"AS IDEIAS RADICAIS DE NIETZSCHE PROMOVERAM UM VERDADEIRO DESMONTE NA FILOSOFIA OCIDENTAL.
Friedrich Nietzsche é considerado um dos filósofos mais importantes do mundo. As ideias desse pensador alemão questionam a natureza humana, as noções de moral e as concepções religiosas, levando o leitor a interrogar campos diversos, como artes, política, religião e sociedade. Seu livro mais conhecido "Assim falou Zaratustra" sugere a morte de Deus e dos valores morais, além da necessidade de superação da natureza humana, ideia cristalizada no conceito de "super-homem".
A Coleção Saberes chega com o propósito de apresentar ideias e teorias de uma forma organizada, sintetizada e dinâmica. Em aproximadamente 100 minutos, é possível desvendar a mente de um filósofo e se familiarizar com suas contribuições para o desenvolvimento cultural e social da humanidade."
Coleção Saberes demonstra fielmente o passado de Nietzsche, desde quem o influenciou (Principalmente o trio: Sócrates, Platão e Aristóteles), o seu espírito crítico despertado pelo tempo de vivência (época de grande reflexão sobre valores modernos e tradicionais), a condenação que ele possuía pelo iluminismo, mas ainda sim reconhecendo a importância cultural; Uma de suas maiores obras (Assim Falou Zaratustra) e a imagem do "super-homem" deturpada pelo nazismo. O complexo pensamento crítico de Nietzsche sobre o cristianismo é muito bem analisado, e resumido da seguinte forma: • O cristianismo valoriza mais a vida espiritual do que a terrena > • Fazendo com que o homem se afaste de suas experiências reais > • Portanto, é uma ideia limitada que precisa ser combatida. A representação dos ataques de Nietzsche tanto ao estado, quanto a religião são muito bem representados: "as convicções são inimigas da verdade e mais perigosas do que as mentiras", pois para ele, quem aceita passivamente os valores transmitidos desde a infância, tem uma existência pautada pela limitação e repressão. Finalizar o livro mostrando as controvérsias do filósofo, como a misoginia presente nos seus dicursos extremamente radicais, ajuda no entendimento de diversos posicionamentos de Nietzsche. Em suma, todo o complexo pensamento dele é retratado de forma resumida, mas ao mesmo tempo muito bem explicada, fiel e verdadeira. Faz o leitor se apaixonar não pelo filósofo, e sim pela filosofia; e eu, me apaixonei.
Meu irmão me emprestou esse livro, com as anotações e marcações dele. Foi uma leitura rápida, o texto é realmente sucinto, com um apanhado das principais ideias de Nietzsche, sem se aprofundar demais em nenhuma delas. Eu nunca estudei esse filósofo, então não consigo atestar a qualidade ou precisão do que foi escrito, mas as fontes usadas eram sólidas, e foi um bom livro introdutório.
Nietzsche tem algumas ideias interessantes, mas não me encantei tanto quanto pensei que me encantaria. Ainda assim, ele teve um impacto enorme no Século XX, então eu realmente quero ler um livro dele algum dia e me aprofundar no assunto.
Cumpre o que promete: em alguns minutos, você terá um certo entendimento sobre as ideias de Nietzsche, seu contexto, influências e a quem influenciou. Tudo de forma bem resumida, evidentemente. É um sobrevôo sobre a floresta, que dá uma visão geral introdutória, mas para conhecer as árvores, será necessário ir ao chão e examiná-las com mais profundidade.
Obra fantástica sobre a vida e impacto desse grande filósofo nos vários séculos que se sucederam desde a sua vivência até sua morte. Material muito bem selecionado e organizado.
Para quem realmente não sabe NADA sobre o filósofo Nietzsche talvez sirva como uma pequena introdução, mas para quem já o conhece o livro é bem mediano.