Jump to ratings and reviews
Rate this book

Krystallo: Jornadas para Além das Fronteiras

Rate this book
As duas maiores potências de Emperon travam uma guerra secular para garantir o controle dos cristais de energia. Foi por causa de um atentado em Econ que Tomé Stalmer começou a suspeitar da verdade que o governo apregoava. E é no dia de seu aniversário que Gray Frost é forçada a deixar Opus, o seu lar.

As jornadas para além das fronteiras narram uma história de piratas e soldados de elite, inteligência e mistério, confiança e tragédia. Cada um luta para sobreviver ao mesmo tempo em que busca compreender os segredos por trás dos acontecimentos que mudaram o curso da História.

390 pages, Kindle Edition

Published October 8, 2018

9 people are currently reading
54 people want to read

About the author

Raphael Fraemam

4 books4 followers

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
40 (42%)
4 stars
38 (40%)
3 stars
12 (12%)
2 stars
1 (1%)
1 star
4 (4%)
Displaying 1 - 30 of 37 reviews
Profile Image for Regiane Dias.
403 reviews6 followers
December 23, 2019
Se você curte distopia, ficção e fantasia, vai amar essa leitura. E se você não tem costume de ler, saia da caixinha e mergulhe nesse história incrível que tem além de tudo isso piratas e tecnologia de ponta!
.
A trama se desenvolve em torno de 2 personagens centrais: Gray uma garota esperta de Opus e Tomé um estou estudante de Econ. Ambos os países vivem em guerra a década, só que essa guerra não é bem como fazem o povo acreditar. Essa guerra secular é por causa dos " Krystallos, cristais de energia que fornecem eletricidade pata todo o país.
.
Quando Tomé por acaso filma um ataque a um prédio em seu país, sua vida muda, sem saber como, ao perseguir uma estranha que invade sua casa e rouba seu celular ele acaba sendo transportado para um país estranho chamado Stae, como por um passe de mágica.
.
Já Gray foi sequestrada no dia do seu aniversário de 16 anos e é levada para uma espécie de navio militar . Só que no meio do caminho ela acaba se juntando a tripulação de outro navio, um navio pirata.
.
Outros personagens importantes constroem essa história fantástica, na busca pela verdade, enfrentam todas as dificuldades e em certo momento as histórias paralelas se cruzam e tufo começa a fazer sentido.
.
Apesar de ser uma fantasia, aborda temas bastante atuais , como as desigualdades , o poder das mídias sociais, o compartilhamento rápido de notícias nelas e o poder de persuasão que se pode alcançar através dessas publicações.
.
Já quero saber como seguirá a saga no próximo volume! Se você ficou curioso o livro está disponível na Amazon para compra ou se você é assinante do Kindle Unlimited pode ler grátis lá!
Profile Image for Elle.
1 review
December 11, 2018
Krystallo é um livro precioso para o contexto sociopolítico do Brasil e do mundo.

A história me lembrou muito o contexto da guerra fria: Econ é industrializado, moderno, ícone do progresso, os EUA; Opus é ditatorial, "igualitário", opressor, a URSS; Cratia era um país cujo líder (Resol) tinha uma ideologia de superioridade, segregacionismo e intolerância, a Alemanha nazista; os outros países que cooperararam com ele acabaram sendo bombardeados por bombas atômicas pelos países vencedores, o Japão . Essa é a ambientação que eu consegui fazer analogia.

Sob a ótica de opressões e ditaduras disfarçadas, Tomé - de Econ - e Gray - de Opus - são sequestrados e vão parar em lugares que eles, literalmente, não sabiam que existiam no mapa e, a partir disso, vão viver diversas aventuras girando em torno dos cristais de energia e a ordem (neonazista) do Dragão capazes de te fazer (quase) infartar, como aconteceu comigo.

Eles percebem, abismados e envergonhados, por meio do contato com a população local desses lugares, que eram privados de muitas informações e que quase tudo que haviam aprendido tinha sido deturpado e extremamente etnocentrista. Uma das poucas coisas que mantiveram de ideal foi sua desconfiança direcionada ao governo de seu respectivo país.

Eu amei como o autor soube mesclar muito bem os diferentes planos de acordo com as realidades opostas e personagens de personalidades tão peculiares. Isso deixou o enredo muito mais dinâmico e a ansiedade à flor da pele. Mas não vou mentir, o que mais me fez se apaixonar pela obra é como as personagens femininas são fortes e guerreiras.

Krystallo é um livro inovador no campo literário brasileiro, uma vez que ao mesmo tempo que a fantasia distópica tem seu máximo com sereias, hipógrifos e cristais de mil e uma funções, também traz uma enorme crítica para a sociedade moderna que se pauta, quase que sempre, na solução a curto prazo sem medir as consequências e discursos eugênicos, opressores e intolerantes em tempos de desespero.

Esse foi um livro que me fez arrepiar do início ao fim. O sentimento de catarse é descomunal e a última vez que me senti assim lendo uma distopia foi com Jogos Vorazes. Então quero te dar meus sinceros parabéns.

Além disso, quero deixar registrado meu amor por 3 personagens: Gray rainha, Ricardo muso e Marian FODA. Acho que é tecnicamente fácil fazer com que o leitor tenha mais intimidade com os protagonistas em si, mas quando isso acontece com os coadjuvantes, o escritor merece aplausos. Mais que isso, quando se faz uns vilões tão bons ao ponto de ser agredido de tanto ódio (tenho vontade de fazer isso, sorry), ele merece ser olhado com outros olhos porque não são todos que conseguem atingir esse nível.

Muito obrigada, Raphael, por me dar a oportunidade de ler essa preciosidade e poder divulgá-la. Você foi excepcional e muito a frente do agora. Meus parabéns !!

Estou na espera de um segundo livro (pelo amor de Deus não me mate só com um)
Profile Image for Allison Silva.
127 reviews1 follower
September 21, 2022
Muito divertido, porém há uma falta de clareza na direção que a história quer rumar, talvez seja a quantidade gigante de personagens apresentados do nada (com reviravoltas que, por vezes dá uma certa desconfiança se era esta a ideia original, ou quando não, é uma ação repetida de páginas anteriores) ou a quantidade de cenários e "universos" (as vezes se trata de uma ficção com lasers, as vezes é uma fantasia de pirata, tem seres mágicos vindos de mitologias), essa combinação acaba soando dissonante em muitos momentos.
Mesmo dizendo isso, é uma aventura divertida de se acompanhar, fico pensando se tivesse encontrado este livro quando mais novo, ele funcionaria bem como uma porta de entrada para a fantasia.
Profile Image for Larissa Souza .
2 reviews
May 15, 2019
Olá amantes dos livros, hoje trago a vocês uma resenha de um livro que vem sendo muito comentado no Instagram e em vários blogs.
O livro é Krystallo do autor Raphael Fraemam.

