Jump to ratings and reviews
Rate this book

Quando os mortos falam

Rate this book
Verena Castro pediu exoneração do cargo de investigadora na DHPP quando sua filha mais nova foi assassinada. Quatro anos depois, sua vida toma um rumo inesperado quando recebe o telefonema de um médium, indicando um corpo e sua localização. Envolvida na investigação de forma clandestina com a ajuda do melhor amigo, Caio, Verena logo descobre que há um maníaco na cidade de São Paulo, replicando as cenas de homicídio mais perturbadoras dos filmes clássicos de horror - e a próxima vítima pode ser alguém que ela ama.

329 pages, Kindle Edition

Published August 17, 2021

4 people are currently reading
210 people want to read

About the author

Cláudia Lemes

32 books36 followers

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
92 (44%)
4 stars
81 (39%)
3 stars
25 (12%)
2 stars
4 (1%)
1 star
4 (1%)
Displaying 1 - 30 of 39 reviews
Profile Image for Rafael Isidoro.
Author 13 books45 followers
November 17, 2022
E a Pam acertou de novo na indicação.

Gente, que livro foi esse. Adorei a profundidade das personagens, a forma como as histórias individuais se misturam com o plot e a velocidade que a história ganha ao chegar perto dos 70%. É um momento que vc simplesmente não consegue mais largar o livro.

Eu amei a ambientação (livro ambientado no Brasil >>>>) e fico imaginando o TANTO DE PESQUISA que a autora precisou fazer. Ela mergulha no universo policial e traz vários detalhes não só da rotina, mas também de procedimentos sem deixar que a narrativa perca o fôlego.

Não achei a história perfeita. Teve algumas coisas que me incomodaram, como a morte de uma personagem na metade do livro. Ficou parecendo que foi uma morte pra fazer a trama andar, e não que a trama levou até a morte. Mas ainda assim, não foi algo que me incomodou a ponto de atrapalhar a leitura ou imersão.

Enfim, recomendo se vc gosta de uma história policial.
Profile Image for Lu.
171 reviews1 follower
September 24, 2024
Me prendeu do começo ao fim, li em 3 dias. Não conseguia parar de ler!
Claudia escreve muito bem!
Profile Image for Jéssica Milato.
23 reviews
January 11, 2022
Meu segundo livro de 2022 também foi um suspense! E que suspense.
Quando os mortos falam, conta a história de Verena, uma ex investigadora, que teve a filha assassinada e que agora convive com crises de pânico. Afastada há 4 anos do meio policial, ela recebe uma ligação pouco casual, de um médium diz a ela que tem notícias sobre sua filha. Obviamente ela não acredita, afinal não é da crença de todo mundo que os mortos falem! Porém o médium passa a ela a localização de um corpo e o nome do morto. Ela liga para a polícia e realmente encontram o corpo.
Esse corpo acaba sendo associado a um serial killer que mata suas vítimas copiando filmes de terror. A partir daí que o livro fica bom! É montada toda uma operação para parar essa pessoa e Verena poder descobrir se ele é o assassino de sua filha!
Vou parando por aqui para não dar spoiler. Mas não pensem que a história fica só nisso. Tem amor, amizade, confiança… A autora soube dosar tudo para que no final tivéssemos um livro que só nos deixa soltar o ar no final. E que final!

Ficha técnica
Quando os mortos falam
Autora: Cláudia Lemes
Publicação: Editora AVEC
Ano de lançamento: 2021
Valor: 22,41 ou gratuito pelo unlimited
Páginas: 241
Tempo de leitura: 8 horas
Profile Image for João Antônio.
38 reviews
December 7, 2025
A sinopse desse livro é bem interessante, mas confesso que não esperava muita coisa. Porém, me surpreendi - o livro tem uma escrita muito boa, me lembrou muito a escrita do Stephen King (construção de alguns personagens, descrição das cenas etc).

Para um fã de filmes de terror como eu, me agradou muito ler as referências a alguns dos meus filmes favoritos (Halloween, Bone Tomahawk, Exorcista, Massacre da Serra Elétrica etc). O livro é bem violento e descreve alguns crimes bem horripilantes, o que me manteve bem engajado e surpreso com o nível de gore.

Apesar desses pontos, não foi uma experiência perfeita - acho que houve um excesso de personagens e plots para um livro de menos de 250 páginas, de modo que o fechamento de algumas dessas histórias ficou corrido e alguns personagens permaneceram superficiais (ou chatos, todos menos os dois protagonistas - Verena e Caio - são). E tem algumas partes que me incomodaram, por serem comentários sociais nada sutis, onde a gente consegue claramente ver que é a visão da autora sendo falada através de pensamentos aleatórios de personagens, e também tem várias cenas de sexo totalmente desnecessárias. Também não gostei de envolver aspectos sobrenaturais na história.

