Jump to ratings and reviews
Rate this book

Encontrar-me, Encontrar-te, Encontrá-lo

Rate this book
Júlia compra um bilhete só de ida para a Tailândia numa daquelas madrugadas onde somos apenas pensamentos loucos e planos inesperados. Por loucura e cansaço, decide entregar-se ao destino, mesmo que ele só a tenha quebrado e tirado tudo aquilo que amava. Treme por medo e sonha acordada por não saber o que a espera e por desejar que aquilo que sonha se concretize.

Os próximos meses são um mistério num país que não sabe o seu nome nem as suas dores. Quer descobrir as respostas para as perguntas que carrega no seu peito, mas acabará por viver o que nunca esperou.

Será que Júlia se irá encontrar depois de descobrir o que não estava nos seus planos?

456 pages, Paperback

Published August 7, 2020

7 people are currently reading
337 people want to read

About the author

Maria Cunha e Silva

2 books13 followers

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
36 (15%)
4 stars
76 (33%)
3 stars
75 (33%)
2 stars
29 (12%)
1 star
11 (4%)
Displaying 1 - 30 of 38 reviews
Profile Image for Joana’s World.
647 reviews320 followers
September 2, 2020
Um livro que me surpreendeu e conquistou em todos os aspetos.

Neste livro conhecemos Júlia, uma jovem que já sofreu muito na sua vida e precisa de uma mudança radical na sua vida. Uma mudança que a permita voltar a ser ela própria e/ou conhecer outras partes de si própria.

Ao perceber que precisava desta mudança, Júlia decide comprar uma passagem só de ida para a Tailândia. Nesta viagem, Júlia irá descobrir a importância das pequenas coisas, do poder da amizade, do poder que ela própria tem e, claro, do poder do amor.

Com uma escrita maravilhosa, a autora mostra-nos a importância de nós próprios, do amor e, ainda, faz-nos imaginar a cultura, as paisagens e tudo o que a Tailândia tem de melhor. Permiti-me a mim mesma viajar com este livro a todos os níveis.

Uma história sobre encontrar-se a si mesma primeiro antes de puder encontrar outra pessoa.

Um livro que fala sobre a importância primeiro do amor próprio, da construção da identidade e que as melhores coisas surgem onde menos esperamos e quando menos esperamos.
Profile Image for Mariana.
568 reviews118 followers
September 16, 2020
Primeiramente, tenho de referir todo o incrível design do livro. A capa é das capas mais giras que já vi em livros portugueses e os detalhes de início de capítulo foram muito bem conseguidos.
A minha leitura foi ligeiramente prejudicada devido aos erros constantes. Sinto que este livro teve uma revisão descuidada.

Gostei muito da escrita da Maria. É uma escrita cativante e descritiva. Adorei as pequenas reflexões ao longo do livro como, por exemplo, de que forma é que o lugar em que crescemos molda quem somos. Também gostei muito de todas as descrições dos lugares, dos cheiros e das refeições! Foram descrições muito fiéis que me transportaram para a Tailândia de uma forma muito incrível. Sem dúvida que o facto de a autora ter estado na Tailândia durante alguns meses tornou o livro mais rico e especial.

Confesso que gostei muito da primeira metade deste livro, mas sinto que na segunda metade perdeu-se um pouco o rumo. A protagonista vê-se presa a pessoas e aos seus dilemas e, na minha opinião, acaba por se esquecer do verdadeiro objetivo da sua viagem.
Gostei imenso da diversidade de personagens e da complexidade de todas. No entanto, acredito que a maioria das relações presentes neste livro foram todas muito instantâneas. Por outro lado, existem problemas e dilemas que, do meu ponto de vista, foram um pouco insignificantes e não mereciam o drama que lhes foi atribuído.

No geral, gostei deste livro e classifico-o com 3,7 estrelas em 5.
Profile Image for Ana Barreiros.
Author 2 books91 followers
October 10, 2020
Acho que o livro tem muito mais potencial.

Os pensamentos da Júlia e os diálogos são muito repetitivos e raramente chegam a alguma conclusão.

Há algumas histórias que parecem demasiado forçadas (caso do Jacob - nada indicava que ele teria tal comportamento no futuro). Os relacionamentos entre as personagens também parecem muito forçados: a Júlia tem diálogos com várias personagens como se já as conhecesse há anos.

O relacionamento da Júlia com o Rafael parece perigoso para a saúde de cada um - vão para a cama mas sem preservativo? Considerei isto relevante porque o livro está a ser comercializado como um contemporâneo para jovens. Apanham-se doenças tanto em Portugal como na Tailândia.

Gostei da parte final, especialmente das cartas da Júlia porque demonstram mais desenvolvimento interior da personagem do que as outras páginas do livro.