Sinopse:
📖📖📖

As duas maiores potências de Emperon travam uma guerra secular para garantir o controle dos cristais de energia. Foi por causa de um atentado em Econ que Tomé Stalmer começou a suspeitar da verdade que o governo apregoava. E é no dia de seu aniversário que Gray Frost é forçada a deixar Opus, o seu lar.
As jornadas para além das fronteiras narram uma história de piratas e soldados de elite, inteligência e mistério, confiança e tragédia. Cada um luta para sobreviver ao mesmo tempo em que busca compreender os segredos por trás dos acontecimentos que mudaram o curso da História.

Resenha:

📖📖📖

Kryltallo trás a nós duas nações super poderosas, Opus e Econ que vem guerreando entre sim há 100 anos. As duas potentes nações tem apenas um propósito dentro desta guerra, ficar com o Krystallo, uma espécie de cristal que fornece energia para a nação toda.

"Quantas guerras já começaram por conta de um homem estúpido que acredita ter mais poder do que realmente tem?"

O mais interessante é que os dois países fazem de tudo para que a população acredite que está tudo bem, assim pregando um ensino em suas escolas extremamente ditatorial para que ninguém se oponha ao governo.

Então conhecemos Tomé, um adolescente de 15 anos nascido e residente em Econ, que por acidente (ou não) embarca em uma jornada fora de seu país repleta de perigos, e descobertas surpreendentes.
Também temos Gray uma adolescente de 16 anos que mora Opus, e que na noite de seu aniversário é sequestrada sem saber o porquê, e então é levada para um lugar completamente desconhecido por ela.

“Lá em Econ, só os ricos vivem bem, enquanto as ruas são infestadas de pessoas sem-teto, sem comida e sem oportunidade de vida. Sempre seja muito agradecida por estarmos do lado certo do mundo, minha filha”

E assim acompanhamos a trajetória desses dois personagens encantadores. Cada um com seus anseios e medos, cada um com suas dúvidas e apreensões.

Krystallo é um livro que tem um contexto político muito forte e abrange toda a forma de vida cheia de regras e limitações. O modo como o autor trás esse tema polêmico até nós é incrível, pois há um toque de aventura e fantasia, sem deixar que o livro de torne monótono e chato.
Vi vários personagens marcantes, principalmente figuras femininas, o que faz pensar que nos mulheres também somos capazes e não apenas um sexo frágil 💪😍

Com uma narrativa simples e cativante a leitura se torna super fácil e flui muito bem aos olhos. Mas confesso que no começo eu me vi um pouco "enrolada" e cansada pelo fato de ter muitas cenas descritivas e alternadas , ou seja o livro trás a história de Tomé e Gray se alternando entre os capítulos, mas após pegar o ritmo eu me vi mais engajada na leitura. Porém ainda acho que poderia ter um pouco mais de ação.
Tirando isso a história é maravilhosa e tem tudo para ser sensacional, o autor Raphael Fraemam caprichou muito no modo como falou sobre manipulações políticas, ditaduras e mais, adorei a crítica que ele fez.

É um livro muito interessante para quem gosta desse tema. Então eu super indico ele a vocês.

Boa leitura a todos e até a próxima 😘📚
1 review
December 28, 2020
Após o final da Segunda Guerra Mundial, um rápido processo de mudança na configuração política ocorre no mundo. Podia-se ver uma grande polarização do planeta em dois blocos, um capitalista e outro socialista. Na América Latina, essa polarização exerceu grande influência nos governos. Os Estados Unidos chegaram a apressar a formação de alianças regionais com vistas a combater a expansão soviética e comunista nos países latino-americanos.

À época, o inimigo dos EUA não era mais representado pelos antigos regimes autoritários de tendência fascista, mas por governos reformistas ou movimentos sociais capazes de pressionar o governo por reformas políticas e sociais, o que prejudicaria os interesses norte-americanos. Naquele período, a exportação de ideais norte-americanos para o Brasil não se dava apenas por meio da ação de emissários e viajantes.

Também foram enviadas grandes expedições científicas ao Brasil. Diversas traduções foram levadas ao nosso país por editoras estadunidenses. No cenário descrito, era possível constatar uma grande influência dos autores estadunidenses sobre os autores nacionais brasileiros.

A Guerra Fria acabou há quase 30 anos, embora conflitos entre Rússia e Estados Unidos instilem em alguns analistas políticos a crença de que elementos daquele período ainda estão presentes nos dias de hoje. Ela chegou a inspirar diversos autores tanto no período em que vigorou quanto após o seu término.


Em “Krystallo: Jornada para Além das Fronteiras”, livro lançado pelo autor brasileiro Raphael Fraeman em 2018, vemos um enredo ambientado em um mundo fantástico que muito se assemelha ao contexto político da Guerra Fria. Econ e Opus eram as duas maiores potências do planeta e estavam em conflito. Econ representava o futuro e o progresso. Opus, por sua vez, representava o atraso e o retrocesso. O conflito mencionado anteriormente decorre de disputas por cristais de energia.



Naquele contexto, acompanhamos Tomé Stalmer, ao qual um dos focos narrativos do livro se dedica. Ele morava em Econ e era o segundo filho de Ângela Stalmer. Era um estudante com facilidade de aprendizado. Após alguns acontecimentos, um dos quais mencionarei ao longo desta resenha, Tomé tem o seu celular roubado e, na tentativa de recupera-lo, se envolve em grandes aventuras.

O outro foco narrativo da história se dedica a jovem Gray Frost. Habitante de Opus, a narração da vida de Gray nos permite conhecer melhor a potência. Em Opus, a prática da escrita como um lazer era proibida. Educação e saúde eram gratuitas.

Gray era exemplar tanto como filha quanto como aluno. No dia do seu aniversário, ela é sequestrada. Inicialmente, explicações para o ocorrido não são fornecidas. Em meio ao sequestro, acaba chegando a um navio, Katrina. A partir deste momento, passa a vivenciar as aventuras narradas ao longo do livro.

Conclua a leitura da resenha no link a seguir: https://literaturaeanalise.blogspot.c...
Profile Image for Babs.
6 reviews1 follower
August 29, 2019
Oi, gente! Vim trazer minhas impressões + resenha da @sagakrystallo , a qual fui convidada a conhecer pelo autor, Raphael Fraemam. De antemão, já posso dizer que gostei bastante! Foi uma leitura fluida, não achei nem um pouco cansativa e me pegou de surpresa em alguns momentos (adoooro plot twists 😂)! Mas como eu sou eu, queria fazer só duas consideraçõezinhas: não consegui sentir um gostinho de final de história, achei que as coisas meio que acabaram "do nada" e eu senti falta daquela sensação que a gente tem de história concluída, sabe? Pelo o que eu entendi terá uma continuação, mas queria que a conclusão tivesse sido um pouquinho mais detalhada; além disso, também gostaria de uma interação maior entre os dois personagens principais. Achei que o contato deles seria frequente e meio que esperei por isso durante toda a leitura, MAS isso não torna o livro ruim, longe disso!! São só considerações bestas mesmo porque gosto de ser transparente nas minhas impressões. Fora isso, foi um livro realmente muito bom e fico muuuito feliz por divulgar um autor nacional (e ainda mais nordestino!!!) pra vocês!

