Mariana Pena orgulha-se de seu trabalho como assessora de comunicação. É tão dedicada que foi transferida para a sede da agência, a Comunicarte, em São Paulo, onde acaba recebendo maior reconhecimento profissional. Não poupa esforços para realizar suas tarefas com competência e dedicação, característica adquirida durante os anos em que treinou boxe com o pai, com quem aprendeu a ter disciplina e muita força de vontade. Não é qualquer pancada da vida que a derruba. Nem mesmo a nova missão à que foi designada: assessorar o fotógrafo sul-coreano, radicado no Brasil desde a infância, autor de coletâneas de fotografias que registram o ser humano inserido em suas rotinas, durante a turnê do último lançamento, Retratos. Além de talentoso, Joaquim Matos – ou Yoo Hwa-In – é uma personalidade bastante reconhecida por seu trabalho artístico. Um tanto introspectivo e cheio de mistério no que diz respeito a sua cultura, a missão de Mariana acaba se apresentando mais trabalhosa do que ela imaginava. E tudo complica mais um pouco quando, de repente, mensagens anônimas surgem, destinadas ao fotógrafo, todas com ameaças explícitas à vida dele. No começo Joaquim e Mariana acreditam que se trata de algum hater, do tipo que late sem morder. Porém, à medida que as abordagens vão se tornando mais concretas, surgem novas hipóteses e uma possibilidade vinda do passado, lá da Coreia do Sul ainda. Em meio a eventos literários, autógrafos, estadias em inúmeros hotéis, voos cancelados, coquetéis, discussões, nasce um vínculo entre artista e assessora que vai evoluindo para uma relação cada vez mais forte e intensa, incontrolável até. Mariana usa suas habilidades esportivas para garantir a segurança de Joaquim, mesmo que viva se colocando em risco por isso. Nessa história ainda há espaço para referências culturais coreanas, amizades fiéis, uma família para lá de eclética e um romance de tirar o fôlego.
Teacher, journalist, married, mother of two children. Writing is one of my greatest joys. Reading is important to me and I always make it clear that I like of many genres, but especially of love stories, after all, who doesn't like a happy ending?
achei desnecessário a quantidade de comentários sobre oriente-ásia-japa-senhor-coreia e afins, os momentos de tensão vão a lugar nenhum, o plot final é ridiculo e o casal não convence.
talvez o mais crítico seja a fixação com dizer o tempo todo estereótipos asiáticos e depois fingir que está sendo crítica a esses estereótipos. se houvesse tido uma contratação de leitura sensível, não seria tão desconfortável ler essas passagens.
as coisas são muito mirabolantes e as conversas entre o casal não soam naturais. fora que o comportamento de alguns personagens são muito fora de contexto....
Eu gosto bastante da escrita da Marina Carvalho e atualmente estou viciada em doramas, por isso esse livro foi um bom achado.
O romance entre Hwa In e Mariana não deixa nada a desejar pras séries coreanas e a forma como a cultura de cada um é citada é bem feita. Uma curiosidade citada (que eu não sabia) é que o bairro Bom Retiro em SP é conhecido por abrigar grande número de imigrantes coreanos.
Super recomendo, para todos os fãs de doramas e para quem não conhece também.
Livro que faz jus ao nome. De fato, parece um drama coreano. Gostei que a autora trouxe referências a dramas famosos e a pequenos clichês que vemos em todos os dramas (e sempre esperamos, essa é a verdade), gostei do romance interracial e o choque de culturas. Perfeito, sem defeitos.
Achei o romance fofo - mas não exatamente como um dorama (pegação em dorama? Nunca haha). Mas a parte da máfia definitivamente não convenceu. Motivação fraca, desenvolvimento e conclusão piores ainda. Ela ir para a Coreia do Sul sem falar o idioma, sem conhecer nada... Não deu certo isso. Foi algo muito "fora da realidade". Se não fosse isso, o livro teria sido bem melhor.
This entire review has been hidden because of spoilers.
Uma história linda e interessante baseado nos doramas asiáticos, especificamente nos sul-coreanos. Escrita fluida e gostosa e personagens bem escritos torna esse livro bem gostoso e divertido.