No entanto, considero que o último parágrafo foi, claramente, uma estratégia de marketing para nos fazer comprar a continuação. É legítimo um livro ter a sua continuação, claro, mas este fim deu logo início a um enredo que só será explorado no próximo livro e não um "cheirinho" do que pode estar por vir...

Não digo isto de forma leviana. Esperava mesmo vir a gostar do livro e tinha grandes expectativas pois trata-se de uma autora portuguesa jovem. Nota-se que a autora dedicou-se muito ao livro, mas ainda há muitos aspetos a serem melhorados.
This entire review has been hidden because of spoilers.
Profile Image for Marta.
410 reviews
December 25, 2020
1,5*

Aviso: Neste livro, constam situações de homofobia dirigidas a si próprio, numa personagem secundária, de agressão sexual, chantagem emocional, violência, perseguição, e relações amorosas tóxicas e possessivas.

Encontrar-me, Encontrar-te, Encontrá-lo conta a história da Júlia, que decide fazer uma viagem espontânea para a Tailândia, e por isso compra um bilhete apenas de ida. Após a morte da mãe e a hospitalização da avó, a Júlia sente-se mais perdida que nunca, e pensa que é afastando-se de tudo aquilo que conhece que se vai encontrar. Para trás, ela deixa ainda uma relação de quatro anos que também considera já não fazer sentido.

Eu descobri este livro no dia anterior à minha ida a Lisboa, à Feira do Livro, este ano. Estava a pesquisar as banquinhas e promoções, e achei uma coincidência enorme este livro estar em promoção no dia em que eu lá ia, para além de ter a oportunidade de conhecer a autora, e obter uma cópia autografada. Apaixonei-me imediatamente por esta capa lindíssima e a sinopse também me pareceu bastante interessante! Para além disso, na altura, existia um hype relativamente grande na comunidade portuguesa acerca deste livro, e eu pensei mesmo que ia adorar. À medida que o tempo ia passando, ia lendo/vendo outras opiniões, não tão positivas, e ia baixando as minhas expectativas. Ainda assim, fiquei bastante triste com esta leitura.

Relativamente aos pontos positivos, devo dizer que esta capa LINDA é sem sombra de dúvidas uma das melhores que já vi, não só em livros portugueses, como no geral. A combinação dos desenhos, cores, fonte do título, é mesmo cativante. E a premissa da história deixou-me também com a pulga atrás da orelha! Fiquei muito curiosa com a Júlia e a história dela logo no início, pois é uma personagem que passou por muito e aguentou muita coisa. E estava bastante interessada na aventura na qual ela se ia meter! Gostei bastante do grupo de personagens inicial com quem a Júlia se deu, as conversas que eles tinham, o ambiente de diversão, o facto de a Júlia estar a deparar-se com uma nova cultura ... As descrições da Tailândia, nos primeiros capítulos do livro, foram maravilhosas e detalhadas! Acreditava mesmo que esta ia ser uma experiência que ia alterar não só a Júlia, mas a mim também, enquanto leitora, e que permitiria uma reflexão sobre a vida, experiências, relacionamentos, entre outros.

Infelizmente, desiludi-me bastante. Primeiramente, não me consegui habituar inteiramente ao estilo de escrita e narrativa. Este foi o primeiro livro que li desta autora, - já ouvi maravilhas da coleção de poesia dela, o que não duvido de todo, - mas este deixou um bocadinho a desejar. As frases eram (na sua maioria) tão curtas e, muitas vezes, nem diziam nada, nem sequer eram diretas. Parecia mesmo que estavam ali só para ocupar espaço. Para além disso, notei ainda algumas inconsistências na história, às vezes sobre personagens que nem tinham importância, e pequenos erros que, apesar de tudo, acabam por atrapalhar a fluidez da leitura. E, aliada à narrativa da Júlia, a escrita tornou a minha experiência de leitura um bocadinho menos agradável. Isto porque os diálogos até me faziam sentir entretida (pelo menos, até chegar ao romance principal), mas depois, como a própria Júlia admitiu, ela gosta de falar consigo própria. Ou seja, existem páginas e páginas de diálogo interno, que muitas vezes é chato e repetitivo (inúmeras palavras, expressões, diálogos, momentos, etc, também foram repetidos), e que não acrescenta absolutamente nada à história - o que significa que este livro poderia ser bem mais curto. O facto de que não me dei muito bem com a Júlia também não ajuda! Estava curiosa ao início, para saber mais sobre si, mas rapidamente me desinteressei. Não gostei de vários comentários que ela fez, , ou atitudes, para além de que ela era um bocado burra às vezes, e achei, por diversas vezes, que a Júlia não tinha uma ideia muito clara sobre si própria. Ela realmente demonstrou ser uma boa amiga, no entanto, acho que ela estava demasiado fechada na sua bolha, e que se achava demasiado boa e demasiado pura neste mundo. Uma vez que este livro explora uma experiência supostamente enriquecedora, e que permite a auto-descoberta, penso que ficou aquém das expectativas, uma vez que não notei grande crescimento na Júlia, as situações pontuais de realização por parte dela pareciam não ter grande fundamento (e desvaneciam tão rapidamente como surgiam), e, a partir de certo ponto na história, foi dado maior foco ao romance, o que é uma pena. Tal como mencionado em cima, a Júlia deixou em Portugal uma relação de longa data, que penso honestamente não ter ficado bem resolvida; e, mais tarde, na Tailândia, ela tem oportunidade de explorar o que pretende obter de uma relação amorosa. Não tive, infelizmente, qualquer interesse no romance. Sinto que, no geral, foi tudo um grande cliché (ironicamente, já que a Júlia não se queria tornar num - o que também acaba por se revelar um cliché). Fiquei extremamente desiludida, frustrada às vezes, pois parecia que a Júlia estava apenas a viver a vida dos outros, e não a vida que ela tencionava encontrar na Tailândia para si mesma. Devido a toda a atenção que foi dada às relações entre personagens, sinto que acabou por se perder também a essência da Tailândia, já que os detalhes eram cada vez menos e menos desenvolvidos, e a história poderia estar a acontecer em qualquer lugar. Finalmente, não me consegui surpreender com algumas pequenas bombas que foram largadas a poucos capítulos do final , e apesar de me ter genuinamente surpreendido com o plot twist final, devo admitir que não gostei muito do desfecho (e não me vejo a seguir a continuação desta história).