Então vamos à resenha?

📖 O livro traz a história de Tomé e Gray, adolescentes de um mundo distópico em que existem duas grandes potencias: Econ e Ópus. Estes dois países estão em guerra há mais de 100 anos e há uma grande rivalidade entre eles. Cada um possui uma infinita fonte de poder e de energia que permite o pleno funcionamento de toda a nação em que ele se encontra: o Krystallo amarelo.

Pois bem, os jovens citados acima viviam suas vidas normalmente, dentro do esperado para cada país: Tomé crescia na democracia de Econ e Gray, na ditadura de Ópus. Até que, de repente, suas vidas viram totalmente de cabeça pra baixo.

Tomé tem seu apartamento invadido e seu celular roubado mas, ao perseguir a ladra responsável pelo roubo, acaba acordando magicamente em um lugar desconhecido completamente diferente da sua cidade e país.

Já Gray é sequestrada por pessoas encapuzadas e jogada numa van preta no dia de seu aniversário. Sem saber onde está nem porque foi raptada, ela é forçada a entrar num navio e, lá, encontra mais jovens que também foram sequestrados da mesma forma que ela.

Ambos tentarão a todo custo voltar pra casa e, para isso, encontrarão aliados importantes ao longo do caminho e, ao mesmo tempo, precisarão lutar contra um inimigo em comum: a Ordem do Dragão. Esta organização (ou seita, melhor dizendo) planeja derrubar os governos de Econ e Opus e instalar uma verdadeira ditadura no mundo e, por isso, Gray e Tomé terão que fazer de tudo que estiver ao alcance deles para tentar impedir esse golpe.

Será que eles vão conseguir? Será que conseguirão voltar pra casa? Quem eles perderão pelo caminho? Como eu sempre digo: só lendo pra saber, hehehe 😎.

É isso, gente! Achei bem interessante porque a história aborda muito os temas políticos e a importância da democracia e liberdade de se expressar e se posicionar. Espero mesmo que tenha uma continuação pra que eu possa matar minha curiosidade sobre alguns pontos da história.
Profile Image for Isabela Ueda (Percursos literários).
78 reviews3 followers
November 19, 2018
Quando iniciei a leitura de Krystallo, me senti um pouco perdida em suas primeiras páginas, que trazem ao leitor, logo de cara, um diálogo já em andamento, acerca de um evidente ajuste de jogo político.

Felizmente, terminado o primeiro capítulo, essa errônea impressão se esvaiu por completo, e comecei a me deparar com um enredo incrível, digno de grandes editoras.

O projeto Krystallo, aliás, é voltado para fãs de Harry Potter, Percy Jackson e Jogos Vorazes. Desses, eu confesso que só li Harry Potter, por isso, vou me limitar a trazer minhas impressões pensando nesse público.

De fato, estamos diante de uma obra de fantasia cheia de aventuras muito bem construída. Há diversos elementos que podemos encontrar em Krystallo que nos remetem ao mundo de magia de HP: criaturas mágicas, objetos poderosos, jovens destemidos apenas em idade escolar, dentre outras coisas. Mas, o que mais me fascinou em Krystallo, e que também foi um dos motivos pelos quais tanto gostei de HP, é a força feminina. Não sei quantos de vocês leitores são fãs de Hermione, que para mim é uma verdadeira heroína da saga de Harry Potter. Pois bem, em Krystallo, na falta de uma personagem feminina de destaque, temos ao menos três que mais se sobressaem, havendo ainda outras secundárias, e nem por isso menos admiráveis mulheres na história, esbanjando não apenas bravura e inteligência, mas também demonstrando o bom senso, o valor da família,  e uma das forças mais poderosas do mundo: o amor.

Assim, prepare-se para ler uma história empolgante e completa, com criaturas lendárias como o hipogrifo, participação de piratas, governos corruptos, guerra, organizações secretas, traições, jogadas estratégicas, reviravoltas e até romance.

Com personagens muito bem desenvolvidos, cenários riquíssimos de detalhes, mas sem aquele cansaço pela lenta progressão dos fatos, o leitor se verá envolvido do começo ao fim do livro, ávido por ver sua curiosidade chegar ao fim.

Quem gosta de narrativas que exploram contextos políticos e a dualidade "força-fragilidade" das democracias vai encontrar em Krystallo um entretenimento de  alta qualidade, com o gostinho de desfrutar de uma feliz combinação entre fantasia e ficção.

Estamos diante de uma leitura imperdível. São livros como Krystallo que inspiram confiança na minha meta para 2019 de ler mais literatura nacional. Valorizamos tanto escritores de fora, quando temos aqui também escritores talentosos e dedicados como Raphael Fraemam, que produzem obras excelentes. Infelizmente, o mercado editorial não se mostra muito propício para esses talentos, não só aqui no Brasil, claro, fazendo com que eles tenham de recorrer a formas diversas de publicação e divulgação da obra. Quem sabe Krystallo venha a ganhar o reconhecimento que merece e um dia consiga ser publicado em seus moldes tradicionais, através de uma editora? Acredito que quanto melhor e mais divulgado, melhor, por isso, ficam aqui todas as minhas recomendações dessa leitura.
Profile Image for Ingryd Pitangui.
1 review
September 11, 2020
> Num continente chamado Emperon, dois países estão em guerra a mais de um século para garantir o controle dos cristais de energia. A história é contada na percepção de dois personagens:

> Tomé presencia uma cena no edifício mais alto da capital de seu país, Econ, chamado Babel, e sem querer a gravou em seu celular, enquanto estava tentando enxergar o topo do edifício. Passaram-se dias após esse acontecimento e Tomé, curioso com a situação, ia muitas vezes ao edifício para tentar descobrir o que estava por trás daquilo que viu. Um dia Tomé decidiu sair para relaxar e refletir sobre o acontecimento e deixou o celular em casa. Ao voltar para casa encontrou uma garota em seu quarto, com o seu celular nas mãos. A garota saiu em disparada para fora do apartamento de Tomé e ele foi atrás, chegando ao telhado do prédio onde tinha um jardim, mas a garota já não estava mais lá. Tomé avistou uma flor vermelha, entre varias outras, que estava brilhando, logo se aproximou e estendeu a mão para segura-la.