Apesar desses detalhes, foi uma ótima leitura, e certamente irei experimentar outras obras da Cláudia Lemes.
Profile Image for Helena Faria.
57 reviews
January 24, 2024
Thriller nacional com referências ao cinema de terror mundial, mas que respeita a ambientação a que se propõe. Achei a história muito boa, apesar de uma barriga cansativa ali pelo meio do livro.

"Nenhuma vida é fácil, Zuza. Não importa o caminho que você for escolher, sempre vai ter uma parte dele que vai ser difícil."
Profile Image for mary.
1,472 reviews34 followers
October 11, 2021
bem escrito e rápido de ler mas eu esperava alguma coisa a mais.
Profile Image for Carol Godoy.
114 reviews
January 29, 2023
4,5 ⭐️

História muito bem construída e amarrada. Tem serial killer, muitas referências a filmes de terror e sessões espíritas. Recomendado! Tá disponível no Kindle unlimited
Profile Image for Paulo Vinicius Figueiredo dos Santos.
977 reviews12 followers
July 3, 2022
Dois crimes bárbaros tiram a movimentada cidade de São Paulo do normal. Crimes que não são comuns em metrópole conhecida pelo seu lado sombrio. Caio, um policial do DHPP, tenta descobrir o responsável pelos crimes e se assusta ao descobrir que eles podem estar interligados. Isabela, a delegada, tenta não criar ilusões de que se trataria de um serial killer. Enquanto busca manter as aparências de um crime comum, em sua vida íntima, vive um tórrido caso com Caio. O que parecia ser apenas um momento de alívio sexual para os dois, lentamente se torna algo mais. No centro de tudo temos Verena, que foi uma policial badass que acabou abandonando sua vida combatendo o crime após sua filha ser brutalmente assassinada e o caso ser arquivado por falta de pistas. Ela nunca conseguiu se recuperar disso e desenvolveu um tipo de fobia de estar em público e há meses não sai de casa. Casa essa que ela divide com sua esposa Karina e onde ela passa o tempo caçando pedófilos nas redes sociais. Só que estes dois casos parecem ter conexão com ela, principalmente quando um estranho homem chamado Walter Kister liga para ela dizendo ter uma mensagem de sua filha morta.

Antes de mais nada, meus caros leitores e leitoras, atentem ao aviso de gatilho logo no começo do livro. Não é brincadeira. Tem sexo, muita dose de violência, assassinatos macabros, e alguns momentos bem tensos. O aviso não está lá à toa.

Posto isso, a Cláudia está maravilhosa neste livro. Sem dúvida alguma, o melhor livro que li dela. E isso porque não sou fã desse gênero de histórias. Mesmo assim, ela conseguiu me enredar por mais de duzentas páginas de muita tensão e personagens que são vívidos demais para eu não achar que eles não sejam reais. Talvez este seja um dos pontos fortes deste romance: o quanto ela investiu tempo e esforço em criar personagens tridimensionais. Nenhum deles é um personagem idealizado, sendo que todos tem suas qualidades, defeitos, medos e ansiedades. Isso dá corpo e solidez àquilo que ela pretende trazer na narrativa. A autora alterna entre os pontos de vista de cada um dos personagens, sendo uma narração em terceira pessoa, mas daquela mais próxima a qual vivenciamos o que os personagens estão enxergando. Outro destaque que posso apontar na escrita da Cláudia é o quanto os diálogos soam naturais. E isso é algo difícil de ser feito, principalmente quando se trata de explicar os processos de inteligência necessários durante a investigação de um crime. As falas soam corriqueiras e a entonação e a cadência fluem como uma luva. Mesmo em capítulos que possuem um número maior de informações e explicações, estas não soam chatas e enfadonhas, como se fosse uma grande aula. Nada disso... há inflexões nas vozes dos personagens, seja Isabela com um tom mais agressivo, Caio e seu jeito mais calmo e equilibrado ou Verena e seu desespero.