Profile Image for Inês.
106 reviews10 followers
January 3, 2021
Este livro foi um daqueles que olhei para a capa e quis imediatamente, depois de tantas reviews boas só senti esta vontade mais apimentada.

O livro mostra a história da Júlia, que queria sair de Portugal por uns tempos para se encontrar. Adorei a premissa do livro, imaginei logo 1000 possibilidades como a autora poderia abordar esta viagem e o autoconhecimento. Ainda fiquei mais entusiasmada quando descubro que a própria autora viviu alguns meses neste pais! Achei que o livro acabasse por mostrar mais da autodescoberta da personagem principal e sinto que isso não aconteceu como eu estava à espera.
Gostei da viagem pela Tailândia, num tempo em que não podemos viajar era mesmo de um livro assim que eu estava à precisar. No entanto, o livro não tomou o rumo que eu estava à espera. As descrições dos sítios estavam boas, mas depois a história em si sinto que ficou aquém das expectativas que eu tinha.

A viagem de autodescoberta acabou por ser uma viagem onde a personagem não conseguiu estar 1 semana sem ninguém. Acabou por fugir muito ao tema, a personagem principal acabava por ter muitos monólogos que, no inicio do livro, percebi a existência deste questionamento e dúvidas todas, mas mais no meio, sendo que seria uma viagem de descoberta, deixaram de fazer sentido.
O fim apanhou-me completamente de surpresa. Se eu achei que o fim do livro ia ser só tudo do mesmo estava bem enganada, aquela última página arrebata o leitor e ficamos a desejar por saber mais.

Posso dizer que a minha parte favorita do livro foi a das cartas, já mais para o final, sinto que aqui realmente a autodescoberta dela aconteceu, ainda que estas cartas fossem com o objetivo de comunicar com o rapaz, e faz sentido se na viagem existisse um momento em que ela teria estado sozinha e se tivesse autodescoberto, o que não aconteceu. Admito que só nestas cartas vi um pouco do que estava à espera, do autoconhecimento, ainda assim ficou aquém.
Profile Image for Raquel Longras.
51 reviews1 follower
June 21, 2023
Que protagonista mais chata!!! Não me consegui identificar com a Júlia e acho que isso me estragou 90% do livro. As constantes deambulações pelos pensamentos dela eram muito repetitivas e demasiado romantizadas. Também não ajudou as constantes gralhas que fui encontrando - foi uma edição pobre.

E numa última nota: aquele suposto plot twist que eu já estava a adivinhar desde meio do livro só me chateou mais.
Profile Image for Mariana.
98 reviews12 followers
August 10, 2020
Um romance muito cativante que relata uma viagem de auto-conhecimento e de superação.
Confesso que foi um livro que me surpreendeu não só pela escrita (que me fez lembrar mais um estilo de crónica) mas também por ser uma pequena fusão de vários géneros literários - podem contar com uma pitada muito contida de erótica à mistura.

Senti que o início foi um pouco lento porque a história demorou algum tempo a prender-me com algumas partes que, para mim, se tornaram muito repetitivas. Senti também alguma dificuldade em conectar-me com a personagem principal, em digerir alguns comportamentos e atitudes e com a forma como algumas relações vão sendo desenvolvidas.