> Gray, residente de Opus, é sequestrada no dia do seu aniversário e levada até um Porto Fantasma, onde um navio chamado Katrina estava a sua espera. Nesse navio encontrou quatro outros adolescentes de sua idade. Eles usavam a mesma roupa, um uniforme verde escuro, com um brasão no lado direito do peito, dentro dele havia uma espada prateada, de cabeça para baixo e um dragão estava enrolado nela. Um dos adolescentes lhe esclareceu tudo, nos primeiros dias. Eles não sabiam quanto tempo passava, não sabiam quantos dias estavam naquele navio então passavam o tempo jogando, até que no meio de um desses jogos o navio bateu e parou de navegar.

> Esse livro tem todo tipo de aventura possível, amei as aventuras marítimas, amei que tem vários animais místicos, são o que mais me cativa nas fantasias. A criatividade do autor foi demais, ele conseguiu construir muito bem o universo e além de tudo tem dois protagonistas muito bem desenvolvidos. Também vemos a história na percepção de outros personagens ao decorrer do livro, achei muito legal isso. A história é narrada em terceira pessoa, tem gente que não gosta, mas eu achei uma leitura muito fluida e fácil. Eu surtei com o final, foi muito bom mesmo, quero o segundo livro pra ontem!!

> Quem gosta de Harry Potter e Percy Jackson vai amar esse livro, recomendo demais pra quem gosta de fantasia, além de tudo é uma fantasia nacional, nossos autores precisam de mais reconhecimento.
Profile Image for Rose (Roseleitora).
565 reviews2 followers
November 2, 2018
Emperon está dividida por dois reinos importantes que duelam há cem anos pelo domínio dos cristais de energia.
Econ e Opus tem ideologias distintas na forma em que governam, mas ambas são iguais nas mentiras que contam a sua população.
As coisas começam a mudar quando Tomé desaparece misteriosamente de sua casa em Econ após desconfiar das verdades que o governo conta. Ele acaba indo parar em Stae. Stae é um reino marginalizado de Emperon, e Tomé acaba servindo como moeda de troca entre os dois reinos. Em sua jornada de volta para casa, sob os cuidados do Comando Delta, ele começa a descobrir a grande mentira que o povo de Econ vive.
Na outra ponta da história, temos Gray, uma garota muito inteligente e esforçada que é raptada bem no dia de seu aniversário. Aproveitando as chances que apareciam, ela tenta de todas as formas voltar para casa e entender tudo o que está acontecendo. É assim que ela descobre todo o complô que o governo de Opus faz para manter a população presa a uma rede de mentiras.
E justamente quando ela tem uma chance real de voltar para casa, ela se vê diante de uma organização secreta que planeja dar um golpe no governo e implantar a ditadura.
Uma organização que não exitaria em passar por cima não só de Gray como da família dela para ter seus planos realizados.
E nesta jornada de volta e de conhecimento da verdadeira realidade de seus países, que Tomé e Gray percebem o quanto todos são meros peões nesta luta pelo poder. Pior é verem que tudo o que acreditavam e lutavam era uma grande mentira. Uma mentira criada por governos corruptos, cujo a única preocupação é manter o poder.
A liberdade de todos está em jogo e nunca a verdade foi tão questionada.
A escrita é fluída e o ritmo da narrativa é constante. A história é contada conforme a jornada de Tomé e Gray avança. A inclusão de vários personagens pode, a princípio, confundir, mas assim que conhecemos todo o universo envolvido, isso não ocorre mais.
Tudo é bem explicado e detalhado, mas não a ponto de entediar, o que ajuda a montar na cabeça este mundo imaginário do autor.
Uma narrativa com reflexões bem pertinentes e atuais, que usa a fantasia e a distopia para passar o seu recado. Uma ótima opção aos fãs destes gêneros.
Mais uma vez agradeço a confiança depositada pelo autor no blog, e por ter me dado a oportunidade de conhecer este belo trabalho. Leitura recomendada.
131 reviews1 follower
September 14, 2020
Krystallo – Jornada para Além das Fronteiras é o primeiro livro de uma saga! E conta a história de duas nações, Econ e Opus, que estão em guerra a mais de cem anos! O livro é contado na visão de dois personagens principais!

Tomé, um garoto que está se preparando em casa por meio de aulas por vídeo para ingressar na faculdade, e residente de Econ, que a tempos alimenta alguma desconfiança do seu governo, e também discordava da forma que o governo gerenciava as coisas por ali e por uma coincidência do destino acaba embarcando uma viagem que o leva para o Reino de Stae.

E Gray, uma garota “nerd”, residente de Opus. Também, discorda do governo ditador em que vive, e em seu aniversário de 16 anos, acaba sendo raptada e levada para um navio fantasma juntamente com outros adolescentes.

A cada capítulo acompanhamos a aventura destes dois, e também a revelação de vários segredos, que contribuíram para a continuação desta grande guerra. Além disso, estes dois jovens acabam por descobrir que existe muito mais do que os dois reinos em que vivem, e que parecem terem sido enganados a sua vida toda.

Além do desaparecimento dos dois, somos apresentados a outras confusões, e histórias paralelas que estão acontecendo, e personagens que também se tornam importantíssimos para que um final feliz ocorra.

A cada descrição que recebemos ficamos com vontade de conhecer estes seres e principalmente, de ter os objetos mencionados, que ganharam vida em lindas artes (disponíveis nos meus destaques para alimentar a curiosidade de vocês hahah). O meu favorito não poderia ser diferente e é o colar de aniversário de Gray, esse está disponível no feed, de tão apaixonada que fiquei!

Um livro com muita aventura, traição, mentiras e ilusões, com muitas emoções para absorver, aliados inacreditáveis e a trama se mantém até os últimos capítulos para o fim de tantos conflitos! E com uma resolução impecável, te deixando o esclarecimento do destino de cada personagem com o fim de tantas emoções!

Um livro que você não quer parar de ler, e que te deixa louco para a continuação! Não percam tempo e corram para conferir!

Instagram: @escritadecabeceira_
Profile Image for Amanda Gebert.
32 reviews3 followers
October 23, 2019
❝ E, afinal, quando uma mentira é repetida mil vezes, acaba se tornando verdade, não é mesmo? ❞

Krystallo: Jornadas para Além das Fronteiras é uma fantasia brasileira, escrita por Raphael Fraemam. O livro conta a trajetória de Gray Frost, uma jovem de Opus, um país com um governo ditatorial e socialista, e de Tomé Stalmer, um garoto de Econ, um país democrático e desenvolvido. As duas potências se encontram em guerra a muito tempo por um motivo: o poder fornecido pelos Krystallos amarelos, fontes de energia ilimitada. Tomé seguia sua rotina quando presencia uma explosão no edifício mais alto da cidade, que iniciou diversos questionamentos em sua mente. Já Gray voltava pra casa na noite de seu aniversário quando foi sequestrada e levada para longe da sua casa. Por razões alheias a sua vontade, os dois embarcam em uma aventura que lhes mostrará um novo mundo, com sereias, piratas, soldados, um grupo extremista e, também, a verdade sobre a idéias adotadas pelas sociedades que viviam.

