Áustria, 1730. Sofia tinha tudo o que se poderia desejar. Era de família nobre, rica, bonita e inteligente. Por imposição do pai, casou-se com um jovem de muitas posses, que se revelou um marido apaixonado. Contudo, ela trazia em si desejos incontroláveis que poderiam mudar os rumos de sua vida. De onde vieram tais impulsos? Nesta história real, que narra três vidas de Sofia ao longo dos séculos, a reencarnação e as leis divinas mostram sua força, evidenciando o quanto a revolta dificulta o caminho, enquanto a aceitação possibilita transformar a dor e a adversidade em alavancas para o progresso e para a felicidade.
Um romance leve e cheio de aprendizados relevantes para o nosso dia a dia. Te faz pensar sobre o poder da conexão com a espiritualidade e como ela é importante para nos fortalecer perante as dificuldades da vida. Leitura rápida e gostosa. :)
O romance possui 3 grandes etapas e todas possuem Sophia como protagonista.
O livro inicia nos dias atuais com Sophia as voltas com tudo dando errado da sua vida após a separação com o marido e a descoberta de um amante. Depois passa para a primeira grande parte, que aconteceu na cidade de Salzburgo e conta a história da família do Duque de Bauer e com as filhas Sophia, Hanna e Susi.
Como tradição antiga, o Duque começa a casar suas filhas, iniciando com Hanna. Sendo assim, o leitor passa a acompanhar todo o desenrolar dos fatos, principalmente da ligação do pai com as duas. Sophia possui uma forte sensibilidade e desde nova ouve do seu mentor a analogia de dar maior importância as flores do que aos espinhos. Além disso, possui uma personalidade forte, controladora e também mimada.
Com o passar dos dias, é prometida a Acabe e passa 4 anos estudando em um colégio fora da cidade para se preparar tanto para a vida de casada quanto religiosa. Depois de casados, Sophia se vê sufocada grande parte do tempo, querendo liberdade e que as coisas saiam sempre do seu jeito. Tudo piora quando é descoberta pelo espírito e inimigo de outras vidas chamado Heitor. Sem conhecido espiritual, é facilmente obsediada para ser presa fácil quando desencarnar. Sendo fortemente atacada energeticamente, Sophia se compromete fortemente espiritualmente, principalmente por começar a se envolver amorosamente com Lorenzo e perder a razão em todos os aspectos vindo a cometer suicídio.
E assim é iniciado a segunda grande parte do livro, onde depois de anos em lugares escuros e sombrios, a protagonista é resgatada e por necessidade reencarna compulsoriamente, ou seja, sem nenhum planejamento e preparação entre ela e os amigos espirituais. Sendo assim, Lírio nasce em uma família humildíssima com sérios problemas nos lábios, sem falar e ouvir. Junto com o nascimento da menina, também apareceram as complicações familiares, onde o marido acha ter sido traido e como cuidar de uma criança com sérios problemas sem nenhum recurso e auxílio. Depois de um tempo, Lírio passa a ser cuidada por um padre e seus últimos dias são em um orfanato isolada e rejeitada pelas outras crianças e pela diretora.
Já na terceira grande parte, já reestabelecida da sua encarnação compulsória, Sophia para a se ambientar ao mundo espiritual e a colônia aonde vive, sempre estudando e tentando melhorar a cada dia. Uma das peças importantes para esse amadurecimento é Lorenzo, onde os dois se comprometem a crescerem juntos em todos os aspectos no plano terreno como casal de fato, sem nada a esconder e ligados a Espiritualidade. E assim, o leitor passa a acompanhar a vida do casal em São Paulo, já nos dias atuais e dando continuidade ao começo da obra. Além disso, Heitor continua tentando prejudicar a protagonista de todas as formas.
O livro também aborda a caridade, o orai e vigiai, o autoconhecimento, a evolução espiritual e moral, os merecimentos adquiridos em várias existentes e como pequenos atos contam na conta final de cada existência.
As partes espirituais ficam a cargo de Emílio, que está presente em todas as encarnações narradas de Sophia e depois também de Acabe, onde o mesmo se torna mentor da antiga esposa e a auxília a superar todos os obstáculos na atual existência.
O texto é de fácil entendimento e a leitura é fluída e bastante densa. Parece ser uma obra bem leve, porém, existem momentos bem pesados real oficial. Na minha opinião, tiveram algumas pontas soltas, mas se passa aquele bom e velho pano quando o livro é bom e com diversos aprendizados e ensinamentos, né minha gente!?