Um dos pontos mais fortes para mim foi sem dúvida a atmosfera do livro, que se desenrola na Tailândia. Creio que será uma leitura agradável para qualquer pessoa que goste de viajar porque facilmente se sentirá transportada para os locais que vão sendo referidos e retratados.

Ainda que não tenha sido um livro que me tenha arrebatado, consigo reconhecer que é uma leitura absolutamente viciante e capaz de agradecer a muita gente. Acredito ainda que a autora tem imenso potencial e estou curiosa para acompanhar a sua evolução!
Profile Image for Nicole Silveira.
27 reviews13 followers
June 11, 2022
“Se a tristeza tem algo de bom, é conseguir trazer a mudança. Eu já não quero esta vida. A vida que tenho levado nos últimos anos. A vida que me tem feito esquecer de mim mesma e de tudo aquilo que me faz realmente feliz. (…) Cheguei ao limite. Não quero continuar a ser este pássaro que se mantém dentro da gaiola mesmo que a porta esteja aberta. Quero tornar-me no pássaro que voa em luta pela sua liberdade assim que vê a porta mal fechada. E foi por isso que comprei o bilhete.”
Júlia deixara-se consumir pelos infortúnios da vida. Perdera-se ao manter-se agarrada a um passado e a uma mente que lhe impossibilitava de viver o presente. “O destino não tem sido meu amigo.” E por mais madrasto que este tenha sido, a decisão já estava tomada. Só lhe restava ir… ir para a Tailândia onde esperava conseguir encontrar-se.
Durante os próximos meses Júlia deixar-se-à ir para onde o vento a levar. Há pesos que merecem ficar para trás e aventuras que merecem ser vividas. Mas nesta sua jornada de auto descoberta, há memórias e pessoas que vão vir e ir abalando assim a sua alma. Conseguirá Júlia atingir o seu objectivo mesmo depois de descobrir o que não estava nos seus planos?

Apesar de esta ser uma jornada de auto descoberta, irão aparecer alguns obstáculos no caminho de Júlia que lhe irão tirar o foco. Pela vida que teve, tornou-se numa miúda carente, introvertida e até deprimida, mas que ainda assim carrega muita inocência no coração. Por ter sofrido tanto, pensa demasiado sobre a dor que pode infligir ao próximo, o que faz com que às vezes, tenha-se deixado arrastar para problemas e situações que nada tinham a haver com ela. E é aqui que vejo algumas divergências de opiniões. Acho sinceramente que ela não passou a viver inteiramente uma vida que não era a sua, mas que todas aquelas personagens e acontecimentos presentes no decurso, contribuíram para o seu crescimento e conhecimento próprio tornando-a na pessoa que é hoje. Se não tivesse passado por x, o resultado final não seria o mesmo. Júlia é uma flor que desabrocha lentamente, o que acaba por ser tocante por vêmo-la a retirar bloco atrás de bloco do muro que ergueu durante tantos anos em seu redor. E tendo em conta o desfecho deste livro, sem dúvida alguma que esta jornada ainda não terminou! A última frase deste livro tirou-me o chão. Não imagino o que irá acontecer daqui para a frente!
Diversidade é o que também não falta a nível de personagens pois temos várias sexualidades, personalidades, complexidades, estatutos sociais, culturas, etc. Há também no decorrer da história algumas relações que gostava que tivessem sido mais exploradas de tão rápidas que cresceram e alguns pensamentos que acabaram por se tornar repetitivos. Apesar disso, entendo que era com o intuito de dar ênfase a determinada emoção.
E para finalizar, não posso deixar de mencionar as cartas. Foi sem dúvida das minhas partes preferidas! Há tanta evolução, carinho, dedicação e amor envolvidos que eu senti-me verdadeiramente feliz ao lê-las.

A escrita sentimentalista da Maria, é das escritas mais bonitas com que me deparei nos últimos tempos. É uma prosa que nos embala e nos faz reflectir e sentir tudo à flor da pele. Além disso, faz-nos também imaginar lugares maravilhosos que até então eram-me desconhecidos.
Este é um livro sobre resiliência, amizade e amor. A Maria é sem dúvida alguma uma nova escritora com muito potencial.
Profile Image for Rita Carvalho | ritasreadingcorner.
172 reviews
September 12, 2023
Estava à espera de adorar este livro por várias razões: a sinopse, a capa linda, o título, uma nova autora portuguesa com grande potencial... infelizmente, não adorei.

Custou-me imenso entrar no ritmo e só comecei a ficar mais entusiasmada com a história a meio, mas depois a leitura tornou-se novamente penosa até chegar às últimas 50 páginas, mais ou menos. Não consegui sentir empatia em relação à personagem principal e muitas vezes senti-me frustrada porque ela passava do 8 ao 80 em relação a certas atitudes e situações e achei-a inconsistente. Se calhar isto é normal numa pessoa que esteja a tentar descobrir quem é, mas senti sinceramente que a maneira de ela agir e as coisas que dizia não faziam sentido muitas vezes. Para além disso, também achei que muitos diálogos entre as duas personagens principais tinham demasiados clichés e não consegui apreciar muito a relação deles por esse motivo. Outro aspeto que tornou a minha leitura mais lenta foi o facto de achar o livro muito repetitivo e sentir que estava a ler as mesmas falas várias vezes.