A história possui dois narradores inicialmente, Tomé e Gray, e conforme o enredo se desenvolve, mais dois são acrescentados. Achei este fator muito interessante, pois assim o leitor consegue ter uma visão mais ampla do ambiente sociopolítico que a história está inserida. Este foi outro ponto que me prendeu do inicio ao fim: o desenvolvimento da guerra, da ideologia e do sistema adotado pelos Estados. Raphael descreveu com tamanha precisão as sociedades que foi fácil fazer conexões com momentos da história mundial. Há como comparar a Crátia com a Alemanha durante o nazismo, as atitudes de Econ durante a guerra com o bombardeio de Hiroshima e Nagasaki, a aliança e conflito entre Econ e Opus com a relação conturbada EUA x URSS. Fazer estas comparações me rendeu momentos em que tive que prender a respiração para continuar a leitura. Pensar que o retratado em Krystallo nada mais é do que um reflexo do que vivemos me deixa arrepiada. O livro faz o leitor refletir sobre escolhas políticas, sobre as figuras que estão no poder governamental. Mostra que, nem sempre aquele que parece mais capacitado é o ideal para administrar toda uma sociedade.

Por mais que o contexto seja intenso, Raphael escreve com uma fluidez invejável, que instiga o leitor a sempre querer mais. Krystallo foi uma das minhas melhores leituras desse ano e fico muito feliz que Raphael tenha decidido compartilhar este mundo conosco.
Profile Image for Emi gosto ruim.
396 reviews1 follower
June 11, 2024
Aqui temos dois países que vivem a + de 100 anos em guerra constante por conta de uma pedra de energia que coloca todos os outros países no chinelo. No país de ocon que é a representação do capitalismo (e da china) tudo é pago a segurança a educação e saúde, qualquer pessoa que não tenha um trabalho e acabe na margem da sociedade é considerado preguiçoso. Nesse país vive o Tomé um garoto normal que não aguenta mais estudar por vídeo aula. Do outro lado temos Opus que é a representação do comunismo (e da Coreia do norte) onde temos um grande ditador, a saúde, segurança e educação são de graça porém não existe muita possibilidade de se crescer, além de ter tudo controlado, existem apenas 3 trabalhos, nas fábricas, em pesquisas pro governo ou no exército. Com isso em mente nossa outra protagonista Gray se vê perdida do que realmente quer seguir. Porém a vida de ambos os protagonistas são interrompidas quando são levados para outro lado dos seus países e fora de suas fronteiras.

O livro foca na política e de como as informações que as mídias soltam por mais liberais que pareçam no fundo são compradas e não confiáveis. O autor Tbm utiliza do nazismo para contar a história de um grupo que surge e como a história deve ser estudada para tirarmos ensinamentos e não cometemos os mesmos erros.

Meu problema com o livro foi que considero ele muito infantil e essa é a proposta dele desde o começo. Os protagonistas tem de 14 a 15 anos, tomam decisões bobas e se colocam em perigo. O autor também coloca elementos mágicos mas que não são muito bem explorados. Eu não consegui ter interesse por nenhuma das narrativas e a política por mais que pareça interessante é simples e não muito aprofundada, além de quem tem bem estilo conto de Fadas onde tudo sempre acaba bem.

Se vc quer começar a consumir fantasia esse é um ótimo livro, no estilo percy jackson.
Profile Image for Kátia Cristina.
126 reviews
April 10, 2020
Fiquei pensando em várias maneiras de fazer essa resenha. Pois, são tantas informações maravilhosas que fica impossível colocar tudo aqui... .

Mas vamos começar falando de Gray e Tomé. Toda a trama gira em torno deles, cada um representando o seu país de origem.
As aventuras que cada um deles irá passar em suas jornadas é fantástica... .

Cada página desse livro é regada de muita ação e aventura. Não ficamos um só momento sem nos surpreender. .

Todo enredo se desenrola através de uma trama política que ocorre entre os países Opus e Econ, que consequente atinge muitos outros países a sua volta. E é através dessas jogadas políticas que Gray é sequestrada e vai parar em um navio com destino ao desconhecido.
A situação de Tomé não é diferente, embora ele não tenha sido sequestrado, acaba sendo teletransportado para um lugar que ele sequer imaginava existir, depois de uma perseguição a garota que rouba seu celular.... .

Nós vamos conhecer um mundo tão surpreendentemente mágico, que acaba nos tirando o fôlego. Você vai viajar em um navio pirata. Vai conhecer um hipocampo, sereias e tritões. Vai conhecer lugares maravilhosos, uma águia linda, pessoas admiráveis. Irá conhecer também um hipogrifo (esse eu quero um pra mim)... .

Conheceremos várias tramas políticas que envolvem os personagens envolvidos nessa história. E o que mais me fascinou, foi que o autor retratou cada envolvido. Não deixou ninguém de fora, dessa maneira conseguimos conhecer cada um a sua maneira. Sem falar que aprendemos um pouquinho com cada um deles... .

Mas as peças fundamentais de todas essas tramas que ocorrem entres essas linhas são os Krystallos e o poder de cada um deles. E é por causa especificamente deles que vamos embarcar para além das fronteiras... .
This entire review has been hidden because of spoilers.
Profile Image for Larissa Niewierowski.
2 reviews1 follower
February 12, 2019
Raphael conseguiu escrever uma trama tão complexa sem deixar nenhuma ponta solta. Durante todo o livro vamos sendo bombardeados com informações importantes, que mais para a frente são desenvolvidas. Isso deixou-me muito curiosa durante toda a leitura e foi me fazendo devorar os capítulos em busca de mais. Para mim, foi quase impossível largar o livro depois que comecei a leitura, por causa do que citei acima e por causa da escrita ser leve e ótima. Consegui, de forma muito fácil, entrar no mundo da história e viver cada momento com os personagens. Fiquei apaixonada pelo mundo que o autor criou e pela trama tão forte e instigante. Achei ela bem diferente, toda a abordagem que o autor trouxe sobre a política, sobre manipulação e poder, foi maravilhosa. Não é um livro para apenas ler por diversão, é possível também pensar sobre diversas situações que ocorreram na trama, sobre a questão do dinheiro, egoísmo, um buscando ser mais do que o outro. Tudo isso foi muito interessante.

