dos maiores conhecedores de nossa música, jairo severiano, assumiu uma tarefa verdadeiramente enciclopédica: contar, em um único volume, os mais de duzentos anos de história da música popular brasileira. Para isso, estruturou a obra em quatro "tempos": formação (1770-1928), consolidação (1929-1945), transição (1946-1957) e modernização (de 1958 até os dias de hoje). Em cada uma dessas fases, o autor contextualiza historicamente todos os gêneros e movimentos, bem como os compositores, músicos e intérpretes que melhor souberam representá-los. Assim, o leitor tem a chance de assistir, como num palco, a uma sucessão de astros e movimentos de nossa música - talvez a mais importante manifestação artística nacional -, desde Caldas Barbosa, Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga, passando por expoentes da Época de Ouro como Pixinguinha, Noel Rosa, Carmen Miranda, Ary Barroso, Caymmi, Luiz Gonzaga, até a bossa nova de João Gilberto e Tom Jobim, a MPB modernizada de Chico Buarque, Milton Nascimento e Elis Regina, os revolucionários tropicalistas, a Jovem Guarda, os roqueiros dos anos 80, a música sertaneja, o funk carioca, Zeca Pagodinho e muito mais. Dotado de uma visão a um só tempo inspirada e objetiva, valendo-se de um estilo límpido e direto, e passando ao largo de todos os preconceitos, Jairo Severiano escreveu um livro que certamente se tornará referência na área.
Há um aspecto excelente deste livro que é se assumir não ser "a história e pronto". Ou seja, apesar de tudo o que é dito, tudo continua em aberto. Viva como qualquer história.
A dificuldade de leitura que pode existir para alguns é o fato de não ter um texto fluído. Ele conta a história e pronto.
O fim do livro, a última parte - comparada às duas anteriores - parece que foi escrita às pressas (no sentido de que o prazo está acabando, vamos logo com isso) e acaba ficando fora do padrão. Como numa corridinha, tudo fica frugal demais, sem qualquer tipo de aprofundamento. Uma pena.
Ainda assim, como uma obra de referência, para consultas, é fundamental.