Sinto que este livro tinha imenso potencial e gostei da parte cultural, que sinto que foi mais explorada nas cartas no final e talvez por essa razão se tenha tornado mais fácil ler.

Imagino que haja um segundo livro a caminho depois deste final e espero que a autora consiga explorar melhor o potencial da história.
Profile Image for Ana.
291 reviews10 followers
March 15, 2021
3.5/5
Não sou uma reviewer profissional de todo, mas, acho que uma vez que se tratam de livros portugueses devemos fazer reviews o mais completas possíveis para ajudarmos futuros leitores e para mostrar um feed do goodreads. Então, vou dividir a minha opinião pelos aspetos negativos e, por fim, pelos aspetos positivos, até para tentar justificar as minhas 3 estrelas, ou 3,5( mas não acho que deva arredondar para 4.

Pontos Negativos

A ESCRITA: Infelizmente não fiquei fã da escrita da autora. No entanto, não tenho a certeza se será mesmo esse problema ou se foi falta de brio nas edições/revisões por parte da Cultura Editora. Há algumas falhas na gramática (por exemplo a nível de conjugação de verbos) e o livro tem imensas repetições de ideias que, certamente, muitas das frases podiam ser cortadas de forma a que a leitura ficasse mais fluída. Mas, ao mesmo tempo, pode estar relacionado com as intenções de expressar os sentimentos da personagem principal, a Júlia.

Personagem Principal/Júlia: Desde cedo que nos apercebemos que a Júlia não teve uma vida fácil e é bastante negativa no que toca à sua personalidade. Sempre a dizer que se “sente quebrada”, “perdida”, “desanimada/triste” e em “como ninguém a percebe” pela decisão que tomou. Não estou a dizer que não sentimentos válidos, porque o são e decerto que muitas pessoas se podem relacionar com o mesmo. Mas também não é preciso estarmos constantemente a sermos relembrados de tal. Mais uma vez, uma revisão com alguns cortes iria ajudar bastante. Por outro lado, como algumas pessoas já mencionaram ela tem atitudes que não fazem muito sentido, e é um pouco sonsa/inocentezinha que às vezes dá vontade de a fazer acordar para a realidade

A viagem: Aqui tenho pontos positivos a dizer, no entanto o que não gostei foi de como a Júlia estava sempre a dizer que tinha que poupou imenso dinheiro (e ao trabalhar num café demonstra que não é de uma classe socioeconómica muito alta), mas, no entanto, não nos é apresentado um budget nem um mínimo plano da viagem….

Os Relacionamentos: Aqui quero também dizer que concordo com a maioria das reviews que li: o relacionamento com o Miguel não foi bem resolvido e o constante envio de mensagens também não é saudável. Com o Jacob… eu nem percebi qual o propósito desse “relacionamento” ser inserido para além de ser um trigger warning. O relacionamento com o Rafael foi bastante instalove, mas, fora isso, apenas pessoalmente não me satisfez.



O fim: Para o livro que foi e as 440 páginas que se leu até agora, o fim foi demasiado abrupto. Entendo o cliffhanger, mas não teve o build-up suficiente para ser mesmo arrebatador.


Agora, para terminar num tom mais feliz, os pontos positivos


A capa: ABSOLUTAMENTE LINDA! Pela primeira vez que vejo assim uma capa tão linda e ainda por cima de uma autora portuguesa. Acho que capta a atenção e é bastante adequada ao público alvo a quem se destina. Por favor, continuem assim.

A viagem: Toda a história se passa na Tailândia. Nunca visitei, nem tinha nenhum interesse específico em ir lá, mas satisfez o bichinho que todos temos neste momento para viajar. Para mim foi envolvente e gostei bastante. Agora quero fazer uma receita pad thai de uma revista de culinária que tenho e depois assistir uns thai dramas.

Multiculturalidade: Gostei de haver imensas pessoas de vários sítios com que se davam bem umas com as outras pois cria ajuda a criar ambiente e história. No entanto sinto que podia ter sido uma oportunidade para aprendermos um pouco sobre as suas culturas e enriquecer a história. Serem argentinos/checos/americanos/brasileiros era tudo a mesma coisa, mas isso seria uma questão de termos um melhor desenvolvimento das personagens secundárias.

