CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA UM TEXTO INÉDITO DO AUTOR SOBRE A ESPERA DE UM NOVO BEBÊ "Com este livro você será não só uma mãe ou pai melhor, mas uma pessoa sensibilizada para a preciosidade da vida." Fred Mattos - Psicólogo e palestrante Num mundo em que as pessoas dizem que pais não podem dar muito colo, que não podem dar amor demais, mais um monte de outros "nãos", Thiago Queiroz seguiu por um outro caminho. Ao receber a notícia da gravidez da esposa, passou a viver com os filhos uma história bem diferente da que teve com seu próprio pai, mais afetiva e participativa. E assim ele também criou uma das mais importantes redes sobre paternidade ativa na internet, oferecendo apoio e acolhimento a outros pais que buscam uma forma de se relacionar melhor com seus filhos. Este livro conta como o amor pelos filhos e a disciplina positiva mudaram a história de um homem. E de como ela pode mudar a sua também, se você abrir os braços para seus filhos. Todas as vezes que você abraça seu filho, você se cura um pouco. Todas as vezes que você abraça seu filho, você é abraçado de volta. Não perca nunca essa oportunidade que a vida lhe dá. Abrace seu filho agora. É o melhor que você pode fazer. Por ele e por você.
Thiago Queiroz é o pai do Dante e do Gael. Após o nascimento de seu primeiro filho, passou a se envolver, ativa e intuitivamente, com a Criação com Apego.
Ele criou o grupo Criação com Apego no Facebook, oferecendo apoio e acolhimento virtual (e, muitas vezes, também presencial) a muitos pais. É o criador do site Paizinho, Vírgula!, um dos poucos lugares atuais mantidos por um pai, em busca de uma forma mais amorosa e conectada de criar os filhos.
Seu site oferece textos e vídeos sobre criação com apego, disciplina positiva e parentalidade consciente. Além disso, o Thiago é host do podcast Tricô de Pais (um podcast focados em paternidade), co-host do podcast Coisa de Criança (o primeiro podcast no Brasil feito para crianças) e também co-produz o podcast Sinuca de Bicos, o podcast composto por mulheres sobre maternidade.
Thiago faz de sua vivência como pai a busca pelo desenvolvimento e divulgação de uma forma de criar filhos mais afetuosa, sensível e respeitosa. Além disso, também oferece apoio e amparo a todos que buscam ajuda e informação sobre essa forma de criar filhos.
Hoje, ele é certificado como líder pela organização Attachment Parenting International, e criador do primeiro grupo de apoio oficial no Brasil, a API Rio. Além disso, é também certificado como educador parental para a disciplina positiva, pela Positive Discipline Association.
Gostaria de ter lido esse livro quando a mãe da minha filha estava gravida, porém, 6 anos depois do nascimento da Nina (minha filha) eu consegui tirar muito proveito desse livro espetacular.
Recomendo fortemente esse livro para quem se preocupa em ser um pai presente e humano.
Todo pai deveria ler e consumir os conteúdos do Thiago Queiroz. Isso não quer dizer que eu siga todos os pontos, nem mesmo que eu acredite que todos eles sejam eficientes e suficientes. Entretanto, ter novos horizontes, novas opções e novas ferramentas para o dia a dia é fundamental para criarmos relações genuínas com nossos filhos e educá-los de acordo com os valores que acreditamos. Sem dúvida, é um preparo importantíssimo para ser um pai melhor.
Um livro para ser lido e relido de tempos em tempos. A educação “tradicional”, baseada no distanciamento dos sentimentos, no grito, na autoridade pelo medo, na palmada educativa e por aí vai, já está tão enraizada em grande parte da sociedade que torna muito difícil o querer fazer diferente. Thiago Queiroz, além de ser um fofo, demonstra que ele próprio não é perfeito, mas que a educação com afeto é sim possível, e que funciona (na maioria das vezes). O livro traz exemplos práticos, alguns deles já discutidos no seu canal do YouTube e podcast. Mas ter assim, sempre em mãos, uma coletânea de situações práticas para serem aplicadas no dia a dia é muito útil. O mais importante para mim, foi lembrar que preciso estar bem para que cuide do meu filho. E da minha família. E, o básico do básico: na dúvida, abrace seu filho (pai, mãe, irmão, irmã, marido, esposa, amigo, amiga....). Apenas abrace.
Livro muito rico para quem é ou está se tornando pai e quer criar seus pequenos com mais atenção, apego e empatia. Para mim o maior benefício foi trazer muitos exemplos da vida do autor e de situações de seus grupos de ajuda, sendo referência para a criação que quero dar para meu filho.
Senti falta de um pouco mais de profundidade em certos temas, pois o livro é bem curto (o que pode ser um benefício pra quem já tem crianças para cuidar), mas são citadas muitos livros de referência para aprofundamento nos mesmos.
Um livro que traz uma reflexão sobre o relacionamento pai e filho, considerando a paternidade como pilar, diferente dos livros existentes onde o foco é somente maternidade, e pouco e quase nada sobre os pais, apesar de um papel fundamental na criação. Com um olhar afetivo e de relação construtiva entre pai e filho, quebrando paradigmas e preconceitos da sociedade e cultura, quanto a esse laço pai e filho. Apresenta situações vividas como experiência do autor, muito comum entre nós pais, e com uma abordagem de aproximação. Abrace seu filho.
O livro é bom, só achei que se limita muito aos pais que ainda estão no início de seu caminho na paternidade/maternidade ou que não conhecem a criação com apego. Pra quem já tem filhos maiores, ou que já pratique uma criação gentil e respeitosa, como eu, achei que o livro não teve muito a acrescentar. Mas sigo fã do Thiago e acho belíssimo o trabalho que ele faz ajudando famílias a repensar o “modelo tradicional” (e ultrapassado) de criar filhos. Sigam o “Paizinho, vírgula” nas redes sociais!
Todos os pais deveriam ler esse livro. Há muitas crenças que a sociedade nos impõe desde pequenos, que se tornam amarras que nos prendem a pensamentos arcaicos e desalinhados de uma criação afetuosa e recheada de amor. É um livro introdutório, porém um excelente começo para desconstruir as estruturas da paternidade/maternidade "padrão". Se qualquer mãe/pai decidir implementar ao menos um dos ensinamentos desse livro, com certeza fará a vida de seus filhos melhor.
Nos faz repensar em momentos do dia a dia com a criança e a família em geral. Por que não conversar mais? Precisa um pouco de humildade e menos orgulho para se aceitar, se colocar na nossa posição e sempre ver o lado do outro.
Um livro que conta as próprias experiências de como é ser pai. Sem dizer o que é e não é certo, o thiago compartilha suas dificuldades, pensamentos e métodos para criar seus filhos. Gostei bastante da leitura.
Leitura rápida, gostosa e de extrema relevância. Paternidade com afeto é possível e mostrada de maneira abrangente. Merece um volume 2 para aprofundar nos assuntos
Livro mto bom para quem quer dicas de como educar seu filho com empatia e afeto. Eu sou fã do thiado e acompanho todo o conteúdo dele no YouTube. Acho que tudo que tem no livro ele já abordou nos vídeos.. então se vc já assistiu todos pode achar que não tem novidades.
Um livro simples, tocante e honesto. Para quem vai ter filho ou já tem, faz pensar sobre a relação que tivemos com nossos pais e o tipo de relação que queremos ter com nossos filhos.
Ainda preciso trabalhar/melhorar vários pontos, mas foi um importante reforço sobre o meu modo de pensar e de me relacionar com meus filhos, meus alunos e comigo mesmo, propondo novas formas de desenvolver uma paternidade afetiva.