A raça humana espalhou-se pelo espaço. Mais resistente, mais fortes, munida de tecnologia avançada e persistência, colônias, bases e estações foram criadas pelo universo, criando um governo interplanetário chamado de Consórcio Terra. Mas a insatisfação das populações em colônias distantes vinha alimentando atos terroristas.
A Base de Toliman, em Alfa Centauro, fica ao lado do sistema de Próxima Centauro, uma colônia independente, acusada de apoiar ações terroristas contra o governo. O governo então seleciona um coronel para ser seu novo comandante. Entretanto, muita coisa pesa contra o novo comando e é possível que uma conspiração esteja guiando as ações de todos eles.
Uma história de ficção científica militarista com foco em ações terroristas em outros planetas. É muito interessante a abordagem da Sybylla, ela criou um futuro plausível, onde humanos têm uma medicina mais avançada e vivem mais, porém não só na Terra, em colônias pelo espaço afora. Uma dessas colônias, a Base de Toliman, em Alfa Centauro, foi recentemente militarizada e é alvo de um grupo terrorista a favor da independência. A gente acompanha os militares no comando tentando resolver os problemas na base, e fica por dentro de toda a tecnologia que eles usam, as relações entre eles, os personagens são bem diversos em relação a raça, nacionalidade e sexualidade, é bem legal. Tem muita explicação, o que eu normalmente gosto, mas aqui elas ficaram meio deslocadas no texto. Tem muitos erros de revisão também, o que atrapalha um pouco a leitura, mas no geral eu gostei, tem muitos momentos tensos e o final é um soco no estômago.