A mensagem: A mensagem no geral de que uma viagem de autodescoberta não é linear nem rápida nem o que estamos à espera faz sentido e é importante nos tempos de hoje. Só foi pena esta mensagem só ter voltado ao de cima mais para o fim do livro, já que o resto do tempo todo foi tempo sempre com pessoas e visitar sítios. Assim posso me estar a contradizer, mas só queria dizer que talvez a sucessão dos acontecimentos poderia ser feita de outra forma.


Conclusão

Por fim, acho que este livro tem bastante potencial, e apesar de tudo o que disse de menos bom, não impediu que gostasse da leitura e acho que a essência está lá, só faltava talvez um melhor acompanhamento para que a história ficasse ainda melhor. Desejo todo o sucesso para a autora e, caso publique outro livro/sequela vou querer ler (menos o livro de poesia que não faz parte de um género que goste)
Profile Image for Joana Mestre.
1 review
July 5, 2024
Tinha tudo para dar certo: uma capa chamativa, boa sinopse e uma nova autora portuguesa, porém não foi o que aconteceu.

Achei as primeiras 100 páginas super secantes. O livro consiste no problema da protagonista em encontrar-se porém a atitude da protagonista para consigo mesma irrita-me, não se dando a change de aproveitar a felicidade em inúmeros momentos.

Os plots foram super forçados. Ainda não entendi como é que fizeram o Jacob tornar-se no que se tornou, pensei que seria uma competição de dois amores e não um a tornar-se machista e o outro um golden retriever!

Um dos plots também ficou em aberto: supostamente teria aparecido um homem desconhecido no quarto da avó da Júlia, porém ainda não se sabe quem. Ao início pensei que fosse o pai da Júlia e fosse esse o “regresso inesperado”, mas com o final percebi que não.

Por fim, achei o final forçado a uma segunda parte e totalmente descabido.

Contudo, tenho a salientar que gostei imenso da evolução do relacionamento da Júlia com o Rafael e posso afirmar que foi o maior motivo da continuação da minha leitura, pois se fosse pela narração repetitiva e cheia de gralhas não teria terminado.
Profile Image for Ana Marta.
25 reviews
October 1, 2024
3,7 ⭐️
Este livro foi um total de mix feelings. Existiram partes que adorei, outras que só achei uma seca…
Para mim, a parte pior foi o penúltimo capítulo, o capítulo das cartas… percebo que conseguimos ver a auto-descoberta dela através das cartas, mas se calhar não era preciso cartas tão grandes…
Por outro lado, o final, o que é isto? 🤯🤯🤯
Irá haver outro livro ou isto acaba assim?!????
Profile Image for Rute.
29 reviews
August 6, 2025
3,5 porque estava a gostar, mas depois envolvia demasiado drama, muitas repetições dos pensamentos dela e a história enrolou muito.

No entanto, gostei muito da escrita da autora e das ideias principais para este livro.
Profile Image for Ana Roque.
69 reviews59 followers
October 9, 2020
No início custou a ler devido a que é praticamente texto corrido sem grandes diálogos ! Mas a partir do momento que me agarrou queria ler mais e mais sobre esta bonita história!

Espero sinceramente que o livro tenha uma continuação devido ao suspense e às muitas questões que o final deixou !!
Profile Image for Ana.
36 reviews
November 21, 2023
"É a esperança que nos mantém imóveis à espera de mudanças poderão nunca vir a acontecer"

"Se a tristeza tem algo de bom, é conseguir trazer a mudança."
Profile Image for Maria SM.
84 reviews
October 23, 2022
Definitivamente não me cativou nada. Ia cheia de expectativa para o livro, uma viagem de descoberta à Tailândia e toda a sinopse me parecia tão bem… grande engano. O livro tanto se podia ter passado na Tailândia como noutro sítio qualquer, porque da Tailândia ouvimos falar pouco e dá-me ideia que pouco influência a personagem.

Páginas e páginas de diálogos internos cheios de crises de identidade e complexos de inferioridade super repetitivos e monótonos, para não falar da quantidade de erros ortográficos pelo meio.

Um “príncipe encantado” que surge no meio disto tudo tão clichê, mas clichê tipo novela da globo. Tanto cuidado por isto, por aquilo, tantas barreiras, tantos pensamentos, tantos medos, e de repente resolve ir com tudo com o “príncipe” sem preservativo nem nada. Além de perigoso, não encaixa na personagem que ela era. Transmite um pouco a ideia de que quando são ricos e bonitos não têm doenças, sei lá… Por falar em não encaixar na personagem: uma pessoa que lhe custa ver animais no circo, que pensa tanto nas diferenças sociais, mas que depois deita comida (acabada de comprar) ao lixo, porque estavam chateadinhos? Tb é incoerente.

