Este e-book foi inspirado na obra "Como Ler Livros" de Mortimer Adler, e a minha intenção com esta pequena obra é apresentar os conceitos básicos do livro fonte de uma forma adaptada, utilizando uma linguagem acessível e bem objetiva.
Além disso, também acrescento parte da minha experiência como leitor na espera de poder contribuir de forma positiva no seu desenvolvimento como leitor também.
Que fique claro que em nenhum momento tenho a intenção de que este e-book substitua a leitura do livro. Pelo contrário, caso você goste do que vai ver aqui, indico fortemente que adquira o livro e faça um estudo mais aprofundado sobre a arte da leitura.
Estes são os assuntos básicos que vamos discutir: - Leitura e estudo - O que é necessário para ler e compreender melhor? - O hábito de ler e os princípios básicos da leitura - Os objetivos práticos da leitura - Planejamento de leitura - A leitura ativa - Como fazer anotações - A leitura elementar - A estrutura do livro - Pré-leitura - Leitura superficial - Visão geral sobre a leitura analítica - O 1º estágio da leitura analítica - O 2º estágio da leitura analítica - O 3º estágio da leitura analítica - Respondendo as perguntas da leitura ativa - Preparação para a leitura sintópica - Os 5 passos da leitura sintópica
Então é isso aí, espero que goste do que vai ler e aproveite o conteúdo.
O livro é bem básico e pode ajudar quem não tem o hábito de ler. Porém, foi inútil para mim. Todas as estratégias ensinadas no livro já são utilizadas - mesmo que de forma inconsciente - por quem lê rotineiramente.
Livro raso e com poucos auxílios, muito do que se explica não leva o leitor ao objetivo de melhor compreensão. É útil à estudantes que ainda não se encontraram no estudo, e só.
O livro fala especificamente sobre formas de leitura. Não fala sobre técnicas d releitura dinâmica, nem cita artigos científicos sobre como o olho se comportamos como o cérebro grava o assunto do livro por meio de associações. Nada disso. O autor fala da importância de entender as formas de leitura, começado de uma forma superficial de leitura até as formas mais profundas, que te faze analisar vários livros sobre um determinado, onde você não lê por um interesse em um livro específico, mas pelo objetivo de aprender sobre um determinado assunto.
É legal, mas não mudou minha vida. Não acho que deva ser lido por você.
3.5 Acredito que li esse livro na época errada. Caso eu pudesse retornar ao período que escrevi o tcc da faculdade, teria sido essencial.
As dicas ofrecidas são concisas e resumidas (como explícito pelo autor, um resumo do que o “Como ler livros” tem a oferecer. Porém, me perturbou um pouco a forma de apresentação das ideas, um pouco de uso de linguagem mais simples e, às vezes, parecia bronca de “você tem que ele me direitoooo” e não apenas para se divertir. Enfim. Para uma leitura de instrução rápida, é válido. Mas nada aprofundado.
É uma adaptação do livro “Como Ler melhor” de Mortimer Adler, mas se propõe a ser mais enxuto. O autor parte das dificuldades do brasileiro com a leitura para depois apresentar formas de como desenvolver o habito de ler, e ler de forma mais eficiente. Sinto que o conteúdo aqui realmente fez diferença na minha capacidade de compreensão durante a leitura, e nos meus resumos, então vou indicar o livro.
O livro entrega o que se propõe. Antes de ler deve-se inspecionar o que se está lendo, como o próprio autor traz na obra e, nesse sentido, notei que algumas das avaliações que baixaram a média de avaliação do livro são expectativas de entregas não prometidas, pois na descrição do livro o autor faz essas ressalvas. Ademais, o livro o é básico e acaba sendo introdutório para quem quer melhorar sua técnica de estudo, pesquisa e retenção de aprendizagem sobre qualquer leitura.
Achei a pegada bem parecida com a do livro "Como ler livros", do Adler, só que numa versão "para quem tem pressa", pois não tem aquele monte de historinha que é bem comum nesse tipo de livro. Como resumo, é um ótimo livro pra você dar sempre aquela revisada pra relembrar as estratégias e dicas, recomendo demais.
O autor cumpre a sua proposição de ser uma introdução ao clássico "Como Ler Livros" de Mortimer Adler. Obra muito prática que tenho indicado a todos que não tem o hábito de leitura ou, ainda que tenham, sentem dificuldade em lidar com literaturas mais densas.
Aprendi bastante com o livro mas como o autor fala pretendo ler mais livros com temas parecidos pra chegar em uma conclusao so minha. E tambem esse livro me ajudou mt tanto na minha lingua nativa portugues quanto no ingles.
Bacana para quem está começando a se aprofundar nos métodos de leitura, mas bem básico e superficial para quem já experiência com o processo de leitura (como estudantes de ciências humanas, sociais...).
Trata-se de um resumo do "Como ler livros" do Adler Porém, não um resumo completo mas focado especificamente nos níveis de leitura e no que significa uma leitura ativa.
Uma forma mais acessível de ter acesso àquele conhecimento.
Básico, indicado para quem está no ensino médio ou no superior e/ou não conhece técnicas de interpretação e análise textual. Não me acrescentou nada, infelizmente.
Nada inovador, mas detalha algumas estratégias, como perguntas específicas a serem feitas durante a leitura, que levam a um melhor entendimento e compreensão durante a leitura.