Jump to ratings and reviews
Rate this book

Poemas Esparsos

Rate this book
Poemas esparsos é um livro surpreendente. Força, beleza, humanidade e apuro estético - comuns a todas as obras de Vinicius de Moraes - acham-se aqui numa configuração imprevista: uma seleção de poemas inéditos, ou publicados postumamente, a que se juntaram aqueles que não foram incluídos na Nova antologia poética.

O volume cobre um vasto período da produção do poeta: do início dos anos 30 a meados dos 70. Ao morrer, em 1980, Vinicius de Moraes deixou alguns livros inconclusos, e grande número de poemas já finalizados, alguns dos quais chegaram a ser publicados na imprensa. Este volume resulta de uma longa e minuciosa pesquisa em livros, jornais, revistas, arquivos e manuscritos. Não se trata, porém, de um levantamento com caráter documental: dispensaram-se esboços, exercícios, textos inacabados ou claramente recusados pelo autor, a fim de que viesse à luz apenas aquilo que está à altura das obras publicadas por Vinicius.

No final, o leitor encontrará também, agrupados na seção "Arquivo", um estudo do percurso poético de Vinicius de Moraes assinado por Ferreira Gullar, crônicas de Fernando Sabino e Carlos Drummond de Andrade que festejam e recordam o amigo, bem como um longo depoimento, inédito em livro, de Caetano Veloso.

256 pages, Paperback

First published January 1, 2008

3 people are currently reading
21 people want to read

About the author

Vinicius de Moraes

122 books151 followers
Marcus Vinicius da Cruz de Mello Moraes (October 19, 1913 - July 9, 1980), better known as Vinicius de Moraes, nicknamed O Poetinha (the little poet), was born in Rio de Janeiro, Brazil. Son of Lydia Cruz de Moraes and Clodoaldo Pereira da Silva Moraes, he was a seminal figure in contemporary Brazilian music. As a poet, he wrote lyrics for a great number of songs that became all-time classics. He was also a composer of Bossa nova, a playwright, a diplomat and, as an interpreter of his own songs, he left several important albums.

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
4 (9%)
4 stars
20 (46%)
3 stars
12 (27%)
2 stars
7 (16%)
1 star
0 (0%)
Displaying 1 - 4 of 4 reviews
Profile Image for Brendon Santos.
Author 5 books3 followers
January 28, 2022
Eu... sinceramente não sei se estou à altura de avaliar Vinicius de Moraes.
Esse livro me trouxe sentimentos bem divergentes acerca dele. Em especial nos primeiros poemas, eu me senti extremamente idiota. Não conseguia entender nada do que lia, como se o intelecto de Vinicius estivesse tão, mas tão a frente do meu que eu nem fosse capaz de pescar as metáforas, os temas, as motivações. Ele é, sem dúvidas, um dos autores de maior renome do modernismo. O ponto de ignição para diversas revoluções nos campos da literatura e da música. E só depois de alguns vários textos eu comecei a captar melhor a essência de Vinicius. Creio que isso, em parte, se deva a minha ignorância (esse foi o meu primeiro contato realmente consciente com o artista), mas também em parte à maneira com a qual o editor escolheu sequenciar os poemas, do mais recente ao mais antigo. Na minha opinião, isso impediu que eu fosse fisgado de primeira e pudesse acompanhar a evolução do autor. Outro ponto que também me desmotivou um pouco foi descobrir que os poemas esparsos acabavam em 65% do livro. A partir daí, vinham vários textos (alguns interessantes, mas a maioria desnecessária) sobre Vinicius de Moraes que não agregavam realmente. Senti muita falta de algum texto de apoio que realmente guiasse a leitura, falasse mais sobre o contexto, as influências, a biografia ao invés de toda a ladainha.
Porém, apesar dos pesares, o saldo final foi muito positivo. E alguns dos poemas me marcaram em especial: Sob o Trópico de Câncer, O Pranteado e, principalmente, Os Homens da Terra.
Profile Image for Nilzete.
75 reviews3 followers
April 25, 2022
Para quem está acostumado a ouvir as lindas músicas escritas por Vinícius de Morais, em nada vai estranhar a sua poesia. Poemas esparsos é uma leitura agradável demais e que traz sempre uma musicalidade em cada poema.
Displaying 1 - 4 of 4 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.