Jump to ratings and reviews
Rate this book

Velhos Lobos

Rate this book

Paperback

Published January 1, 2022

1 person is currently reading
44 people want to read

About the author

Carlos Campaniço

12 books9 followers
Carlos Campaniço nasceu em Safara, no concelho de Moura, em Setembro de 1973.
É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, pela Universidade do Algarve, onde adquiriu também o grau de Mestre em Culturas Árabe e Islâmica e o Mediterrâneo. Vive há dezassete anos em Faro e é Director de Programação do Auditório Municipal de Olhão, o mais recente teatro do Algarve.

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
22 (44%)
4 stars
14 (28%)
3 stars
10 (20%)
2 stars
2 (4%)
1 star
2 (4%)
Displaying 1 - 9 of 9 reviews
Profile Image for Monica Cabral.
250 reviews50 followers
May 9, 2023
Numa zona rural do Alentejo profundo em pleno Estado Novo,  vivem duas famílias que se odeiam : os Velho e os Lobo.
No Montinho vive a família Velho, uma família extremamente pobre e que tem como patriarca Jacinto Velho, um homem rude, analfabeto e que não aceita ser subserviente de ninguém,  a sua mulher Maria Barnabé,  uma mulher simples com uma força interior extraordinária, é a curandeira local e está sempre pronta a ajudar quem precisa de um conselho ou de uma mezinha. Com o casal Velho vivem ainda os seus 6 filhos.
No Monte do Azinhal vive a família Lobo, o patriarca Francisco D'Almeida Lobo é um rico latifundiário, um homem com um temperamento difícil, não permite que lhe desobedeçam e não dá liberdade de movimentos quer à sua mulher Lurdes e muito menos à sua jovem filha Esperança atirando-as para o total isolamento na sumptuosa mansão que construiu no monte.
A história destas duas famílias é-nos contada por Sebastião Velho o filho de Jacinto e Maria, agora com 60 anos. Recorrendo à sua memória vai-nos contando como e porque é que começou o ódio entre as duas famílias,  ódio este que ganhou uma outra dimensão quando Moisés o primogénito dos Velho aceitou ir trabalhar para o rival do pai. Com esta atitude Moisés vai trazer consequências catastróficas para ambas as famílias que nunca mais recuperarão.
Velhos Lobos é uma saga familiar sobre a luta de classes,  o ciúme,  a traição mas é sobretudo sobre a solidão,  a solidão que nos é imposta e a que  impomos a nós mesmos . É uma história bem portuguesa, um livro extremamente bem escrito,  com vários segredos por desvendar e que nos retrata com mestria as agruras da vida de quem nada tem e das consequências nefastas da maldade e tirania de quem tudo pode.
Profile Image for Elisa Santos.
395 reviews1 follower
September 28, 2022
Uma história (estória) portuguesa com certeza!
Famílias rivais num monte alentejano onde há de tudo menos amor. Foi a emoção mais negada.
Escrita fantástica e uma saga familiar interessante. Recomendo vivamente
Profile Image for Cristina Delgado.
255 reviews72 followers
October 5, 2022
Aposto que muitos de vocês nunca ouviram falar de Carlos Campaniço! Ou, pelo menos, não da forma que ele merece! A sua escrita remete-nos para ambientes rurais, nossos, e uma das suas obras possui um toque de realismo mágico. Depois de se entrar nesses mundos é difícil de lá sair. Aconteceu-me isso em "Os Demónios de Álvaro Cobra".

Neste "Velhos Lobos", o realismo mágico não está presente. Presente está a escrita viciante de Campaniço, as histórias de vizinhos rivais, os ódios intemporais de famílias que lado a lado vivem anos de guerras que parecem não ter fim. E a solidão. Uma solidão profunda, marcada pela quase inexistente vida social, que parece instalada no dia a dia dessas gentes.

