Este manual oferece uma série de princípios, dicas, exercícios e técnicas que servirão de mapa ao processo de criar e publicar um livro. Não se trata apenas de uma obra sobre escrita criativa - de ficção e não ficção. Este livro vai mais além, acompanha o escritor desde a criação até à promoção, explica as características do funcionamento do mercado editorial e o papel do escritor na sociedade de informação atual.
Aqui irá encontrar a plataforma para dar o salto necessário entre a ideia e a obra. Receberá também o conhecimento necessário para rever e editar um manuscrito, a melhor forma de abordar uma editora, escolher um agente, saber os seus direitos e promover o seu trabalho em festivais literários ou nas redes sociais.
Um guia fantástico para aqueles que querem iniciar no mercado literário. Todavia e como diz o livro, é mesmo a ponta do icebergue já que muita coisa falta, sendo que existem mais exemplos do que não seguir, do que propriamente exemplos concretos ou até mesmo ideias. Acaba mesmo por pecar pela quantidade de vezes que o livro refere o essencial que é recorrer aos serviços da Agência e a importância de um agente. E mesmo que o valor dos agentes seja fundamental, deve, para mim, o autor confiar nele próprio para defender as próprias ideias, personagens e história. Porque se não,está a correr na incongruência cometida no livro ao falar desse processo para depois o meter em causa com a relação com a editora... Um livro que acaba por referir simplesmente o lado "bom" do mercado editorial, não expondo a democratização que tem existido no mesmo. Para aqueles que já vão ganhando alguns conhecimentos, podem esperar uma nova maneira de olhar as suas criações, ideias e até mesmo ajuda na etapa da revisão. Todavia, cuidado,pois as sugestões, mesmo que não referidas no livro (e sendo algo que é da escolha do autor), são segundo as normas do novo acordo ortográfico.
First book of the year, to set the mood for what's to come.
I always strive to evolve as a writer and by far, this is the most simple and important book to quick into gear. The explanation of the writing process is quite good, both for begginers, as well as for experienced writers. It's good the remember the basics of storytelling.
My favourite aspect was the market and the business aspect of writing, specially in Portugal that I knew very little of.
Pick it up if you are trying to be a writer, not many of these exist around at least not in Portuguese.
Um livro pequeno, com dicas interessantes para escritores de primeira viagem. Com várias secções, desde o processo da escrita, edição, revisão e promoção... É um livro que se lê rápido mas, que se tornou repetitivo em muitas partes.
O livro tem umas dicas interessantes e descreve todo o processo da escrita, à edição, revisão e promoção da obra, mas torna-se muito repetitivo em muitas partes.
Adorei este livro, tem explicações muito claras e precisas quanto ao processo de escrita, edição e comercialização dos livros. Tem dicas, exercícios práticos e conselhos para quem pretende entrar neste universo da publicação. Um excelente guia de trabalho.
É algo transversal a vários livros do género, mas acho que é a forma mais honesta de descrever: é levar cada conselho com uma boa dose de bom-senso e sentido crítico. Nem tudo vai ser útil, nem tudo vai fazer sentido. Haverá coisas interessantes e outras desnecessárias. É pegar no lado positivo e aproveitá-lo.
Este livro tem imensas dicas por onde começar, comparações com autores e as suas obras, entre outros. Tem ainda uma secção sobre como publicar um livro (sozinho ou com uma editora) e sobre o mercado livreiro português.
Este livro ajudou a perceber como o mercado livreiro em Portugal funciona, não dispendando de dicas fundamentais. Muito do que foi dito poderá ser usado não só para escrever um livro como para escrever trabalhos académicos como a Tese.
Um livro bom para um conhecimento geral, mas não aprofundado, sobre o tema. Principalmente, nas técnicas de marketing e na publicação do livro nota-se uma implícita publicidade à Agência das Letras.
Um pequeno guia com grandes conselhos e dicas. Para escritores de "primeira viagem" é o ideal para manter a organização e criar um plano claro do que se pretende.
A premissa é interessante, mas a concretização, para mim, tem algumas fragilidades. Encontramos muitas dicas valiosas e linhas orientadoras que nos podem ajudar neste processo [quer em relação à escrita, quer, depois, em relação à entrada no mercado literário], mas torna-se bastante repetitivo nas ideias e na quantidade de vezes que alega a necessidade de recorrer aos serviços de um agente. Entendo o propósito e acredito mesmo que possa ser um recurso excelente, mas acho que esta repetição acaba por diminuir o foco principal deste guia. Além disso, senti falta de exemplos mais concretos e de um contraponto que ajude a ter uma noção mais ampla deste meio, porque fica a sensação que é um caminho simples. Ainda assim, não deixa de ser um bom ponto de partida.