Isto para não falar do fim. Parece que estamos ali 400 páginas a aguentar isto tudo, e depois o fim cai do céu, resolvido em 10 páginas, em que a última linha é o maior - e único - plot twist de toda a história. Eu nem estava a acreditar! Mas vá lá, tinham feito sexo à bruta dentro do carro antes, e super descritivo, mais uma vez!…
This entire review has been hidden because of spoilers.
Profile Image for Apatricia.
335 reviews30 followers
October 6, 2020
Hoje trago-vos a opinião acerca deste maravilhoso livro.
Começo por dizer que só a parte visual é incrível, adoro que tenham apostado num look mais moderno, com aquela capa que nos faz comprar “porque é lindo”
Passando para o livro em si, acompanhamos a viagem da Júlia, a Júlia não está feliz, então pega em todas as suas poupanças e vai para a Tailândia.
Este livro é um pouco um livro de descoberta pessoal, acho que todos nós podemos-nos rever em algo que a Júlia sente, em algum momento, confesso que a primeira parte do livro me emocionou bastante, a escritora conseguiu transcrever para o livro sentimentos puros e reais.
Depois temos a viagem em si, que a escritora também já visitou a Tailândia e nota-se isso, digo isto porque parece que estamos lá, a ver as luzes coloridas das ruas, os carros a tentar fazer rally na estrada, a comida, os cheiros. E bem como em todos os bons livros o que é que não pode faltar?! ROMANCE atão pois claro!
E aquele final???? Vocês nem imaginam, eu na minha rica inocência a pensar que ia ser um stand alone, e quase mandei o livro pelos ares 😂
Claro que nem tudo foi mar de rosas, houve uma parte que achei um pouco repetitiva e estava a ficar um pouco cansada, no entanto a escritora conseguiu dar a volta por cima e ficou um livro excelente.
Se recomendo? CONCERTEZA
Profile Image for Ana Inês.
10 reviews
December 1, 2020
Esta não é uma review mas sim uma nota pessoal sobre o livro.
Sinto que li este livro no momento certo da minha vida, noutra circunstância acho que nunca teria tido tanto impacto em mim e tirado tanto partido e ensinamento dele.
Assim que o comecei senti logo uma conexão e empatia muito grande pela história. Consegui ligar-me emocionalmente aos sentimentos e pensamentos da Júlia, desde o amor pelo Miguel, aos sentimentos pelo pai e às suas dúvidas sobre o amor próprio e o amor pelos outros.
Foi um livro que me deu forças e me permitiu avaliar a minha própria vida pelos olhos da protagonista e mais importante fez-me questionar certas situações.
Houve partes em que este livro mais parecia de Auto-ajuda e para mim isso tornou a história mais lenta e repetitiva, no entanto sei que também foi isso que o fez retratar tão bem a realidade de como os nossos pensamentos funcionam na nossa cabeça.
Ainda me sinto indecisa se este será considerado um dos meus livros preferidos e vou deixar essa decisão para quando o reler no futuro com uma perspectiva diferente e quando não me sentir tão emocionalmente ligada a ele.
Por fim resta dizer que foi tão bom sentir-me compreendida pelos pensamentos e vivências da Júlia. Foi um livro que apareceu no momento chave!
Profile Image for Andreia Moita.
332 reviews11 followers
September 10, 2021
As descrições da Tailândia são o mote perfeito ler este livro.
Traz uma mensagem de aceitação e superação.
Mas achei que tem pouca acção e um texto bastante repetitivo.

Júlia está num processo de luto e carrega culpa permanente pelas ações de outras pessoas, pois acha que é responsável por causar dor aos outros. Está machucada com a morte da mãe, a ausência do pai e o término de uma relação que já não a preenchia. É neste estado que parte para a Tailândia à descoberta.

Logo no início Júlia decide que quer estar sozinha, mas logo no aeroporto faz uma amizade e viaja com ela e com todos os seus amigos com quem se envolve muito rapidamente. Achei isto pouco espontâneo. Depois, todos os diálogos e pensamentos dela são sempre sobre o mesmo assunto, abordados de forma repetitiva, dando-me a sensação de estar a ler em loop, sem avançar minimamente na história. Estamos no mesmo lugar durante imenso tempo do livro. Este facto, faz com que o desfecho se torne demasiado fácil de prever e o que podia ter sido um bom plot twis acabou por não funcionar para mim. Tenho muita pena pois queria ter gostado mais.
Profile Image for Bia Santos.
27 reviews3 followers
January 16, 2021
Fiquei bastante indecisa quanto à qualificação que devia dar a este livro.
Li bastante críticas sobre ele antes de ler.
No início, embora não haja muitos diálogos, a história corre e consegue prender-nos. No entanto, quando passa um bocadinho do meio começa a ficar mais difícil de ler.
Foram muitas as páginas em que podia passar meia página sem ler e continuar dentro da história como se não tivesse perdido nada. Penso que não fosse necessário estar sempre a repetir tanta informação e pensamentos. Depois acho que algumas questões ficaram por tratar como a questão da avó e o final ficou tão em aberto que acho que podia ser mais explorado.
Porém, é um livro fantástico no que toca aos factos que apresenta. É tudo relatado com tanta veracidade que nos faz sentir que realmente lá estamos. E também o fator inesperado está presente em maior parte do livro o que é muito bom. E o final, embora não muito explorado foi muito bom.
Profile Image for Joana.
295 reviews22 followers
March 16, 2024
Neste livro vamos acompanhar a Júlia na aventura da sua vida. Ela sente que já não é feliz em Portugal e precisa de ir para um sítio distante para se voltar a encontrar e, no fundo, voltar a apaixonar-se pela vida. Compra um bilhete só de ida para a Tailândia e mal ela sabia o que a esperava do outro lado do mundo.