O livro também traz personagens jovens, que são forçados a lutar pelo o que querem e por sua sobrevivência. Gostei muito dos dois principais, são personagens coerentes e fáceis de se gostar. Há vários elementos de fantasia no livro, a própria questão dos Krystallos e seus poderes é muito interessante e curioso. Também há muitas cenas de luta e ação, de ficar com o coração na mão, e cenas em que senti muita emoção e raiva. Foi uma leitura fantástica! Acabei bem surpresa. Sobre o final: gostei muito da forma que o autor achou para fechar tudo, achei genial e fiquei curiosa com aquela cena final dando brecha para um próximo livro!
Profile Image for Natalia.
43 reviews
January 16, 2019
Recebi o e-book em parceria com o autor e confesso que a leitura, em vários acontecimentos, me surpreendeu muito.

Krystallo é uma distopia/fantasia que nos transporta para a guerra entre dois países: Econ e Opus. Guerra esta que perdura por mais de 100 anos com o objetivo de manter cristais de energia infinita em seu poder, conhecidos como Krystallos. Os habitantes sofrem uma censura nos dois países, onde o governo controla o que eles podem assistir e ler.

O enredo gira em torno dos fatos narrados por Tomé Stalmer, morador de Econ, e Gray Frost, que reside em Opus. Conforme cada um trilha sua jornada, mais acontecimentos e pormenores são revelados a respeito dos dois países e governos. A princípio, há um grande número de personagens apresentados ao leitor, mas não se engane: O autor soube ligá-los muito bem no desfecho da trama, a ponto de causar uma empolgação enorme para seguir lendo até o fim. O contexto político na obra é muito forte e considero isso um ponto relevante, tendo em vista os acontecimentos políticos que estamos vivendo em nosso país. Será que as semelhanças entre o mundo fantástico e a realidade são meras coincidências? Tente descobrir.

Krystallo é uma distopia fantástica voltado para fãs de Percy Jackson e Harry Potter. Aqui você vai encontrar magia, piratas, personagens femininas empoderadas, criaturas quase que mitológicas, traições, conspirações e até romances. Vale muito a pena conhecer!
1 review1 follower
January 21, 2019
Duas nações, Opus e Econ, ambas em guerra a muito tempo, uma contra a outra. Ambos possuem os KRISTALLOS amarelos, esses cristais despertam interesse entre outras nações.
Gray mora em Opus, é uma garota que estuda muito, mora com sua família e segue as leis da sua cidade, pois onde ela mora tem hora para chegar em casa e hora para deixarem de fazer as atividades feitas durante o dia.
Tomé é um garoto de Econ que mora com sua mãe e seu irmão mais velho, gosta de se divertir e se sente muito bem e feliz onde ele mora. Todo dia é normal para Tomé, mas um dia ao dar um passeio, ele vê algo que  vai mudar sua vida.
De repente Tomé e Gray são capturados, ambos para lugares diferentes. Eles conhecem pessoas, lugares e coisas novas, descobrem que nem tudo que sabiam é verdade e tudo que eles acreditavam muda completamente. Assim eles começam a se descobrir, testar seus medos, saber o que importa de verdade, valores, conquistas e o que podem fazer para tornar um mundo melhor para todos.
Aqui nós temos uma distopia com fantasia, a escrita do autor é muito boa, a leitura é super fluida, com personagens bem construídos, personagens esses que te cativam desde o início. Vai abordar temas atuais do mundo, como política, manipulação da sociedade, divisões de classes sociais, avanço da tecnologia e da medicina, e outros. Foi uma leitura incrível, que eu recomendo muito.
Profile Image for Luan Patrick.
9 reviews
June 18, 2020
Confesso que no começo da leitura eu demorei um pouco pra me adaptar a narrativa, por conta dela ser intercalada em pontos de vista diferentes. Krystallo é um livro de fantasia, cheio de magia, seres místicos e mais uma riqueza de detalhes que fazem com que a estória se torne única!

A escrita do autor é inovadora. A forma como ele conseguiu desenvolver um universo tão original, fazer toda uma "mitologia" e ainda assim conseguir fechar o livro sem deixar nenhuma ponta solta foi excelente. Os personagens que foram muito bem apresentados e desenvolvidos, fazendo até com que eu quisesse que eles tivessem um final feliz hahaha.

Pra mim o ponto mais surpreendente do livro foi toda a abordagem política em torno. Entender como funciona todo o sistema de governo, as desigualdades sociais e as diferenças dos países foi algo muito novo pra mim. Não pude deixar de notar semelhanças com a vida real. Mas acho que isso foi o que o autor quis passar, pois faz com que a gente lute por uma sociedade com democracia, liberdade de expressão e garantia dos direitos.

Krystallo: jornada para além das fronteiras é um livro inspirador, que aborda várias temáticas com perfeita maestria, e pode ser porta voz para outros livros do gênero! Agradeço muito ao autor pelo convite para eu ler, fiquei muuito feliz com a leitura! Já estou ansioso pela continuação ❤
Profile Image for Carol Marinho.
33 reviews
July 28, 2020
Fui convidada a ler o livro “Krystallo: Jornada para Além das Fronteiras” pelo autor Raphael Fraeman. O livro acompanha a jornada de Grey e Tomé, dois jovens moradores de Opus e Econ, países de ideologias opostas que estão em guerra há mais de um século por conta dos krystallos de energia.

Se trata de um mundo muito bem construído, com um roteiro muito complexo e bem planejado nos mínimos detalhas, sem ser desorganizado. Do tipo que você acha que vai deixar algo sem solução no final por conta da grande quantidade de coisas acontecendo no decorrer da trama, mas por fim tudo se encaixa perfeitamente.

A única coisa que me incomodou no decorrer do livro foi o fato de nos serem apresentados diversos locais e uma grande gama de personagens cativantes, para logo em seguida a narrativa tirar os personagens principais desses locais para continuar com o andamento da trama. O problema foi eu ficar com vontade de ler mais sobre os locais e pessoas que acabamos de deixar (é claro que uma ou mais sequências poderiam solucionar esse problema). Eu leria livros inteiros sobre a tripulação do navio pirata “Esmeralda”, sobre o dia a dia do Centro de Treinamento de Stae e sobre as missões do Esquadrão Delta.

Krystallo nos apresenta a diversos universos em um. Sua trama se fecha sem deixar pontas soltas, ao mesmo tempo em que deixa várias brechas para uma continuação. O livro, como uma boa obra de fantasia, reflete sobre temas que permeiam a vida em sociedade – todos muito atuais e reais – sem perder seu tom de fantástico.

Instagram literário: @nodunquerque
1 review
December 2, 2020
A guerra entre Econ e Opus já dura mais de cem anos. Tomé, um jovem de Econ, presencia um atentado a um prédio do governo e se vê inserido em tramas inimagináveis. Gray é sequestrada em Opus no dia do seu aniversário e começa a conhecer um mundo que sequer sabia que existia.

