O livro é um romance narrado em primeira pessoa pelo menino Hugo, de apenas nove anos que vê sua vida mudar da noite pro dia por conta de um diagnóstico de uma doença grave. Esse diagnóstico não é bem recebido por ninguém, principalmente pelos pais do menino, que antes, já devotos ao santos, agora tornam-se fanáticos pela religião durante o tratamento de Hugo.
Hugo narra os acontecimentos de sua vida de forma simples, mas totalmente descritiva para uma criança, o que não é ruim, mas um pouco difícil de acreditar. Durante a narração vamos percebendo que os pais de Hugo, são totalmente protetores com ele, e não vemos isso ocorrer com freqüência com o irmão mais velho do menino.
Nós vemos como a religião e o medo conseguem mudar a vida das pessoas de uma forma assustadora, Hugo se questiona sempre como é horrível estar doente. O pai do menino fica ainda mais alienado na religião, e obriga todos a seguir essa vida que ele leva. A mãe do garoto por sua vez, se tranca no quarto como se fosse uma forma de promessa ou penitência para conseguir a cura do filho.
O que eu vi durante a história é que a família não foi atiginda apenas pela doença de Hugo, as coisas tomaram rumos maiores, todos eles adoeceram a sua maneira. É um livro autobiográfico com um toque de ficção e de uma leitura rápida e fácil. Nunca saberemos todas as verdades, e as coisas inventadas, mas vale muito a pena. O livro está disponível na amazon, e até no kindle unlimited, não deixe de ler.