Adorei este livro! Consegui identificar-me com a Júlia em muitos aspetos e adorei o enredo. Porém, o livro não foi perfeito. Para além dos capítulos serem enormes (coisa que não gosto), notei que havia imensas repetições e, às vezes, algumas contradições. Reparei também nalgumas gralhas/erros que acabaram por atrapalhar a leitura. Faltou uma boa revisão a este livro.
O final também deixou muito a desejar. Senti que foi apressado e não gostei muito do momento em que acabou. Senti que faltava algo.

No entanto, de um modo geral, adorei o livro e acompanhar a Júlia nesta aventura.
Recomendo!
Profile Image for Joana Caetano Gomes.
7 reviews
November 30, 2020
Esperava mais. Tive curiosidade em ler o livro por ter sido escrito por uma jovem autora portuguesa e por falar de viagens e outras culturas, mas ficou aquém das minhas expectativas. Pensava que a personagem principal falaria mais sobre a Tailândia e sobre as suas aventuras nesse país, mas as pessoas que ela conheceu nem eram tailandesas. Para além disso, há muitos erros ao longo do livro, que não sei se foi problema de edição, e por vezes é difícil perceber quem fala nos diálogos. Para mim, o livro ganhou mais vida e sentido quando Júlia conheceu o Rafael. De qualquer maneira, gostei da mensagem e há uma expressão que simplesmente ficou marcada em mim: "Somos um diário em forma de pessoa. Eu escrevo em ti e tu escreves em mim"
This entire review has been hidden because of spoilers.
12 reviews
March 18, 2021
Este livro conta-nos a história da Júlia e da sua missão de se encontrar no meio de tudo o que lhe foi acontecendo pelo caminho.

Com uma escrita leve e arejada, a autora leva-nos numa viagem até à Tailândia onde o destino é apenas o ponto de partida de uma grande aventura. Um livro com o equilíbrio perfeito entre a leveza e a profundidade da vida: mesmo o que precisava neste momento.

E ainda tive a oportunidade de recordar a minha viagem à Tailândia. Agora só me resta aguardar pela próxima parte desta aventura para reviver mais uma viagem: Praga.

Os pontos menos positivos: demasiadas falhas na edição de texto e alguma repetição por parte da altura em alguns temas, tornando a leitura menos interessante em certos momentos.
Profile Image for Rita Gouveia.
103 reviews
August 20, 2023
*4,75⭐
Eu gostei bastante deste livro, das suas personagens, do desenrolar da história e do plot twist final. E fiquei a necessitar de uma continuação urgentemente, porque este final...
Só não pude dar 5⭐, porque achei o princípio do libro um pouco repetitivo e também porque fui encontrando alguns pequenos erros ao longo do livro (não sei se tenho alguma edição não atualizada), mas houve página que quando passei para a seguinte mudou o assunto sem contexto nenhum, às vezes também havia nomes de personagens trocados, o que acabou por me deixar confusa várias vezes ao longo da leitura.
De qualquer forma recomendo imenso este livro, até para apoiar mais os autores portugueses ❤.
Profile Image for Susana Martins.
17 reviews12 followers
February 22, 2022
Quase quase nas 5 estrelas!
Faltou-me qualquer coisa para ser perfeito, mas ainda assim foi um livro muito bom 😌

A história da Júlia é super bonita e identifiquei-me com ela em alguns momentos. A forma como a autora aborda as diferentes formas de amor e paixão, temas como o luto, o abandono e a violência, foi muito bem pensada. Senti até que a escrita evoluiu com a história, se é que isso faz sentido.

Aconselho muito este livro, de uma jovem escritora portuguesa que me conquistou com este romance! Mal posso esperar para ler mais coisas dela 💜
Profile Image for Vera Gomes.
92 reviews
July 31, 2023
Achei a ideia da história muito boa. Mas assim que comecei a ler achei que tudo se repete vezes sem conta e tornou a história muito massadora. E aquele final... Acho que depois da jornada da protagonista na sua autodescoberta aquilo foi... Nem sei... Para mim não resultou
Displaying 1 - 30 of 38 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.