O ciclo menstrual é reflexo da sua saúde. Aprenda o que o seu lhe está a querer dizer. Porque é que precisa de um livro sobre ciclo menstrual? O mais provável é que seja diferente do que aquilo que lhe contaram.
Para algumas pessoas, a menstruação é a chatice que aparece de quando em vez; para outras, não incomoda assim tanto. Mas para todas as pessoas que menstruam: o ciclo menstrual é informação. Patrícia Lemos, educadora para a saúde menstrual e fertilidade, ajuda-nos a compreender o nosso ciclo menstrual e a olhá-lo como um indicador de saúde, sempre - e não apenas quando se pensa em ter bebés.
Neste livro, descobrirá que: · No ciclo menstrual, o mais importante é invisível aos olhos. · Ovular faz-nos falta, mesmo quando não queremos engravidar. · A expressão do período (cor, consistência, cheiro, duração) fornece pistas sobre a nossa saúde. · Num pico de fertilidade, as probabilidades de conceção são de cerca de 20% a 25% a cada ciclo. · A TPM tem tratamento, e não é suposto existir. · A síndrome dos ovários poliquísticos é uma condição crónica, não se cura com a pílula e não se diagnostica apenas com uma ecografia. · A endometriose é uma condição de saúde séria e estrogénio dependente. · Infertilidade e subfertilidade são coisas distintas.
Além das questões menstruais, o livro ajudará as mulheres a compreender o importante conceito de literacia de corpo: que se traduz na capacidade de interpretarmos os sinais que o corpo nos dá e capacitar-nos no sentido de nos permitir tornarmo-nos uma autoridade nos nossos próprios assuntos.
Um livro que todas as pessoas com útero deviam ler. E as outras também. Conhecer o nosso corpo é essencial para que percebamos o que se passa connosco. E entender o que se passa no corpo das pessoas à nossa volta talvez promova mais empatia. Vou emprestar a todas as minhas amigas que o queiram ler. ❤️
" ... para chegar às dinâmicas de ciclo começo pelo princípio: monitorização das fases, entendimento das curvas hormonais, quotidiano e cuidado geral, e depois sim, um olhar cuidadoso, gentil e, sobretudo, individual para a forma como cada pessoa se expressa no ciclo e como ele se expressa nela, e depois uma análise do que é que isso nos diz, o que há para ajustar e para manter. O que gosto de deixar claro é que a ciclicidade não é uma desculpa para alimentar o mito de que somos instáveis, tantas vezes usada também por nós quando nos desculpamos com um «estou à espera do período» ou atiramos essa justificação, em tom pejorativo (logo dispensável), para alguém que está mais reativo. A natureza cíclica das hormonas sexuais ováricas não é uma «autorização» para nos comportarmos como nos apetece e desculparmo-nos com elas. É exatamente o contrário: é um convite à ação! Quando escolhemos fazer este trabalho de autoanálise, ele é útil porque ajuda a identificar as coisas que precisamos de mudar - estas são aquelas que se tornam ciclicamente recorrentes na nossa atenção. Reconhecer o ciclo em mim é um desafio à responsabilidade sobre mim própria, sobre conhecer-me e reconhecer-me na minha dinâmica interna, nesta dança hormonal que ora me dispõe a «X» ora a «Y», sabendo que, da mesma maneira que o dia dá lugar à noite, a flutuação entre os contrários potencia e abre espaço para que possa encontrar o meu «caminho do meio», entendendo que este também será diferente nas diferentes fases da minha vida, que interajo diariamente com o que me rodeia e que a vida acontece. (...) A liberdade faz-se disto: informação, opções e responsabilidade. O ciclo menstrual também."
Acho que é um livro muito importante pelo tema que aborda e considero que deve ser lido por todos. No entanto, muitas vezes achei que a autora não era clara na forma como expunha a informação e a explicava. Tanto que, muitas vezes, tive de reler. É um facto que foi muita informação nova para mim e talvez isso possa ter contribuído para esta sensação de "overwhelming". De qualquer das formas, é bastante educativo e relevante.
