Durante vários anos, Catarina Maia sofreu com dores menstruais agonizantes. Era como se, todos os meses, tivesse uma varinha mágica a trabalhar dentro do seu corpo, sem dó nem piedade. Continuamente, procurou ajuda. Continuamente, os médicos desvalorizaram: era mulher, estava a menstruar e as dores faziam parte. Era tudo «normal».
Não era. Nove anos após a primeira menstruação, Catarina foi diagnosticada com endometriose, uma patologia desconhecida e de difícil diagnóstico que afecta uma em cada dez pessoas que menstruam. Determinada a divulgar a doença, criou a página O Meu Útero, um espaço de partilha sobre endometriose e de combate à normalização das dores menstruais.
Baseando-se na evidência científica mais actual, e com recurso a testemunhos de médicos e especialistas, a autora reúne, agora, em livro, toda a informação a que gostaria de ter tido acesso, com noções úteis e claras sobre o que é a endometriose e quais os seus sintomas endometriose, como e onde procurar ajuda e quais os tratamentos para enfrentar a doença.
Nem todos os livros a que dou as 5 estrelas são necessariamente de leitura obrigatória (a maior parte não é), mas este definitivamente é.
É um guia informativo sobre uma condição que precisa de ser mais falada e melhor compreendida - a endometriose. Esta condição caracteriza-se pelo crescimento de tecido do endométrio em sítios onde não devia, o que pode conduzir a quadros de dores menstruais e/ou pélvicas, entre outros sintomas (ou até não ter sintomas). A autora do livro, Catarina Maia, tem esta condição e agregou neste livro a informação a que ela gostaria de ter tido acesso mais cedo - ou não fosse o processo de obter o diagnóstico um caminho longo e penoso.
Apesar de não ter sido escrito por uma pessoa com formação médica ou especialista na matéria, o livro foi revisto por um especialista em endometriose, e a Catarina tem o cuidado de fundamentar tudo o que é mencionado com citações de variados artigos científicos, apresentando as conclusões dos mesmos sempre com a devida cautela.
O livro está muito bem organizado, estando orientado à preparação e busca de um diagnóstico, criando expectativas realistas sobre o "caminho das pedras" que aguarda quem desconfia ter endometriose (ou adenomiose).
Não poderia também deixar de recomendar a página de Instagram da Catarina, que ela dedica a este tópico: O meu útero.
Dêem uma espreitadela ao livro e à página da Catarina, e não se esqueçam: dores menstruais incapacitantes, ainda que comuns, não são normais!
Sem dúvida um livro muito elucidativo do que é a endometriose, possíveis causas e possíveis métodos de alívio para as dores menstruais QUE NÃO SÃO NORMAIS ! Um livro para quem sofre desta doença e um livro para quem não sofre, mas que devia querer saber mais. Há um mundo por descobrir e este livro já tem muita informação pertinente.
Sigam @omeuutero no instagram para o trabalho incrível da Catarina 😘
Felizmente não sofro de endometriose e adquiri este livro para aprender mais sobre a doença. Terminado, concluo que todos deviam ler este livro para perceber que Endometriose é mais do que umas 'dorzinhas de período' e que não pode continuar a ser desvalorizada! Obrigada Catarina por esta enciclopédia maravilhosa!
Obrigada, Catarina, por nunca teres desistido de sublinhar que as "dores menstruais não são normais" e teres lutado tanto pelo reconhecimento da endometriose e da adenomiose, doenças associadas à dor aquando do ciclo menstrual.
Sigam @omeuutero no Instagram e apoiem o trabalho da Catarina! . 4,5
Um livro que se lê com extrema facilidade e mesmo para quem não sofra da doença, ajuda a entender tantas outras coisas ligadas aquilo que deveria ser a rotina da vida de todas as pessoas com um útero, fazer consultas da especialidade e ter um(a) médico(a) em que se confia!