O mistério em torno das mortes envolve boa parte da narrativa e vamos sendo levados em um jogo de gato e rato. Cláudia conseguiu fazer com que esta parte fosse interessante ao mesmo tempo em que nos mostra todos os problemas de uma investigação policial mais séria no Brasil. Tem toda uma série de críticas presentes entre linhas, como os atrasos nos laudos, a contaminação das investigações, o desinteresse de outras delegacias, as politicagens. Tudo com um tom ácido e de ironia que já fazem parte da linguagem da autora. Aliás, a narrativa dela me fez pensar imediatamente em Rubem Fonseca e sua maneira de nos mostrar uma cidade decadente e policiais precisando lidar à sua maneira com o antagonista da trama. Claro que Fonseca possuía uma linguagem muito mais crua enquanto que a Cláudia é descritiva em certos momentos, algo que incomodaria muito nosso velho autor de literatura policial. Sinceramente, prefiro o estilo da Cláudia porque ela dá mais corpo à história.

A situação de psicológica de Verena durante a narrativa nos deixa apreensivos. Ver o quanto ela se sente impotente diante das coisas que estão acontecendo é um sinal de força e fraqueza ao mesmo tempo. Mas, essa vulnerabilidade de Verena, apesar de seu exterior forte, é o que torna a personagem tão apaixonante. Porque a gente acompanha esses momentos com ela: sofremos a seu lado, choramos, ficamos com raiva. Ela tem total consciência de suas fragilidades e ela faz aquilo que o seu corpo, em modo de sobrevivência, manda fazer. Em seu coração, ela sabe que precisa mudar, que precisa dar um passo adiante. A relutância em fazer isso é devido às cicatrizes que se encontram ali. E ela vê o mínimo de normalidade que ela conquistou ao longo dos anos, escapando de suas mãos. Seu casamento com Karina, sua aceitação da morte de Luisa, a segurança e bem-estar de seu filho e até sua própria sanidade. Esse é o melhor tipo de personagem: aquele no qual trilhamos um caminho de redenção e superação junto com ele.

Não falei ainda do aspecto "sobrenatural" da narrativa. E achei importante a autora não cair no erro de fazer com que a história caminhasse para um caminho fantasioso demais. Cláudia conseguiu manter os pés no chão embora tenha sido capaz de nos apresentar parte do mundo por trás do espiritismo. O quanto eles sofrem preconceito da parte de pessoas leigas e como existe todo um sincretismo na maneira como eles lidam com as pessoas que já se foram. Zulma é uma menina que tem habilidades como medium desde pequena, mas ela não aceita isso em sua vida. O que para muitos é um chamado, para ela é um fardo. Ela só quer ter uma vida normal. Já Walter apenas deseja aquilo que é melhor para a sua neta e entende as suas resistências. Infelizmente, para determinadas coisas na vida, não existe uma solução simples. Gostei bastante da maneira como a autora conduziu essa parte da trama e a integrou à narrativa principal.

Já Caio e Isabela formam outro grupo narrativo e vemos como os dois dançam uma valsa em que algum dos dois vai ceder primeiro. Quem vai demonstrar seus sentimentos pelo outro? Caio luta com seu coração fraturado por causa do caso de Luisa que ele não foi capaz de resolver com sua antiga parceira, Verena. Ele se entrega a uma louca relação com sua superior onde ao mesmo tempo em que ele se envolve com uma mulher sedutora, ele entorpece seus problemas. Por outro lado, Isadora sacia seus desejos sádicos que se revelam depois ser uma manifestação de sentimentos mais profundos de seu coração. Na sua perspectiva, os homens são seus brinquedos, mas esse tal de Caio tem um algo a mais que ela não sabe explicar. E quando ela descobrir a resposta, vai ser como um botão sendo apertado subitamente que vai dar vazão a toda uma torrente de sentimentos que haviam sido represados.

Esse é um daqueles livros super redondinhos onde a autora é habilidosa o suficiente para cobrir todas as arestas do que ela pretendia fazer. Com diálogos muito bem executados, personagens instigantes e que possuem inúmeras camadas, ela mostra a força de sua escrita em uma narrativa violenta, cruel e ao mesmo tempo emocional no sentido de personagens que precisam fazer as pazes com seu passado para conseguir seguir em frente. Mas, antes precisarão viver uma história de terror digna do cinema.
Profile Image for Syl S. Tobaldini.
34 reviews2 followers
October 16, 2021
Um thriller nacional excelente, com personagens marcantes e muito bem ambientado. A trama é super envolvente, para quem gosta de investigação criminal, serial killers e um bom toque de sobrenatural é um prato cheio. Cláudia Lemes fez um trabalho impecável ao representar na ficção o trabalho policial brasileiro, além de tratar de forma respeitosa as questões do espiritismo que permeiam a história. Eu realmente adorei o livro e fico na esperança de ver novas histórias envolvendo alguns desses personagens.
Profile Image for Simone Machado.
22 reviews
October 13, 2021
Claudia se superou nesse thriller que foi um dos melhores que li esse ano. Personagem, enredo, intriga, tensão, tudo perfeito!
Profile Image for Debora.
587 reviews2 followers
March 12, 2025
A premissa é bem legal, achei massa que a autora baseou os crimes em filmes de terror famosos, mas faltou desenvolvimento.