Qualquer premissa que eu tente elaborar, ou até mesmo a sinopse do livro, é muito pequena perante a grandiosidade da obra. Com referências que passeiam por fatos históricos e são inseridas de maneira magistral num mundo fictício, Krystallo nos leva a um mundo de fantasia, ficção científica e distopia.

Com personagens cativantes e muito bem colocados, capítulos curtos e que, alternados entre os dois personagens principais, sempre terminam com algum mistério que faz você não querer parar de ler. É impossível ler apenas um capítulo por vez.

Esse livro não deixa nada a desejar diante dos grandes clássicos do gênero ou dos aclamados internacionais.
A escrita é tão agradável e fluida que você lerá várias páginas sem se dar conta da quantidade. Ontem, dia em que terminei, li mais de duzentas sem sequer perceber até me dar conta que o livro tinha acabado.

Com certeza é um dos melhores livros que já li em minha vida. E fico feliz por ser de um autor vivo e eu conseguir agradecer o prazer que a obra me proporcionou.
1 review1 follower
Read
December 22, 2020
Esse livro nos apresenta duas grandes potências: Econ e Opus. Essas duas travam uma guerra a fim de garantir o controle de cristais de energia.

Dessa forma, conhecemos Tomé Stalmer, que mora em Econ. Após tirar uma foto suspeita em seu celular, o tem roubado. Na tentativa de recuperá-lo, ele vai parar em um outro lugar totalmente diferente e pensa ter voltado no tempo.

Paralelamente, também conhecemos Gray Frost, que mora em Opus. No dia de seu aniversário, ela é sequestrada e se vê em uma embarcação.

Sendo assim, os dois embarcam em diversas aventuras em busca de respostas. Por que aconteceu isso com eles? Qual a verdadeira razão por trás dessa guerra? Entre outros questionamentos.

Esse livro conseguiu me prender do início ao fim. O autor conseguiu conectar todos os acontecimentos, bem como esses dois personagens principais. Cada vez eu ficava mais curiosa e com mais perguntas.

Além disso, algo muito que gostei muito foram as críticas presentes no livro. A maioria delas gira em torno da manipulação da verdade em razão do poder da influência sobre as outras pessoas, exercido, principalmente, por políticos.

Portanto, esse livro distópico traz muitas reflexões importantes e, além de estar permeado de aventura, traz uma pitada de romance. Uma combinação perfeita e por isso recomendo essa obra incrível!
1 review
August 22, 2020
Krystallo é um livro brasileiro, que conta a história de Tomé, de Econ, e Gray, de Opus, países que protagonizam um guerra centenária. A guerra e a política desses países que movimentam os acontecimentos da trama. Os dois protagonistas entram para o centro da história de maneiras inusitadas, Tomé por um acaso, e Gray por um sequestro. Após os dois acontecimentos a história de desenrola nos levando para campo de treinamento, um navio super tecnológico um navio pirata, um campo de guerra e até ao entro de tritões e sereias, tudo isso de uma forma instigante e viciante que não te deixa largar o livro. Krystallo é o livro nacional - e talvez geral - mais diferente que já li. Me senti presa desde a primeira página, estimulada a continuar e descobrir o que estava acontecendo, as cenas são muito bem descritas, muitas coisas do mundo do livro me surpreenderam, cada país do livro é um mundo, com suas características específicas de roupas, alimentação, estudos... Amei a formatação do livro, com os personagens principais ziguezagueando entre os capítulos, já que cada um se encontra em um núcleo diferente, mas ao mesmo tempo conectado, e o capitulo final com certeza é o meu preferido! Meu sonho seria que todos os livros tivessem seus últimos capítulos como o de Krystallo!
Profile Image for Estela Corrêa.
199 reviews10 followers
November 11, 2018
Depois de uma grande guerra contra Cratia, Opus e Econ continuam batalhando pelo controle dos cristais de energia, mas eles tem um trato, a população dos países continuam vivendo suas vidas sem riscos de um ataque.

De um lado, conhecemos Tomé, um garoto que vive em Econ e que testemunha um atentado, onde começa a suspeitar do governo. De outro, temos Gray, uma garota simples que vive em Opus, mas se vê sequestrada no dia do seu aniversário.

Em meio a guerras, coisas estranhas e piratas, muitas verdades são reveladas, e a luta pela sobrevivência é constante.

Krystallo é aquela fantasia maravilhosa que não conseguimos parar de ler até a acabar. A história tem um ótimo ritmo com capítulos alternados entre os personagens, que sempre acabam com um gancho para manter a curiosidade até chegarmos no capítulo do personagem novamente.

Conforme a história vai avançando, novos personagens nos vão sendo apresentados, mas de uma maneira que não ficamos perdidos com as várias pessoas e ainda vamos nos apegando a cada um. Todo o universo foi muito bem construído e pensado, e podemos ver muitos elementos que podemos associar ao mundo atual.

Algo que eu achei incrível é que nada está ali por acaso, cada personagem e cada acontecimento tem uma ligação e adorei criar teorias ao longo da leitura fazendo as conexões, acertei várias, mas muita coisa ainda me surpreendeu.

O Raphael explicou tudo muito bem para não deixar dúvidas, no comecinho é muita informação, guerra, acordos, países desconhecidos, mas depois que você conhece mais sobre tudo, deixa de fazer confusão.

Uma única coisa que me incomodou foi bem no finalzinho, o último capítulo que mudou um pouco o ritmo do livro. Foi tipo último capítulo de novela quando é explicado tudo o que aconteceu com cada personagem, eu estava esperando que as coisas continuassem no mesmo ritmo e esquema dos capítulos, e terminassem com um gancho enorme para um próximo livro, mas não foi nada que estragasse a leitura.

Fantasia, distopia e muitas intrigas políticas é o que te esperam em Krystallo, vocês não vão querer ficar de fora dessa aventura incrível.
Profile Image for Neylane Naually.
304 reviews11 followers
November 7, 2018
Uma aventura inteligente e muito criativa, Raphael Fraeman nos apresenta um mundo diferente, com animais fantásticos, cristais mágicos, civilizações distintas e uma seita que prega um discurso totalitário e de segregação que pretende controlar os governos. Sensacional.

O livro traz dois protagonistas principais, Tomé e Gray, cada um representando os países mais importantes do livro, Econ e Opus, mas minha linha de história favorita foi a do Ricardo, irmão do Tomé. O desenvolvimento de personagem dele é de longe o melhor, apesar dele não passar por tantas aventuras como os dois protagonistas, sua jornada, pra mim, foi a mais importante do livro, e ele se tornou meu personagem favorito.

