Jump to ratings and reviews
Rate this book

O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres

Rate this book
Infame, vitoriano e feminino. Assim era o Clube das Mulheres Livres, uma coluna de jornal que lançava periodicamente histórias de mulheres fortes, livres e sonhadoras que lutaram para encontrar seu caminho para a felicidade e triunfar sobre a opressão de toda uma era.

O Clube nasceu na Inglaterra vitoriana do século XIX, quando uma mulher quebrou todos os paradigmas impostos pela sociedade ao publicar contos para o público feminino. Apelidaram-na de A Dama, e pouco se sabia sobre sua origem até que um misterioso baú foi encontrado na antiga sede do jornal, décadas depois do Clube ter sido encerrado. Dentro dele, haviam exemplares do periódico contendo as histórias assinadas pela Dama, e cartas originais que narravam escândalos, aventuras, perseguições, casamentos infelizes e luta por igualdade. Histórias reais que a inspiraram a escrever seus contos, que por si só inspiraram outras mulheres daquele tempo.

Os textos a seguir são apenas fragmentos do material encontrado dentro deste misterioso baú. Alguns deles trazem pistas que podem nos levar a descobrir quem era A Dama, e outros nos mostram como as mulheres são, acima de tudo, detentoras de seu próprio destino.

176 pages, Hardcover

First published January 1, 2019

3 people are currently reading
145 people want to read

About the author

Valquíria Vlad

14 books6 followers

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
55 (26%)
4 stars
68 (32%)
3 stars
59 (27%)
2 stars
23 (10%)
1 star
6 (2%)
Displaying 1 - 21 of 21 reviews
Profile Image for Carolina Rodrigues.
22 reviews15 followers
April 5, 2020
Ganhei esse livro de presente e de cara o titulo já me deixou meio suspeita, mas ok, vamos dar uma chance. Li a contra capa e não me incomodou quando entendi que se tratava de ficção, achei que poderia se interessante até pra meninas mais novinhas. O problema foi quando comecei a ler o livro de fato. E olha. Um desserviço. As histórias podem até ser bonitinhas, mas me desagrada esse tipo de ficção histórica descuidada, pouco verossímil e que maquia os costumes de uma época. Qual o objetivo de querer dar a entender que um mulher vitoriana sequer saberia o significado de sororidade, por exemplo? Temos exemplos reais de mulheres que romperam com a ordem e os costumes dessa época (e outras, anteriores até) e acho que faltou pesquisa e esforço pra tornar a narrativa proposta aqui mais coerente com o período. Não recomendo nem um pouco.
Profile Image for Moira Moura.
56 reviews
January 12, 2022
A narrativa do livro em retratar histórias ficcionais acerca de mulheres tentando viver na dominada-por-homens Inglaterra Vitoriana é, de fato, envolvente. Por muitas vezes, até mesmo emocionante.
Não é facilmente perdoável, no entanto, quando o livro peca quanto a termos inexistentes na época retratada. Em determinado conto, a narradora atrela o acontecimento de uma tentativa de abuso sexual à aparência da vítima (no caso nominado, sua irmã). Eu não sei se é preciso, mas hei de explicar que a forçação ao ato sexual, estupro, jamais deve ser tido como influenciado por qualquer tipo de atração, haja vista que trata-se de um abusador impondo-se à vítima por poder, seja este físico ou hierárquico. "[...] A ironia do momento é que descobri que minha irmã era mais bonita e desejável que eu. [...]" (p.75).
No quesito estético, as pinturas ganham minha total aprovação. Não me recordo de jamais ter visto tão belos desenhos acerca da infame era vitoriana. O livro também explora os diversos desejos das diversas mulheres que viveram na era da ascensão da burguesia inglesa, tal qual as correntes que o patriarcado forticava para impedí-los de emergir; um a um. Meu conto predileto foi "O artista", graças ao seu belo desenvolvimento romântico e surpreendente reviravolta de roteiro.
Profile Image for Lina.
274 reviews5 followers
January 2, 2023
"Como uma estrela brilha à outra através do mar etéreo, acredito que as almas se reconheçam por toda a eternidade"

Nota geral: 4,5
Nota (por ordem de conto):
"Violoncelo" - 5,0
"A Mestre dos Pássaros" - 5,0
"O Artista" - 4,0
"As Aulas de Hipismo da Srta. H." - 4,5
"A Farsa" - 4,5
"O Silêncio da Névoa" - 5,0
"Amélia Vai Para o Inferno" - 4,0
"A História de Mrs. H" - 5
"A Mulher Entre as Estantes" - 4,5
"A Senhora Burton e o Vulcão" - 4,5
"Madame Smith" - 4,5
"Prometeu Rebelado" - 4,0
Profile Image for Brenda.
49 reviews4 followers
June 10, 2021
Alguns dos últimos contos não curti muito, MAS PUTS VÁRIOS CONTOS MARAVILHOSOS!!!! Acho que o Silêncio na Névoa e O Artista foram meus preferidos, e poderia fazer várias menções honrosas aqui.
Profile Image for Rita Zerbinatti.
110 reviews56 followers
November 17, 2019
Delícia de leitura, super envolvente. Cada história terminou me dando mais força e mais ânimo pra ler a próxima e pra pensar a respeito do papel da mulher na sociedade e como muita coisa mudou da época vitoriana pra cá, porém, ainda existe aquele pensamento atrasado, destruidor e descabido de que as mulheres são inferiores.