Gostava de ter lido este livro há 15 anos. É um livro importante sobre saúde menstrual, mas também sobre preconceito e sobre o caminho que estamos a fazer e devemos continuar para ter um mundo melhor, mais justo e sem tabus.
Fascinante! Este é um daqueles livros a que eu nunca conseguirei fazer justiça, por isso o essencial fica já dito: este livro é mesmo importante. A sua importância prende-se sobretudo com o fenomenal trabalho da autora, Patrícia Lemos, na desconstrução de ideias retrógradas (e ridículas) que, infelizmente, vigoram ainda nos dias de hoje. Como se não fosse um feito suficientemente grandioso, é de ressaltar que o consegue fazer com imenso respeito, ainda que também com alguma assertividade. Patrícia Lemos tem uma voz objetiva, clara, informativa e, acima de tudo, feminista. O questionamento das inúmeras imposições sobre o corpo da mulher, sobre a desigualdade de que é alvo —tanto no quotidiano, quanto no acesso a cuidados de saúde — e sobre as pressupostos acerca dele são constantes e colocados oportunamente no decorrer destas páginas. Para mim foi super cativante descobrir, capítulo após capítulo, um sistema tão complexo e fascinante... e às tantas lembrar-me que também o possuo. Fiquei maravilhada a cada página e a leitura foi-se tornando cada vez mais viciante: a cada capítulo, dava por mim de queixo caído e a pensar: "Como é que não me ensinaram isto antes?" ou "Como é que eu só estou a descobrir isto agora?". Sem dúvida, este é um livro a que irei voltar muitas vezes e que vou espetar pela guela abaixo de todas as minhas amigas.
Não é Só Sangue é informativo e esclarecedor, sem dúvida. Mas tão importante quanto isso: é uma experiência de empoderamento.
Informação é poder. E tanta é a informação que nos chega já numa fase tão tardia. Existe uma falha no sistema de ensino, que ainda falta ser preenchida. Existem tabus que ainda necessitam ser quebrados.
Este livro ajuda a preencher essa falha e a quebrar o grande tabu que é a menstruação e o ciclo menstrual. Livro educativo e necessário. Daqueles para revisitar inúmeras vezes. Recomendo a 100%.
Começo esta review como comecei a do Dores Menstruais não São Normais: nem todos os livros a que dou as 5 estrelas são de leitura obrigatória, mas este definitivamente é. Diria mais até: sonho com o dia em que o conhecimento transmitido neste livro será tão corriqueiro, que não precisaremos de o ler... mas esse dia ainda parece longe.
Não está fácil escrever uma review que faça justiça a este livro ou que acrescente algo à já de si muito apelativa sinopse, mas darei o meu melhor. Este livro faz jus ao nome, pois não é um mero guia prático, e sim um misto de conversa e guia num só. Isto poderá afastar algumas pessoas menos dada a "conversa" e "reflexões", mas se forem uma dessas pessoas, não desistam de o ler, pois, sobretudo na 2ª metade, fornece muita informação importante, de forma clara, sobre como funciona o ciclo menstrual, sinais de alerta, o que acontece quando se toma a pílula, fertilidade (ou falta dela), e em que realmente consistem certas condições associadas à saúde menstrual (e não só). Acreditem que, se pensam que já sabem o suficiente sobre estes tópicos, provavelmente ao ler o Não É Só Sangue, vão descobrir que não.
Apesar de eu ter demorado alguns meses a lê-lo, este livro lê-se muito mais facilmente do que o meu ritmo de leitura possa dar a entender. Poderá é não ser tão fácil de digerir, tal a quantidade de informação potencialmente nova que nos dá, e o tempo que podemos precisar para processá-la, sobretudo se nos identificamos com algum sinal de alerta. É daqueles livros que queremos emprestar a toda a gente, mas que também vale a pena manter por perto e voltar a ele de vez em quando. Terminei a leitura com a minha cópia cheia de post-its, já a pensar em futuras consultas.
