Jump to ratings and reviews
Rate this book

Meu pai, o guru do presidente: A face ainda oculta de Olavo de Carvalho

Rate this book
Em poucos anos, Olavo de Carvalho, figura obscura, sem projeção e sem qualquer reconhecimento acadêmico, passa a ocupar o centro do poder político brasileiro.
Considerado o guru ideológico do governo Bolsonaro, é responsável pela indicação de pelo menos dois ministros e vem sendo o mentor intelectual de vários ocupantes de cargos na administração e na política. Olavo simboliza hoje os contraditórios valores conservadores brasileiros e, no passo disto, instiga algumas das mais destrutivas estratégias na guerra cultural que ele e seus discípulos empreendem.
Através do olhar incisivo de Heloisa de Carvalho, a filha mais velha deste guru e testemunha ocular destes relatos, a faceta sombria e controversa de Olavo, que ele tanto tentou ocultar, se expõe: seus vínculos com escandalosas seitas esotéricas, sua vida errática e desregrada, o grave abandono intelectual dos filhos, e toda uma trajetória pessoal e profissional centrada no culto à própria personalidade que, contra todas as expectativas e quase que desafiando a lógica, tornou-se uma incontornável referência intelectual da chamada “Nova Direita” do país.
Um novo que aponta para o passado – para a longínqua Idade Média -, concorrendo para o retrocesso dos avanços sociais a tão alto custo conquistados pelo povo. Esperamos que as revelações biográficas de Heloísa sejam uma gota no oceano da necessária frenagem da difusão e defesa dessas ideias torpes e contraditórias. Não nos importa o homem, mas sua trajetória tem a ver com suas ideias e suas práticas, daí a importância da leitura desse livro.

99 pages, Kindle Edition

Published July 17, 2020

8 people are currently reading
52 people want to read

About the author

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
15 (17%)
4 stars
23 (26%)
3 stars
29 (33%)
2 stars
13 (15%)
1 star
6 (6%)
Displaying 1 - 9 of 9 reviews
152 reviews2 followers
January 2, 2021
Reproduzo aqui um pequeno trecho da resenha da Editora Livre BY JOTAFAGNER ON 02/17/2020 dado que minha opinião sobre Olavo de Carvalho é a pior possível e por isso tenho viés.
"Meu Pai, o Guru do Presidente, escrito pela Heloísa Helena de Carvalho Arribas e Henri Alfred Bugalho, é um livro que pretende retratar a conturbada relação entre Olavo Luiz Pimentel de Carvalho (o guru do presidente) e sua filha Heloísa de Carvalho (coautora da obra). No entanto, o lançamento apressado acabou comprometendo a qualidade do trabalho.
Dividido em 13 capítulos curtos, com um prefácio – escrito pelo Henri Bugalho – e um posfácio do Carlos Velasco – de longe o texto mais bem trabalhado do livro, apesar dos erros de revisão –, a publicação traz informações pouco conhecidas do ícone do pensamento conservador no Brasil. Segundo relata sua filha, Olavo mantinha relações com uma de suas alunas. Isso teria gerado um processo depressivo em Eugênia – mãe da Heloísa e esposa de Olavo à época – que acabou tentando suicídio."

A parte que eu mais gostei do livro é de Carlos Velasco:
Este poderoso testemunho não é apenas uma biografia, mas sim um poderoso documento que prova que o Olavo de Carvalho de hoje, autointitulado filósofo e ideólogo de um suposto conservadorismo católico que de católico nada tem, não passando de ocultismo disfarçado sob um véu cristão de forte cunho mariano, é na essência o mesmo Olavo de sempre, ou seja, um sociopata ambicioso que descobriu no submundo da astrologia e das seitas poderosas armas de exercício de poder sobre os outros, e de autopromoção, não possuindo nenhum limite para além do que dita a conveniência, usando a moral apenas como mecanismo de propaganda de si próprio, e de arma de arremesso contra aqueles que se colocam entre ele e os seus objetivos, como fez quando excomungou publicamente o Papa Francisco I, talvez na qualidade de Antipapa Sidi Muhammad Ibrahim I."
Profile Image for Henrique Bagatim Júnior.
72 reviews4 followers
December 8, 2020
O livro é escrito por Heloisa de Carvalho, filha mais velha de Olavo de Carvalho, em parceria com Henry Bugalho, que se juntaram para fazer o livro após a Heloisa defender o direito de créditos do fotografo do documentário sobre Olavo, ela e o pai brigarem, e ela postar uma "carta" (post de Facebook) descrevendo a relação conturbada entre os dois.
Fonte: https://www.jornalopcao.com.br/bastid...
O livro é composto de ensaios, onde Heloisa descreve situações incomuns que passou juntamente com o seu pai, entre elas:

O menosprezo com a sua mãe, primeira mulher do Olavo, que teria cometido suicídio e sido internada duas vezes numa clínica psiquiatra, e que o próprio Olavo já foi internado em clinicas parecidas, sendo que ele no Facebook, argumenta que no seu caso, foi por escolha própria.

Por volta de 1979, da fundação da Escola Jupiter, uma centro de cursos de astrologia e em 1982 a sua integralização da seita Tradição que foi dissolvida por problemas legais no Brasil.

Em 1984 a sua conversão ao Islã, onde fez parte de uma Tariq, uma comunidade islâmica de estudos, onde ele teria vivido com 3 mulheres, sendo ela casada com 16 anos com um dos seus alunos nessa comunidade.

Os relatos de Heloisa possui muitos pontos de contato com o artigo a “Tragédia ideológica” e o “O mínimo que você precisa saber sobre Olavo de Carvalho” do escritor Martim Vasques, sendo esses:
Fonte: https://piaui.folha.uol.com.br/materi...

Suas previsões sobre a vitória do PT nas primeiras eleições quando isso se mostrava improvável.

A capacidade de carisma (ou manipulação) de Olavo de criar um grupo de seguidores secos a ele. Destacando o seu egocentrismo, onde ele seria a validação dos conhecimentos, seu anti-intelectualismo, menosprezando qualquer tipo de conhecimento universitário, e apresentando ideias de filósofos de maneira distorcidas, que no fundo são a suas.

Na sua absorção da cultura conspiratória da direita americana, utilizando de uma linguagem chula e militante.

Seu papel decisório para a formação da intelectualidade do Bolsonaro, e de sua influência na escolha dos ministro da Educação e das Relações Internacionais.

De maneira geral, achei um livro fragmentando (mesma impressão que tive do livro A Tirania dos Especialistas) onde ha momentos que a autora avança num tempo mais a frente e depois volta para situações passadas, seria mais produtivo se fosse uma narrativa bibliográfica uniforme (como Martim Vasques conseguiu deixar mais claro seu pensamento no artigo a Tragedia Ideologia)

Ela deixa pontos de contradição, onde diz que Olavo abandona sua mãe quando criança, depois escreve que ambos estavam junto quando ela era adolescente; como a relação entre eles eram desgasta, mas ela pede ingressos para o filme dele e ele dá sem questionar.

O livro tem como importância quebrar um pouco da áurea de intelectualidade de Olavo, mas principalmente a atmosfera de homem de família conservadora, sendo que mesmo que tendenciosa os relatos de Heloisa, todo o ambiente família parece bizarro.

O ódio que um sente pelo outro, esconde as semelhanças entre eles, ambos parecem ser temperamentais, se sentem abandonados (ele pela Intelectualidade, ela pelo pai), e menosprezados (Olavo pelo serviços feitos ao Brasil, Heloisa pelos serviços feitos a familia), e pseudo-salvadores (o pai salvando a população dos comunistas, a filha salvando a população do pai), , sendo o conservadorismo de ambos, a conserva do ressentimento.