Precisamos de mais histórias assim, que incentive as mulheres a pensarem e chegarem cada vez mais longe.
Profile Image for Vanesa Bejarano Alegre.
97 reviews1 follower
October 4, 2025
[Kindle] Não sei como consegui finalizar este livro. A proposta parecia interessante no início: um clube fictício de mulheres na era vitoriana, contos que pretendiam dar voz a personagens femininas silenciadas e a ambientação de um jornal antigo. Porém, a execução me decepcionou.

A narrativa me pareceu repetitiva e sem brilho, como se o período vitoriano fosse apenas um adorno estético, sem profundidade real. As personagens não conseguiram inspirar nem criar empatia: achei-as planas, entediantes e pouco verossímeis, sem propósito claro dentro das histórias.

É a segunda vez que leio algo editado ou organizado por Valquíria Vlad e tenho a mesma impressão: ainda falta bastante maturidade para dar substância aos seus projetos. As ideias iniciais até chamam a atenção, mas o desenvolvimento não se sustenta em termos de força narrativa ou consistência temática.

No fim, para mim, foi uma leitura arrastada, mais um exercício de terminar por obrigação do que uma experiência prazerosa. Não recomendaria este livro para quem procura uma antologia com personagens vivos, atmosferas convincentes ou reflexões mais profundas sobre a época vitoriana e as mulheres daquele tempo.
Profile Image for Alice Schneider.
294 reviews
August 1, 2022
"É preciso ter fé. A crença é algo poderoso, uma entidade viva em si mesma, e que deflagra caráter, dinâmica e identidade. Acima de tudo, uma crença pode prescindir da realidade e ser verdadeira. Basta que ela seja francamente sentida e compartilhada."

Um livro que inspira o feminismo e a liberdade e autonomia da mulher na história mas que tem também muito dos dias atuais.
14 reviews
November 14, 2020
Contos que nos inspiram a lutar por nossos direitos, pois nos anos de 1850 a vida para as mulheres eram horríveis. Além de ter um objetivo que era o casamento, depois disso toda a liberdade era mínima em um mundo machista e sexista :(
Profile Image for Leandro Souza.
122 reviews4 followers
April 30, 2021
2,5/5

por enquanto o pior livro que li esse ano. não é que seja muito ruim, só é extremamente repetitivo, o que torna chata a leitura. eu diria que metade dos contos são bons/interessante e, a segunda metade, uma grande repetição da primeira, a partir de outras personagens.
2 reviews
December 22, 2025
Apesar das incoerências históricas, o livro é bem escrito. É uma leitura leve e fluida.
Profile Image for Marina Teles.
16 reviews
March 30, 2021
Comecei a ler desprentenciosamente, quando já tinha terminado de ler. ❤️
Profile Image for Anne Bollmann (Annelise Lestrange).
723 reviews78 followers
June 2, 2024
Avaliação individual dos contos:

Violoncelo - Lygia Camelo Santiago: 3 estrelas

A Mestre dos Pássaros - Daniela Almeida: 2 estrelas

O Artista - Lia Cavaliera: 5 estrelas

As Aulas de Hipismo da Srta. H - Rodrigo Ortiz Vinholo: 5 estrelas

A Farsa - Deborah Mundin: 4 estrelas

O Silêncio da Névoa - Caio Hamasaki: 3 estrelas

Amélia vai para o Inferno - Rúbia Dias: 4 estrelas

A História de Mrs. H - E. Barbosa: 4 estrelas

A Mulher Entre As Estantes - Camila Hudson: 4 estrelas

A Senhora Burton e o Vulcão - P. H. de Aragão: 2 estrelas

Madame Smith - Matheus Zucado: 3 estrelas

Prometeu Rebelado - Caesar Charone: 3 estrelas
Profile Image for Leidiane.
8 reviews
December 26, 2025
Eu diria que é um 3,5... No começo os contos são muito bons, mas parece que eles se repetem e dá tudo na mesma próximo do final. É uma boa leitura? Sim. As imagens são bonitas, os recortes tirados de revistas (propagandas e tudo mais) são belíssimos também.
Displaying 1 - 21 of 21 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.