Dito isto, vim parar a este livro já com alguns conhecimentos visto que sigo a página da Patrícia Lemos no Instagram - Círculo Perfeito -, a qual recomendo vivamente que sigam também.
O livro que salvou a minha tese. É extremamente importante abordar a menstruação em Portugal. Temos muito pouco trabalho nesta área, literatura muito reduzida e temos que lutar contra o paradoxo menstrual! Devia ser de leitura obrigatória para todas as pessoas! Importante, salva vidas, ensina e faz-nos pensar e conhecer. É simplesmente maravilho e a bíblia portuguesa sobre a menstruação. Obrigada Patrícia!!
Recomendo este livro a todas as pessoas. Tal como a autora diz: "A menstruação não é um assunto exclusivo de mulheres." A autora defende que deve haver mais discussão pública sobre o tema e que esta deve ser mais inclusiva.
A autora começa por fazer uma retrospectiva de como a menstruação foi sendo abordada ao longo da história e depois, uma contextualização de como o ciclo menstrual é visto aos dias de hoje. Muitas vezes como algo desnecessário e obsoleto, algo que dadas as "chatices", mais vale resolver logo com contracepções hormonais. O que na visão da autora, muitas vezes acontece sem que as pessoas que menstruam estejam devidamente informadas sobre todas as opções ao seu dispor e até mesmo sem a devida literacia sobre o seu corpo e sobre o ciclo menstrual.
O livro Não é Só Sangue desafia-nos não só a olhar para o ciclo menstrual como algo natural e necessário à saúde (enquanto um dos sinais vitais) mas também como algo que não podendo controlar, podemos monitorizar e aprender com ele. E é aí que entra uma ferramenta muito querida à autora que é a monitorização do ciclo menstrual através de biomarcadores. O livro explica os passos a seguir para aprendermos a monitorizar esses biomarcadores. Ou seja, no fundo, a conhecermos o funcionamento do nosso corpo.
"(...) Pode fazer sentido avaliar até que ponto a ideia da desnecessidade de menstruar assenta em pilares do discurso higiénico, do corpo assético e «limpo» ou se vem de uma perspectiva de produtividade, do corpo que se quer silenciado, sempre «on», sem pausas e que não funciona como impedimento para rácios de capacidade produtiva numa sociedade obcecada por resultados.(...)"
Contudo, apesar das maravilhas que a correcta monitorização do ciclo pode trazer, a autora ressalva que o mais importante é mesmo as pessoas poderem escolher livremente e de forma consciente se o melhor para elas passa ou não por supressão do ciclo, em função do estilo de vida, da vontade ou não de reprodução e em função também da necessidade de gerir sintomas de doenças como SOP e endometriose.
Novos produtos de recolha menstrual ecológicos são também apresentados pela autora que destaca as vantagens/desvantagens de cada um.
Gostei também do cuidado da autora em dedicar um capítulo à relação entre a menstruação e a afirmação de género. "(...) a menstruação não pode ser estabelecida como condição sine qua non para uma afirmação de género." "A menstruação é também assunto das pessoas não-binárias, intersexo e de (alguns) homens trans (...)" É a estas pessoas que a autora dá voz através de alguns testemunhos recolhidos que nos dão conta da dificuldade que estas pessoas passam na sua relação com a menstruação.
O livro aborda ainda a questão da TPM (e mitos associados) e por último ainda, um tema que não é muito falado - a Perimenopausa - do qual eu também conhecia muito pouco.
Gostei da leitura por tudo aquilo que aprendi. Em relação à escrita senti que a escritora por vezes acabava por se repetir um pouco entre vários capítulos.
Acho que posso, de forma consciente, dizer que este é dos livros mais importantes que já li.
Deveria ser obrigatório na escola, como plano nacional de leitura. Deveria ser encorajado a todos os que menstruam. Deveria ser oferecido a todos os parceiros/as de menstruantes. Deveria ser lido por TODOS os profissionais de saúde. Deveria ser mais falado. Deveria estar à vista de todas as pessoas.
