Jump to ratings and reviews
Rate this book

Minha Mãe Fazia

Rate this book
Jornalista com passagem pelas principais redações de revistas do país, Ana Holanda sempre viu a comida não só como alimento para o corpo, mas para a alma. Afinal, quantas histórias, confidências, causos de família e momentos marcantes vivemos em torno de uma mesa posta, ao lado de familiares e amigos, ou mesmo durante o preparo das refeições, em meio à movimentação da cozinha? Em Minha mãe fazia, Ana reúne deliciosas receitas que são uma verdadeira viagem aos sabores, aromas e memórias da infância e de toda uma vida, resgatadas em crônicas igualmente saborosas.

O projeto, que nasceu no Facebook e ganha agora caprichada edição em livro, reúne receitas que Ana tirou do caderno de sua mãe, exímia cozinheira, e do seu próprio. São pratos do dia a dia, bolos, doces simples, comida sem frescura ou a pretensão de ser gourmet. “Comida pra mim tem o papel de resgatar, pelos aromas e sabores, lembranças queridas e, dessa forma, nos conectar com pessoas que fizeram parte da nossa história, mesmo quando elas não estão mais aqui.”, conta a autora, que tempera suas receitas e histórias com uma escrita afetiva que deixa o leitor com água na boca e o coração leve.

Cada família tem seu modo de preparar aquela carne de panela, um nhoque, o bolo de cenoura, a canjica, um suflê, um bolo de fubá... No livro, Ana reuniu 68 receitas que quase todo brasileiro já experimentou em casa, divididas em grupos temáticos como “Receitas tiradas da gaveta”, “Receitas para refeições em família”, “Receitas fáceis demais”, “Receitas para a lancheira”, “Receitas que favorecem a conversa ou aquietam o coração” e outros, todas precedidas por alguma história ou reflexão. Ao passar a prática receita da pizza enrolada que sua mãe fazia, por exemplo, “e que provavelmente, não tem nada nem de italiana, nem de pizza, mas a gente gosta mesmo assim”, Ana se lembra de quando andou pesquisando uma receita de ragu, um molho feito em cozimento lento e fogo baixo que “deve ter surgido num tempo em que a pressa não era essa senhora, que anda atrás da gente sempre a nos perturbar”. Afinal, conclui “cada receita conversa com seu tempo, sua origem”.

E em Minha mãe fazia, cada crônica é sempre acompanhada por uma receita capaz de evocar lembranças da infância, de nos acalentar depois de um dia difícil, ou de trazer à tona a conversa a redor de uma mesa farta, cercada de amigos. Portanto, aceite o convite. Relembre sabores há muito tempo esquecidos, lugares especiais e pessoas queridas. Sirva-se à vontade – porque tem sempre mais uma travessa no forno!

240 pages, Paperback

Published January 1, 2017

3 people are currently reading
18 people want to read

About the author

Ana Holanda

5 books3 followers

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
6 (26%)
4 stars
10 (43%)
3 stars
7 (30%)
2 stars
0 (0%)
1 star
0 (0%)
Displaying 1 of 1 review
Profile Image for Marta Skoober.
185 reviews19 followers
November 23, 2021
Houve um tempo que crônicas para mim, era sinônimo de Rubem Braga, assim como poesia de Manuel Bandeira. Com o tempo descobri outros poetas e conheci outras formas de poesia e também outras crônicas.

E se você gosta de crônicas mais intimistas, com um pouco de memória e unido a isso um bocado de receitas é provável que você goste desse "Minha mãe fazia". Ana Holanda tem uma escrita que acolhe, que acalanta. Aqui ela vai relembrar encontros, aniversários, natais e muito mais e tudo regado a experiências gastronômicas.

Ponto fraco é a edição, o papel amarelo que todo mundo ama, oxidou rapidamente, e apesar de ser ilustrado, senti falta de fotos dos pratos. Mas aí lembro que a autora não é chefe de cozinha, nem crítica gastronômica.

"Minha mãe fazia" em uma palavra: ABRAÇO!
Displaying 1 of 1 review

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.