Profile Image for Felipe Nunes.
33 reviews
January 30, 2022
O livro contém relatos chocantes da vida do Olavo de Carvalho, seu relacionamento com sua filha e histórias tenebrosas sobre as religiões e seitas que o mesmo fez parte. Não irei emitir um juízo de valor mais aprofundado, porque a vida pessoal e o relacionamento entre pai e filha são questões pessoais e do interesse deles. Tenho minha própria opinião pessoal, mas sinceramente? Não direi aqui na Internet. Cada um que leia o livro e tire suas próprias conclusões. Em relação a escrita do livro, a mesma me incomodou um pouco no sentido de, em vários capítulos existirem repetições excessivas do mesmo relato que haviam sido feitos anteriormente. Ficou uma coisa meio que parecendo "encheção de linguiça", já que as histórias relatadas por sua filha, muito provavelmente necessitariam de menos páginas. Volta e meia isso me irritava ter que reler os mesmos relatos novamente e novamente a cada capítulo. Quanto a quem era o Olavo de Carvalho como "pensador" "filósofo" e os seus seguidores, com o passar do tempo, a história dirá!. Na minha humilde opinião, muito provavelmente serão esquecidos da lembrança popular assim que esse governo apático e catastrófico passar, nada mais restando a eles uma citação ou nota de rodapé nas páginas da história do Brasil, fazendo parte e influenciando um dos PIORES governos de todos os tempos. Governos e governantes passam, mas o Brasil permanece. Resta saber o quanto restará do Brasil ao final de toda essa turbulência do governo de Jair Bolsonaro...
Profile Image for Brono.
181 reviews6 followers
April 21, 2021
Não deve ser fácil sentar-se para escrever sobre uma pessoa que você conviveu como sendo filha primogênita e hoje muito provavelmente não passar de uma desconhecida/traidora como diria o objeto de discussão nessa obra.
A trajetória desse cara como um esotérico, apenas afirma (para mim) a ideia de carência espiritual que o povo brasileiro tem a muito tempo. Não assusta também, que essa corja de autoproclamados “gurus espirituais” esteja por todas as partes desse nosso imenso Brasil...João de Deus é a prova disso, mas pelo menos não aventurou seu charlatanismo para instituições de ensino.
Enfim, ainda estamos no tal o OdeC!
Que grotesco este cara, e mais grotesco ainda são as pessoas que o seguem mesmo diante de tais revelações como um intelectual que nunca se quer graduou em nada. Um fajuto!
Me surpreende que nesse livro relata a live de posse do “coiso” onde diz ter 3 livros sobre a mesa: a bíblia, biografia do Churchill e biografia do Olavo! Se o presidente realmente leu a biografia do Churchill (um livro com mais de 700 páginas - versão condensada) ele deverá ficar extremamente envergonhado e muito provavelmente resumido a um caroço de feijão! Olavo então, nem se fale...mas este jamais conseguiria dar crédito a qualquer outro que seja “intelectualmente” superior a ele.
Vale a pena.
Obrigado Heloísa por tantos esclarecimentos.
Profile Image for Sami Eerola.
956 reviews108 followers
March 24, 2022
Memoirs of the daughter of the notorious Brazilian far-right leader Olavo de Carvalho (1947-2022). This book is very short and still has filler. The daughter of Carvalho gives some interesting details about Olavo's personal life before becoming a far-right leader, but mostly she tells the same information that can be seen in the public record.

Olavo de Carvalho was in his life a member of the Brazilian Communist party, a Astrology cult leader a Sufi Muslim cult leader and late in his life the far-right guru of the Brazilian president Bolsonaro
46 reviews
October 2, 2020
A obra poderia ter vindo em um momento melhor, tipo em 2018, antes da tragédia que colocou o coiso no poder. Mas nunca é tarde pra desmascarar charlatães. Se vc quer saber melhor quem é Olavo de Carvalho esse é o livro. A fonte não poderia ser mais fidedigna.

O livro é narrado por nada menos que uma das filhas do guru, e mostra como se deu a ascensão de Olavo desde seus tempos de Guru Exotérico, até a sua autoproclamação como o Maior Pensador Brasileiro vivo.
Profile Image for Roberto Severo.
31 reviews7 followers
July 10, 2020
Elucida bastante coisa sobre o cenário sócio-político.. escrito de forma clara e direta. Leitura rápida, excetuando o posfácio de Carlos Velasco, que achei desnecessário, com uma linguagem pretensiosa, termos gramaticalmente questionáveis, palavras desnecessariamente americanizadas, e muito extenso.
Profile Image for Elfo.
8 reviews1 follower
August 30, 2021
Biografia excêntrica e informações interessantes, mas a escrita pode melhorar, digamos assim.
Profile Image for Cleber Jorge.
10 reviews
February 16, 2022
Um livro necessário para tentarmos compreender como e por que chegamos ao Brasil atual. Uma realidade bizarra cheia de mitos, gurus e bebedores de leite...
Displaying 1 - 9 of 9 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.