Carregamos tantos estigmas e tantos dogmas, muitas das vezes nem sabemos. Confiamos tantas vezes em “verdades absolutas” e “curas instantâneas” sem começarmos pelo ABC.
Vou manter este livro na minha mesinha de cabeceira para consultar sempre que quiser. Vou pedir para as pessoas o lerem.
O que não falta é desinformação sobre o ciclo menstrual. O ciclo não dura 28 dias para todas as mulheres, o aspecto do sangue diz nos coisas sobre a nossa saúde e a TPM tem tratamento.
É tão importante conhecermos o nosso próprio corpo! E eu aprendi muito com este livro. 🤍
Este livro foi uma bela surpresa. Não é só um livro técnico do sobre o ciclo menstrual mas apresenta todo um contexto social da apropriação e definição do que o corpo da mulher “deve” ser em diferentes fases. Deixou-me com vontade de aprender, partilhar e falar mais. Quero voltar a ler o livro e tirar notas. Desta vez o entusiasmo e, por vezes, alguma revolta fez-me devorar o livro.
Leitura obrigatória para todas as pessoas que menstruam e para todas as pessoas que lidam com pessoas que menstruam. Surreal como uma coisa tão fundamental não é ensinada nas escolas. Leiam e dêem a ler!
Acho que nunca é tarde para a aprender mais sobre o nosso corpo. Este é o terceiro livro que li da Patrícia Lemos. O actualmente badalado "Não é Só Sangue", também conhecido como NESS. Digo-vos que é uma leitura fácil e fluída, que incluí um pouco de história para contextualizar os temas e conceitos, tem informação com base científica e ainda um pouco de alguns testemunhos pessoais. É uma leitura que todos deviam fazer, não só mulheres. Aprender que o ciclo menstrual é mais do que a menstruação e é um elemento fundamental para decifrar a nossa saúde em geral. Se vos intrigou mas não têm a certeza se vos agrada, comecem a seguir @circuloperfeito e saberão pelos conteúdos publicados se este será um livro que vos pode interessar.
O livro que, há vinte e dois anos, teria mudado a minha vida - e que o fez, agora, ao validar enfim uma angústia de anos à qual não sabia dar nome. Ler nas páginas dedicadas à disforia menstrual a minha experiência a cada ciclo foi encontrar-me com o volta face que ressignificou tanto do desespero que senti. Demorei décadas a encontrar respostas, mas agora conheço um caminho, e ele é feito de informação e respeito pelo meu corpo.
um livro interessante, educativo, inclusivo e surpreendente para mim, que tenho mais a aprender do que achava que tinha!
“um livro para ajudar a despertar a consciência sobre assuntos que nos são tão íntimos e, por isso, demasiado importantes para permanecerem na penumbra alimentados a vergonha e etiqueta social, que só contribuem para os deixar fora das discussões e agendas sociais e políticas.”
Recomendo vivamente a quem quer saber mais, tirar dúvidas e inquietações, ou simplesmente por curiosidade a ler este livro. Aprendi e relembrei coisas importantes para a saúde do nosso corpo. Sem dúvida que o nosso ciclo menstrual é informação!
Foi muito útil! Deixou-me a questionar várias coisas e sem dúvida que vou investigar! É mesmo necessário aprendermos sobre o nosso corpo e a saber “ouvi-lo”, porque ele diz-nos imenso
“Este é o único sangue que derramamos que não decorre de doença nem de violência: um sangue capaz de criar vida mas, ainda assim, um assunto a evitar”.
Apesar de o gap de género em termos de saúde não ser um tema novo para mim, sempre que sou confrontada com evidências percebo que ainda há muito caminho a fazer. Este livro da Patrícia Lemos é um manual extensivo mas simples que recomendaria a todas as pessoas que menstruam enquanto. Apesar de o ter lido de uma assentada, acho que se manterá livro de cabeceira durante uns anos. Afinal, são em média “40 anos de menstruação”.
Comprado na Livraria Greta, nos Anjos.
This entire review has been hidden because of spoilers.