Algures no Alentejo, num tempo em que os automóveis não povoavam os lugares, de contrabandistas e refugiados espanhóis a monte, de telegramas que anunciavam as boas novas, sobretudo as más, duas famílias partilham ódios profundos e amores estranhos.

A família Velho e a familia Lobo - uma pobre, outra rica - que, piores que velhos lobos, se atiçam com quesílias toda uma vida e passam aos seus descendentes esse desamor, esses ciúmes e esse ódio que sentem uma pela outra e que é vivido também dentro de cada família.

Vale tanto a pena conhecer os segredos que estão por detrás destas duas famílias! Que amores se escondem dentro desses ódios?
Profile Image for Marta Silva.
306 reviews108 followers
July 8, 2023
Uma história muito bem escrita sobre duas famílias rivais em que as suas vidas se entrelaçam durante anos, criando ódio, rancor, ciúme, vingança e desamores.
Com personagens bem construídas, a leitura é também levada pela expectativa de desvendar os seus segredos.
Recomendo!
Profile Image for Luís Queijo.
322 reviews28 followers
August 31, 2023
Ainda que o tenha achado o mais fraco dos livros que já li do autor, Carlos Campaniço não defrauda com a sua escrita descritiva (sem exageros) dos ambientes rurais (que no caso são alentejanos mas que poderiam ser de qualquer outra região isolada do país) e de outros tempos. Nesta narrativa mostram-se “as dores” de quem nada tem, em contraposição (ou não) com os abastados e que, para mim, não funcionou tão bem como os anteriores (excepto as Viúvas de Dom Rufia que ainda não li) pelo ritmo monocórdico do desenrolar da história, até ao final.
De qualquer forma, é sempre um prazer ler Carlos Campaniço.
Profile Image for Jose Santos.
Author 3 books168 followers
September 28, 2022
Uma fabulosa saga familiar passada no Alentejo. Uma história de duas famílias muito diferentes que partilham uma terra e cujas vidas seguem emparelhadas como dois cavalos que se odeiam. Boas personagens, magníficas descrições dos lugares, dos tempos e do passar do tempo, lento e abrasador. Os acontecimentos trágicos que unem as duas famílias fazem com que não se consiga parar de ler. Uma leitura obrigatória. Do melhor que se faz agora em português.
Profile Image for Vera Sopa.
748 reviews72 followers
July 10, 2022
Sebastião Velho na casa dos sessenta anos, recorda a voz de menino que brincava na azinheira grande a mais clara das suas memórias embrulhadas numa espécie de sono e de espera. E logo começa...

Romance de época da nossa gente. Mundos tão dissemelhantes que nos parecem mais recuados e que Campaniço recupera com mestria num escrita que encanta, expressiva e bela, com uma sonoridade que apetece ler e reler para melhor apreciar.

A solidão dos campos e o silêncio afetam a vida de duas familias vizinhas desavindas, uma pobre e outra rica, em que o ciúme de um e o desejo do outro não permitem acertos. E com o passar dos anos tanto se deu na vida destas duas famílias e apenas Jacinto Velho soube o que era a verdadeira riqueza.
Profile Image for Sónia.
598 reviews55 followers
August 31, 2024
Este é daqueles livros que nos deixam com um amargo de boca por terminarem. Por querermos mais e mais, de tão bom que é. Uma estória bem construída, muitíssimo bem escrita (achei a forma de escrita absolutamente soberba, irrepreensível) e com uma caracterização extremamente bem feita das personagens.

Um drama rural, do Alentejo de outros tempos, mas que nos faz avivar memórias de relatos antigos.

Numa altura em que gravitam por aí novos escritores portugueses, alguns numa quase aparição frenética, qual fast food literário, é de salientar a escolha daqueles de nos tocam no âmago. Por tudo o que disse acima...
Só li esta obra de Carlos Campaniço, mas termino-a com a certeza de que não será a última. Assim como, este é um exemplo de livro que, mais tarde, relerei...
Displaying 1 - 9 of 9 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.