Jump to ratings and reviews
Rate this book

No Sonho Selvagem do Alquimista

Rate this book

COMO É QUE O SISTEMA FINANCEIRO INTERNACIONAL CONDICIONA AS NOSSAS VIDAS?


Em 2007, os bancos portugueses concederam 94 mil milhões de euros em novos empréstimos. De onde veio todo esse dinheiro? Dez anos depois, oito em cada nove desses euros emprestados tinham desaparecido dos balanços dos bancos. Para onde foram?


Há algo de alquímico nos processos de criação, reprodução e destruição de dinheiro. No Sonho Selvagem do Alquimista explica como se cria moeda através do crédito bancário, quem controla essa força e o que a torna uma ameaça à sociedade e à economia.


A História mostra‑nos que todas as sociedades se depararam com a difícil tarefa de controlar as forças do crédito e que só o Estado, mesmo que precariamente, tem conseguido fazê‑lo. A «banca‑sombra», que trouxe a crise financeira de 2007/8, resulta da transformação do Estado social do pós‑Segunda Guerra Mundial em segmentos mercantilizados e sujeitos ao delírio de especuladores. É o desejo do alquimista tornado realidade. Como salvar o mundo deste pesadelo?

336 pages, Paperback

First published December 1, 2021

30 people are currently reading
145 people want to read

About the author

Mariana Mortágua

11 books26 followers
MARIANA MORTÁGUA nasceu em Alvito, a 24 de Junho de 1986. É licenciada e mestre em Economia pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e doutorada em Economia na School of Oriental and African Studies (SOAS) da Universidade de Londres. É deputada à Assembleia da República, pelo Bloco de Esquerda, e professora convidada no ISCTE. É co-autora, entre outros livros e artigos, de A Dividadura (2012), Europa à Beira do Abismo (2014), Privataria (2015) e Manual de Economia Política (2021).

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
21 (25%)
4 stars
48 (57%)
3 stars
9 (10%)
2 stars
6 (7%)
1 star
0 (0%)
Displaying 1 - 9 of 9 reviews
Profile Image for Francisco.
561 reviews18 followers
October 3, 2022
With a title that sounds more like a fiction novel than what it really is, a non-fiction book about currencies and the history of currencies, it is a fascinating book and an infuriating book at turns. Mortágua proposes to give us some answers as to how we got the the economic position we are in today through the history of how money moves around and how it is created.

It's here that the title makes sense, even the Alchemists' had to turn something into gold, lead or other base metals, banks and shadow-banks, however, turn nothing into gold, or even less than nothing when debt and credit is transformed into money. 

Mortágua charts how money was created historically, from early banking in Medieval and Renaissance Italian city-states to our current crises, helping contextualise the messes we get ourselves into due to what are, now, essentially imaginary numbers moving through computerized systems. What she also makes a great point of showing is how states giving up control of their monetary policy to private, "independent", or supra-national (as in the European Central Bank) institutions is a recipe for disaster, one which has been particularly cruel to the Southern European countries which were dragged into the Euro being now unable to react to crises through their own monetary policies. An essential book, particularly for the Portuguese economic reality, but not only, and perfectly accessible to laymen without needing much more than the basic understanding of economic and political systems to understand.
Profile Image for Inês.
113 reviews
January 3, 2023
Um livro sobre como o sistema financeiro internacional condiciona as nossas vidas. Gostei bastante de mergulhar na história e origem das mais famosas crises financeiras como a de 1929 ou a crise de 2007/2008. Também gostei da parte inicial sobre os primórdios da moeda, dos bancos, do crédito, da bolsa de valores, o papel do estado e dos bancos centrais na economia, etc.

Penso que vale a pena não só pelo contexto histórico muito interessante, mas por explicar mecanismos complexos da teia financeira que muitas vezes não são compreendidos de forma clara por quem não é da área.

No entanto, com tantas camadas de conceitos abstratos, é fácil perdermo-nos. 4 estrelas por ter achado um capítulo ou outro pouco relevante e até entediante
Profile Image for Henrique Vogado.
252 reviews4 followers
September 2, 2023
Um livro muito interessante sobre o mundo virtual da alta finança.
A moeda que é electrónica, os títulos que existem porque alguém confia neles. Há capítulos que são dificeis de ler para se conseguir perceber as redes dos bancos-sombras, investimentos com coisas que não existem senão nos computadores e na confiança dos investidores.
O livro faz um retrato histório sobre como surgiram os bancos comerciais, os bancos centrais e os bancos de investimentos. Quem pensa que o crash bolsista de 1929 foi único, houve muitos nos séculos anteriores. Era só preciso uma boa ideia, convencer as pessoas a investir, crescer a especulação e fugir. Nesta parte o livro é muito bom e a autora faz uma boa revisão histórica. A partir do final do século XX e começo do XXI torna-se confuso. Não porque seja assim o livro, mas os acontecimentos o são. As razões da crise de 2008 e porque iremos continuar a ter crises.
Um livro que promove explicações para as ligações aos factos históricos.
Recomendo a pessoas da área financeira, porque metade do livro pede noções de Economia.
Profile Image for Catarina Ramos Pereira.
12 reviews1 follower
February 28, 2022
Bem escrito e com uma base sólida de factos históricos e estudos. Uma excelente introdução à economia e moeda para quem não tem background nenhum como eu. Contudo, é fácil perdermo-nos em conceitos e palavras que nunca antes ouvimos.
Profile Image for Diogo Almeida.
12 reviews
March 23, 2023
“…No final de 2019, a dívida global era de 255 biliões de dóla-res, 322% do PIB mundial. Mais 87 biliões de dólares que em 2008, o ano da crise financeira. No final de 2020, também sob os efeitos da pandemia de COVID-19, esse valor tinha saltado já para 28r biliões dólares, 356% do PIB mundial… A confiança, enquanto fenómeno social, não é um produto de geração espontânea… “A confiança, enquanto fenómeno social, não é um produto de geração espontânea.”
Profile Image for Catarina Pardal.
19 reviews3 followers
May 23, 2023
Muito interessante e bem escrito, com explicações claras e exemplos acessíveis (no sentido de fácil compreensão). No entanto, não considero que seja leitura fácil para quem não tem bases mínimas de economia/finanças. Há muitos conceitos que Mortágua assume que o leitor conhece.
Dá também luzes sobre como o sistema financeiro português pertence a uma mão cheia de famílias desde sempre protegidas pelo Estado e pela banca - só este capítulo compensa a leitura do livro.
Profile Image for Joaobispo.
61 reviews
February 19, 2022
Um livro sobre história da economia, com foco nos bancos e no sistema financeiro. Acessível e interessante, recomendo
Profile Image for Diogo Pereira.
18 reviews1 follower
August 19, 2022
MRMortagua explica os meandros da banca, finança e dos seculares interesses por detrás da economia e política que gere as nossas vidas. 💰 Recomendo!
Profile Image for Teresa C.
2 reviews
June 17, 2025
Mais desafiante para quem não tem bases de economia, requer mais paciência e algumas pesquisas e leituras paralelas, ainda assim, vale muito a pena ler.
Displaying 1 - 9 of 9 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.