Nesta narrativa epistolar, os leitores vão explorar um mundo repleto de mistério, aventura, novas amizades e as maravilhas que uma mente aberta e um bom coração podem nos trazer.
Quando tio Ademar chega na casa de Vítor, todos gostam dele logo de cara. Supostamente um parente distante, ninguém desconfia de sua identidade, e ele vai ficando, ficando… Mas basta os pais de Vítor viajarem para o tio deixar de ser superlegal e começar a se comportar de um jeito bem esquisito.
Vítor fica muito preocupado com a situação e, sem conseguir se comunicar com os pais ou com os amigos, recorre ao anúncio de uma sociedade secreta milenar que se comunica através de cartas, a 1001 Fantasmas.
Para escapar de Ademar, o garoto vai precisar seguir os conselhos de seus novos amigos e de Guimarães, um fantasma que mora em sua casa e aparece para ajudá-lo. Logo ele vai aprender que o verdadeiro perigo não está nos fantasmas, mas nos próprios seres humanos.
Dr. Heloisa Prieto is one of Brazil's most celebrated children and YA authors. She has sold over two million books in her native country. Her Mano series of YA novels inspired the Time Warner movie “The Best Things in the World”. She recently published 1,002 Ghosts and, in 2022, she had 8 titles selected for the PNLD Public Book-Purchasing Programme, including The Wind Riders, a magical realism novel co-written with Irish writer and illustrator, Adrienne Geoghegan. She has spent a lifetime researching myths and legends-both ancient and modern-and organizing and curating collections of cross-cultural interest. She has created and organized numerous creative writing workshops for children, teenagers, and adults. Heloisa also has a PhD in French literature (University of São Paulo) and a master's degree in semiotics (Catholic University of São Paulo).
Her 92 titles include fantasy, fairy tales, gothic novels and contemporary fables and daily life fiction.
---
Nasceu em São Paulo, em 1954. É formada em Letras e mestra em comunicação e semiótica. Heloisa iniciou sua carreira de escritora quando contava histórias para crianças pequenas na Escola da Vila, em São Paulo. Atualmente tem cerca de quarenta livros publicados, a maioria pela Companhia das Letrinhas
Solicitei esse livro na Netgalley despretensiosamente, achei a capa bonitinha, achei a sinopse bem gostosinha e como é um livro infantil, sabia que a leitura seria rápida e era tudo o que eu estava precisando para dar uma aliviada nos livros longos.
Eu gostei bastante da escrita da autora, ela consegue desenvolver bem a história e seus personagens de forma bem divertida, entregando aos poucos os mistérios presentes no livro, a história é toda contada em formato de troca de cartas e eu gostei bastante desse formato. A Leitura é realmente muito gostosa e fluida, li o livro bem rápido, mais rápido do que esperava.
Gostei bastante do protagonista, que inicia inocente, bobo e medroso e aos poucos vai desenvolvendo coragem e força em meio aos acontecimentos da história, mas sem dúvidas quem realmente rouba o holofote do livro são os personagens secundários e suas histórias, que para mim são as melhores partes do livro.
No total eu gostei da leitura, porém, achei o final um tanto corrido e de fácil resolução, esperava um pouco mais de movimento e ação para a resolução do problema final, mas, fora essa questão foi um leitura muito divertida, rápida e que sem dúvidas me prendeu.
Li este livro graças a Companhia das Letras e ao NetGalley que me disponibilizaram um exemplar digital desta obra. 1001 Fantasmas é um livro infantil que foi relançado em 2022 e é narrado de forma epistolar, ou seja, por meio de cartas, artigos de jornais e até e-mail. A história se passa em 2001 e o protagonista é o Vítor, um menino que se vê ameaçado quando um impostor passa a viver em sua casa. Quem pensa que os fantasmas são os vilões da história está muito enganado! Aqui eles te fazem ter mais medo dos vivos haha No geral, a história é simples, dinâmica e bem escrita. Aquele tipo de narrativa que te instiga a ler por horas a fio. Recomendo muito, principalmente para quem tem ou teve medo do escuro e de assombração.