Acho que o livro precisava ser um pouco maior, com mais ênfase nos crimes e no caminho para encontrar o assassino; para dar mais profundidade para os personagens também. A motivação do criminoso foi fraca.

Alguns diálogos são bem artificiais, muito palavrão desnecessário. Acho que o bandido foi desmascarado fácil demais, mesmo que ele quisesse ser encontrado.

Achei a Verena bem parecida com a Verônica (Bom dia, Verônica - Raphael Montes) no quesito arrogância e impulsividade. Contudo, no desenvolvimento da história, ela se mostrou frágil e apareceu pouco. Só no final ela deu um gás. Aliás, o ato final foi bem gostoso de ler, bem empolgante.

Fiquei chateada que a história da filha da Verena foi jogada para pano de fundo e a forma como a verdade foi descoberta foi bem rasa.

A ideia de colocar a mediunidade na história foi bem bacana, mas acho que também poderia ser melhor aproveitada, com os espíritos ajudando com dicas para pegar o criminoso ou algo assim.

A escrita da autora é fácil e rápida de ler. Gostei das partes que ela inseriu reportagens de televisão, os repórteres noticiando os crimes; deu um toque de realismo bem legal.

Pode até ser um plot batido, mas a história é boa e, repito, se tivesse mais desenvolvimento, ficaria top demais. Fiquei muito feliz por termos uma escritora nacional criando algo com tamanho potencial. Pretendo ler outros livros da autora.
Profile Image for Morgana W..
30 reviews
December 5, 2025
Terceiro livro lido de Cláudia Lemes, e é incrível como é uma autora diferenciada. Mais uma vez nos agraciando com uma escrita muito própria, que aproxima e é extremamente envolvente.
Esse foi o melhor livro dela que li até agora, a forma descritiva como narra-se os sentimentos dentro dos acontecimentos em tempo real, é muito incrível.
Ao mesmo tempo em que sinto que faltou um quêzinho de drama na morte da Luisa, não tem como isso ser um demétrio do livro em nenhuma ótica, porque a vida é assim, sem grande desenvolvimento, e as vezes uma pessoa morre atoa, por ser parente de alguém devendo agiota. E acaba por desencadear a queda brusca de alguém que vive em função do sofrimento causado. Tem algo mais vida real que isso?
A construção do assassino foi surreal, em todos os âmbitos, a história de vida nauseante, a personalidade podre que se construiu em cima disso, o sadismo. Cláudia é simplesmente monstra em construir personagens grotescos, leria mil livros de perseguição policial que ela escrevesse. Graças aos céus, é uma autora de suspense.
Fiquei extremamente aflita na quase morte do Caio, mas da Verena eu quase torci um pouco. Definitivamente uma personagem que me irritou demais. Manipuladora e inconsequente, mas que eu entendo que é uma mulher em frangalhos, um caco, então eu não posso julgar.
This entire review has been hidden because of spoilers.
Profile Image for Isis Machado.
67 reviews1 follower
December 1, 2022
um suspense brasileiro que conta a história de um serial killer absurdamente brutal que se inspira em filmes de terror, como resistir?
fui fisgada pelo texto de Claudia Lemes logo de cara, com uma escrita fluida, de leitura veloz, que com crescentes de expectativa me fazia acreditar e desacreditar no futuro da história. a ambientação paulista, os policiais desacreditados do sistema, personagens com histórias cativantes e, em sua maioria, tristes, trouxeram uma autenticidade ao livro muito especial.
e apesar de ter muitas passagens cruéis por conta dos assassinatos detalhadamente descritos, essa história fala muito sobre a força das relações que construímos nos mais variados ambientes, seja com familia, amigos, cônjuges. é sobre luto, perseverança, saúde mental, amor e, sobretudo, instinto.
tem coisas na vida que palavra nenhuma consegue explicar, mas o que a gente faz revela absolutamente tudo e eu acho que Quando os Mortos Falam é sobre esses momentos.

