Jump to ratings and reviews
Rate this book

Jorge Amado: uma biografia

Rate this book
Um dos mais populares autores de todos os tempos, Jorge Amado foi lido com igual satisfação nos cinco continentes. Marcou não só as letras latino-americanas, mas também a politica, os costumes, a TV e o cinema nacional. A primeira, mais completa e atualizada biografia do grande escritor brasileiro Jorge Amado (1912-2001), com acesso exclusivo a documentos de família e cartas de parentes, amigos e outros escritores, além de exaustivas entrevistas e pesquisas no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos, o livro retraça a vida emocionante de um dos mais populares escritores universais do século XX. Autor de clássicos brasileiros como Capitães da Areia, Jubiabá, Tieta do Agreste e Gabriela, Cravo e Canela, com livros que se tornaram sucesso do cinema e da TV, Jorge tem aqui sua vida - de homem, escritor, político, celebridade - recontada com elegância, precisão e fluência quase romanesca.

729 pages, Kindle Edition

Published November 12, 2018

23 people are currently reading
188 people want to read

About the author

Josélia Aguiar

8 books6 followers

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
32 (50%)
4 stars
27 (42%)
3 stars
4 (6%)
2 stars
1 (1%)
1 star
0 (0%)
Displaying 1 - 8 of 8 reviews
Profile Image for Vítor Leal.
121 reviews26 followers
May 13, 2020
"Sei, de ciência certa, existir nas páginas que escrevi, nas criaturas que criei, algo imperecível: o sopro de vida do povo brasileiro"
Profile Image for Carlos.
Author 13 books43 followers
December 28, 2018
A jornalista Joselia Aguiar começou em 2011 um projeto de biografar Jorge Amado (1912-2001) em um perfil conciso que poderia ser publicado já no ano seguinte, 2012, o do centenário de nascimento do escritor baiano autor de Terras do Sem-Fim e Gabriela, Cravo e Canela. Mas Jorge Amado foi um dos autores mais populares do país, e um dos poucos escritores brasileiros a viver exclusivamente de seus livros, foi homem de atuação política, deputado comunista caçado, viajante incansável traduzido em dezenas de idiomas. Não demorou para a enormidade do personagem e a riqueza de sua trajetória torpedearem o projeto.
– Comecei a pesquisar e descobri que havia muita coisa que eu não sabia sobre ele. Ele assinava um serviço de clipping desde os anos 1950 com notícias sobre ele, talvez tenha sido o primeiro escritor brasileiro a fazer isso. São pastas e pastas com a recepção de cada livro. E havia a parte política, sobre a qual muita coisa não estava à disposição – relembra Joselia.
Sete anos e uns intervalos depois, entre eles a coordenação da Flip por dois anos, Joselia finalmente apresenta Jorge Amado: Uma Biografia, alentada obra de mais de 600 páginas que faz um recorte amplo da vida do biografado e retraça um panorama da vida literária nacional.
O livro reconstrói, com detalhes, a vida e a obra do autor. Filho de um “coronel” nordestino de menor projeção política, Amado formou-se em Direito muito por pressão dos pais, mas não chegou a exercer a profissão. Mergulhou, em vez disso, na literatura. Irrompeu na cena literária brasileira muito jovem e já era um autor renomado e com quatro livros publicados aos 23 anos de idade.
É uma biografia que se sai muito bem em abarcar o tamanho de seu perfilado. Combativo, Amado pretendia uma renovação da literatura nacional com uma linguagem de inspiração popular. Colecionou amizades sólidas e brigas sanguíneas. Partidário do comunismo, foi eleito deputado federal pelo Partido Comunista Brasileiro e cassado dois anos depois. Ao mesmo tempo em que foi um autor de imensa popularidade, sua obra recebeu – e ainda recebe – críticas e recriminações por praticamente qualquer um de seus aspectos – a filiação política, a linguagem menos formal, a sensualidade, seu retrato do negro (tanto por retratar o negro quanto pela forma como o representou).

livro apresenta vida do autor
no cenário político nacional

O livro também se dedica a desmitificar pontos polêmicos da biografia do escritor, como a versão, espalhada por seus críticos, de que seu sucesso internacional se devia principalmente a suas ligações com a União Soviética. Sua fase mais popular, iniciada com Gabriela, marca justamente seu afastamento do “realismo socialista” estético. A obra também consegue apresentar elementos novos para a vida de um autor que escreveu muito sobre si mesmo, incluindo extenso livro de memórias (sem falar os de Zelia Gattai, sua mulher).
– Escolhi biografar o escritor Jorge Amado, e como sua vida e obra estão entrelaçadas. E escolhi também colocar essa pessoa dentro de uma história literária e política brasileira. Não vou substituir as memórias dele ou da Zélia, mas acho que consigo fazer uma linha de tempo mais fechada, uma cronologia mais consolidada. – explica a biógrafa.
Profile Image for Ana Sophia D. P..
20 reviews2 followers
January 10, 2021
Naturalmente, eu tenho propensão a me apaixonar por biografados, e dessa vez não foi diferente.

O início escolhido pela Joselia Aguiar tem uma aura encantadora que te absorve. Conforme o texto se estende, esse recurso não é mais necessário, a escrita se torna mais objetiva e repleta de citações. Você já está conquistado pelo baiano romântico e sensual.

Não se fechando em um retrato individual, o livro é um retrato plural do Brasil do século XX. São englobados temas distintos como política, processo criativo, mercado editorial, religião, turismo e por aí vai.

Cada página contem uma surpresa. São inúmeras as histórias inimagináveis, assim como seus personagens. Na música, de Dorival Caymmi a Caetano. No cinema, de Roman Polanski a Glauber Rocha. Entre Pablos, tanto Neruda, quanto Picasso. E, ainda, unia Simone de Beauvoir a Oscar Niemeyer.

Terminar um livro assim te deixa o gostinho de quero mais, te instiga a mergulhar fundo nas obras desse nem quase-escritor ou super-escritor, apenas escritor e, também, te se frusta por não ter a amizade dessa personalidade tão carismática e singular.
Profile Image for Ana Santos.
Author 2 books23 followers
February 27, 2021
A biografia está muitíssimo bem fundamentada e documentada.
É um livro denso mas envolvente.
Tem até um estilo de escrita que faz recordar o próprio Jorge Amado.
Contextualiza sempre a história do escritor na do Brazil e do mundo.
Um livro paar ler e reler.
No final, fica-se com a certeza de que muito e muito há ainda para descobrir deste grande escritor que é Jorge Amado.
Displaying 1 - 8 of 8 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.