O livro fala muito sobre política, pode-se até dizer que é o tema principal, com explicações sobre regimes totalitários, tratados internacionais, defesa da democracia e liberdade. Tudo de um jeito bem fluído, sem parecer forçado e fazendo jus a própria história. Com certeza indicado para os dias de hoje.

Agradeço de coração ao autor por ter me disponibilizado o livro e fico muito feliz em poder avaliar de forma tão positiva!
Profile Image for imersaemlivros.
3 reviews
June 23, 2019
Adorei a estória, toda essa trama que envolveu ambos personagens! Fiquei uma boa parte do livro tentando fazer minhas teorias de como tudo se relacionava. Eu não me conectei muito com os personagens. Não sei ao certo o motivo. Talvez foi porque demorou para juntar os personagens. Eles têm suas características muito aparentes. Amei a Gray, ela se mostrou uma mulher muito forte e que usufruiu das dificuldades em sua vida para crescer mais ainda.

Quando comecei a ler esse livro pensei direto “Guerra Fria”. Tudo bem que aqui não era FRIA, mas é algo que remete muito por causa do capitalismo e socialismo (não com essas palavras explícitas no livro) nos dois maiores países.
Adorei os plot twists! Fiquei de cara! Fiquei super impressionada que o autor se lembrou de vários personagens no final e construiu um final para eles.

Eu sinto que daria ainda para escrever mais livros e estórias, já que o universo criado é muito extenso. Seria possível fazer tanto visões do passado,quanto do presente, ou futuro, desses dois países ou de outros.

Tem pitada de divergente, 1984, jogos vorazes, legend... Já que tem aquela duvida sobre o governo e você não sabe no que acreditar. .
Profile Image for Tainá Rocha.
3 reviews
January 11, 2020
⬗Dois países em guerra a cem anos, sem nenhuma expectativa de vitória para nenhum dos dois lados. Jovens enviados para a batalha durante anos. Mas isso é mesmo necessário? Essa guerra faz sentido?
Em Krystallo descobrirmos que há vários tipos de pedras que tem poderes , onde quem tem as pedras também tem o poder. Econ e Opus possuem cada um um Krystallo amarelo de energia. Crianças são sequestradas. Jovens são convocados. Um grupo chamado Ordem do Dragão recruta pessoas e fazem lavagem cerebral. Entrar e fácil sair nem tanto. O grupo tem como principal plano tomar conta do governo, tendo infiltrados em todos os lugares isso se torna um pouco mais fácil, mas imprevisto acontecem.

⬗ Tem piratas, armas lasers, águias e escorpiões gigantes, hipogrifos, romance e muita aventura;

⬗Um livro de fantasia mas que não deixa de em certo ponto se parecer com a nossa realidade.

⬗ Com muitas viradas de jogo e muitas coisas a serem descobertas.

Krystallo me surpreendeu com o decorrer da estória, com os acontecimentos e com as surpresas.
1 review
October 19, 2020

◻️ "Tomé e Gray foram tirados de suas casas, famílias e amigos para lugares totalmente diferentes. Onde descobrem que tudo que viveram até o momento é uma grande mentira e que tem muito mais por trás do que apenas um povo alienado e um governo manipulador."
◻️ "Dois países diferentes, mas com os mesmos intuitos e com a mesma ideologia de alienação da população, onde a tecnologia é seu maior meio. Juntos, porém separados, eles lutam para salvar seus amigos e família de uma nova tirania que está por vir. Eles correm contra o tempo, será que eles conseguem salvar o que chamam de lar de uma nova fase de alienação, e o pior, alienação dos jovens?"

💭Krystallo me mostrou bastante sobre laços familiares e sobre amizade. Um nacional que realmente vale a pena ler, te faz entrar numa aventura onde as máscaras caem, onde não se pode esperar de mais ninguém do que de você mesmo por uma mudança. O @sagakrystallo me mostrou que a fantasia nacional pode sim ter um que de Harry Potter e outras fantasias incríveis e ser tão maravilhoso quanto!
Profile Image for Tuane Bonazzi.
67 reviews
October 9, 2025
Um livro envolvente e cheio de mistérios a serem solucionados, me prendeu do começo ao fim.
Achei toda a história muito bem estruturada e cada sociedade, país e lugares bem trabalhados. Gostei muito de como foram tratados os problemas de cada país e as ideologias dos jovens personagens. As reviravoltas também me agradaram muito, quando tudo estava perdido ou ganho, o autor me surpreendeu com novos acontecimentos.
Ao longo dos capítulos temos uma troca de narradores, passando dos dois principais, Tomé e Gray, para o irmão do Tomé, Ricardo, para a amiga de Gray, Maggi, e até mesmo para alguns personagens secundários. Eu gosto muito disso, porque sempre me ajuda a ter uma visão melhor de todo o contexto do universo criado.
Ao final do livro algumas coisas aconteceram rápido demais (o que me incomodou um pouco) e outras ficaram em aberto, que eu acredito que serão trabalhadas nos próximos livros (que eu espero que não demore muito para serem lançados).
E sabem qual a melhor parte?? É um livro de fantasia e é NACIONAL!!
Profile Image for bella ⋆ฺ。*:・.
352 reviews39 followers
December 2, 2019
é um livro bem interessante, que no começo eu achei meio confuso (mas acredito que essa confusão tem motivo: foi um universo completamente novo). a política retratada na história é bem interessante, acho que a partir do momento que ela foi sendo mais explorada foi quando eu comecei a ficar mais viciada e não consegui largar mais.

tem muitos elementos bons, mas acho que tem coisa que ficou faltando, e o final me deixou meu deus???? preciso de mais??? como que se termina assim!?! mas eu acredito que foi pra deixar a gente imaginar mesmo como que as coisas vão se desenrolar.

achei também os personagens bem humanos sabe? daqueles que tem uns que você ama e odeia em momentos específicos, porque eles erram e acertam. num geral, foi um livro que eu gostei bastante!
Profile Image for Roberto Kennedy.
10 reviews1 follower
January 28, 2024
Achei que o final ficou um pouco corrido e o desfecho muito simples e irreal pro poder que eles estavam enfrentando. Mas como não sei se na época ja havia o planejamento de fazer a continuação acaba sendo compreensível. No geral a história muito envolvente, eu adorei como o universo de Krystallo tem uma bela mistura de tudo que eu gosto: uma pegada meio pós apocalíptica ao mesmo tempo que super tecnológica e fantasiosa, genial de mais! Até pirata tem no rolê véi 😍 amei amei
Profile Image for Osman Junior.
339 reviews8 followers
September 13, 2022
3.5/5
Os heróis, quase sem autonomia, são jogados de um lado para o outro, mas a tensão EUAcon x Utopus, ou melhor Econ x Opus, convence e é bem contextualizada. É nesse estreitamento das fronteiras entre realidade e ficção que o livro brilha.
Displaying 1 - 30 of 37 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.