4.5 ⭐️
Profile Image for Pamela Persson.
26 reviews
December 22, 2025
What a great book! A well-structured crime thriller with excellent development of its two main characters. The supporting cast, although underdeveloped—and in some cases clearly unnecessary—never becomes irritating, which is a positive point.

The villain is also well crafted, with a consistent narrative and very plausible motivations, at times evoking the horror films the story so often references.

The ending works, even if it is predictable. The mystery surrounding the murder of Verena’s daughter feels somewhat underwhelming in its execution, but this may be intentional: in real life, many deaths happen senselessly, and perhaps that very lack of grandiosity is what the author aimed to explore.
Profile Image for pamella.
385 reviews3 followers
November 15, 2022
gostei bastante, deu pra ver que a autora pesquisou bastante coisa pq o livro é muito rico em informações (coerentes) da investigação. a ambientação da cidade de são paulo e da região metropolitana também é muito legal de ler, não é aquele caso que a cidade se torna um personagem, mas ainda assim ficou interessante, deu dinamismo pra história. o livro consegue fugir de alguns clichês e eu gostei disso, mas ainda assim eu esperava mais de alguns desfechos. enfim, foi uma leitura divertida que me ajudou a sair aos poucos de uma ressaca literária.
Profile Image for Varna Peixoto.
35 reviews
November 8, 2022
Mistureba pura: investigação policial, assassino slasher inspirado em filmes de terror, casal lésbico, mediunidade, influência da infância no perfil sociológico dos indivíduos, romance proibido com cenas hots, centro espírita, viciado em histórias de psicopatas, gravidez indesejada, posição da mulher em trabalho ocupado principalmente por homens. Adorei
Profile Image for Geovanna Vicente.
161 reviews
June 30, 2023
É um livro muito interessante que te prende. Os elementos do espiritismo deixam a história ainda mais envolvente, eu pensei que a história fosse ter um toque mais sobrenatural (se tivesse não ia reclamar, adorei como a autora usou esse elemento).

É bom ver personagens lgbtquia+ em outros gêneros literários espero que vire tendência !
Profile Image for Priscila Catalão.
35 reviews6 followers
December 29, 2023
Excelente leitura! História ágil, cheia de nuances e alguns bons plot twists. A ambientação ser toda na cidade de São Paulo favorece a narrativa e a leitura para nós brasileiros. A construção dos protagonistas e da relação entre eles é muito bem feita, bem como os elementos sobrenaturais que não parecem forçados. Ansiosa para continuar a ler Lemes!
7 reviews
January 7, 2025
Senti falta de alguma coisa…
Mas no geral gostei, bastante referencia a filmes de terror clássicos, ao mesmo tempo que se passa em São Paulo então me causou certa proximidade. Personagens bem explorados e o plot twist proposital no final, com um personagem pouquíssimo explorado, foi muito bom! Só não comprei muito a possível relação do Walter com a Verena, pra mim ficou mal explorada, mas ok
Profile Image for Hary.
96 reviews2 followers
November 3, 2022
Viciante, muito bem escrito, a sensação de proximidade causa uma angústia tão palpável que pesa o ar ao redor.

Os personagens são muito verossímeis e o leitor consegue se identificar com vários deles muito facilmente.

O suspense é incrível, o epílogo é maravilhoso.

Favoritado.
Profile Image for Laura.
276 reviews10 followers
January 22, 2023
O modus operandi do serial killer foi bem interessante de acompanhar, mas a escrita desse livro foi um pouco sofrível para mim. O livro tem apenas 240 páginas mas parecia ter mais que isso de tanto que me arrastei para ler.
Profile Image for Bruna Rocha.
67 reviews20 followers
June 28, 2023
Excelente! Quando eu tinha que parar a leitura, ficava pensando na história e esperando ansiosamente para continuar.

Se você gosta de livros de suspense policial, você precisa ler os livros da Cláudia Lemes.
Profile Image for Larissa.
138 reviews
January 13, 2022
caralho, com certeza um dos melhores livros do ano!!! puta merda como me despertou curiosidade, como fiquei ansiosa lendo os últimos capítulos… e que epílogo bom!
Profile Image for Hanna Guedes Leão .
50 reviews
October 6, 2022
Como não conheci a Claudia Lemes antes? Livro bem escrito, intrigante do início ao fim. E que Epílogo incrível!
Profile Image for Kauane Araujo.
16 reviews1 follower
January 19, 2023
Com sua trama incrível, seus personagens humanos e sua investigação muito instigante, esse facilmente é o melhor livro de suspense policial que eu li em muito tempo.
Displaying 1 - 30 of 39 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.