Para Frederico Elboni, não existe certo ou errado quando os sentimentos estão em pauta. O que importa é encontrar harmonia e equilíbrio entre quem somos e o que fazemos; entre nossas ações e nossa perspectiva diante da vida. E, consciente de que mulheres trazem na bagagem alguns conflitos internos em relação ao mundo e aos homens – e haja conflito! -, esse jovem autor se dirige a elas: mulheres apaixonadas, decepcionadas, ingênuas, destemidas... Todas ansiosas por palavras que as façam abrir em seu rosto um lindo e incessante sorriso. Ou dois.
Fred Elboni é um escritor e cronista brasileiro com oito livros publicados e mais de 500 mil cópias vendidas. Formado em Ciências Sociais e Pós-Graduado em Filosofia do Autoconhecimento ele fala sobre amor, vulnerabilidade, autoconhecimento, coragem, sensibilidade e outros temas do cotidiano estão presentes em seus livros, que estiveram entre as obras mais vendidas nos anos de lançamento.
A trajetória do autor se iniciou com o seu blog, que chegou a mais de 5 milhões de leitores por mês. Aos 21 anos chegou a colaborar como roteirista no programa Amor e Sexo, da Rede Globo.
Além de escrever, Fred gosta de palco. Em 2019, escreveu e atuou na peça de teatro E aí, sumida? que estreou no Teatro Gazeta em São Paulo e no Teatro Fashion Mall, no Rio de Janeiro. No mesmo ano, apresentou a palestra "Tenha coragem de ser quem você é" no evento TEDx.
Nunca li coisas tão chatas, repetitivas e egoístas sobre mulheres, que ainda por cima vêm de um guri que acha que ja viu de tudo e ja comeu todo mundo. Amo autores jovens, mas o Frederico se mostra um "sabe tudo". O que mais me irritou foi o tipo de mulher que ele idealiza, aquela mulher perfeita, segura e não existente. Nunca quis tanto chegar no fim de um livro, mas nesse caso porque não aguentava mais ler.
Deus que me perdoe, mas senti dor física lendo esse livro e confesso, cheguei a fazer leitura dinâmica porque já não aguentava mais. É extremamente repetitivo e acaba generalizando muitas coisas, afinal é muito fácil falar para uma mulher se amar e ser segura de si, quando não se é uma. E não, o autor não se encontra tão perto assim do "universo feminino" quanto ele crê nesse livro.
Apesar de não ser o tipo de leitura que faço normalmente, estava até gostando das ideias do fedelhinho de 20 e poucos anos que acha que já viu de tudo e, por isso, sabe de tudo. Até ele entrar em contradição (e ficar extremamente repetitivo...). Decepção. Bom, pelo menos escreve bem...
I wrote this review a year ago. I wrote this review while I read the book. I didn't edit this despite publishing it on Goodreads.
After reading this review that my younger self wrote, I will admit to it being rude. This may be the harshest review I've every written. My bad. Okay here's the review:
D.N.F. And I don't even feel bad about it.
Language Barrier At this point, I'm mainly reading to understand the words. I'm not very devoted to what this author has to say, which is making this story a drag. This book is just for me to practice my Portuguese. I give up trying to actually enjoy it.
Sex Talk All this dude talks about is sex and what men feel about women and blah, blah, blah.
Self-f*cking-help book This book was under the poetry section. What a fraud! He doesn't even use poetic language.
Missed Point Very rarely does this dude have a point.
PORTUGUESE VERSION
D.N.F. Eu nem me sinto mal.
Barreira de Idiomas Neste ponto, estou principalmente lendo para entender as palavras. Não sou muito dedicado ao que esse autor tem a dizer. Este livro é só para mim praticar o meu português. Eu desisto tentando realmente aproveitar.
Conversa de sexo Tudo o que o cara fala é sexo e o que os homens sentem sobre as mulheres e blá, blá, blá.
Livro de auto-ajuda-po*ra Este livro estava sob a seção de poesia. Que mentira! Ele nem usa linguagem poética.
Ponto perdido Raramente esse cara tem um ponto pra falar.
Leve, divertido, por vezes um pouco caliente. Os temas que ele aborda são realmente um pouco mais polêmicos e permitem várias visões. O próprio autor diz que as colocações que faz não são verdades absolutas. Para mim, a leitura valeu em dobro, pois senti que ele estava respondendo todas as mil questões que formulo diariamenente e contando cenas que vivi. Se o objetivo do autor era tentar arrancar um sorriso ou dois, digo que ele conseguiu arrancar mil sorrisos!
O autor conseguiu transformar o amor numa poesia linda demais (o título já diz um sorriso ou dois meus foram arrancados sim), mas a forma como ele coloca homens e mulheres em caixinhas sobre o que é "ser homem" e o que é "ser mulher" é um pouco triste. Ele mesmo disse no começo do livro que sim existem visões sexistas na obra, mas por ela ser uma releitura eu esperava uma mudança na escrita.
É moi repetitivo con algunhas cousas (chegando a facerse pesado) e hai detalles que di sobre as mulleres cos que calquera muller non concordaría. A forma de escribir é boa, mais é un libro moi mellorable.
OH MY GOD I loved it!! It made me smile like A LOT. So soo good! I'm in love with some of the stories and texts. Some of them are so true that it's like hits you in the face and all you feel is WHAT JUST HAPPENED? amazing! Amazing! y'all go and read it!