Jump to ratings and reviews
Rate this book

Voltei à escola

Rate this book
Libro usado en buenas condiciones, por su antiguedad podria contener señales normales de uso

220 pages, Paperback

First published January 1, 1996

1 person is currently reading
39 people want to read

About the author

Daniel Sampaio

59 books76 followers
Daniel Sampaio nasceu em Lisboa em 1946. Viveu em Sintra até aos 15 anos, passando a viver em Lisboa após esta data. Em 1970 casou com Maria José Cabeçadas Ataíde Ferreira. É pai de três filhos, e avô de sete netos. É também irmão do ex-Presidente da República Portuguesa Jorge Sampaio. Tem como hobbies ouvir música clássica, ler ficção, ver futebol e brincar com gatos.

Em 1970 formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, obtendo o doutoramento na especialidade de Psiquiatria em 1986. Em 1997 realizou Provas de Agregação na Faculdade de Medicina de Lisboa e desde 2008 é, por concurso, Professor Catedrático de Psiquiatria e Saúde Mental da mesma Faculdade.

É o coordenador do Núcleo de Estudos do Suicídio do Hospital de Santa Maria. Foi um dos introdutores, em Portugal, da Terapia Familiar, a partir da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (fundada em 1979). Tem-se dedicado ao estudo dos problemas dos jovens e das suas famílias, através de trabalhos de investigação na área da Psiquiatria e da Adolescência. Tem organizado, no Hospital de Santa Maria, o atendimento de jovens com Anorexia Nervosa e Bulimia Nervosa.

Na Rádio Renascença, teve um programa denominado Sociedade do Conhecimento, em que também participaram Luís Osório e Paulo Sérgio. De 2008 a 2010, colaborou com o Rádio Clube Português com a rubrica "Visto Daqui". É ainda colaborador da revista dominical "Pública", do jornal Público.

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
13 (22%)
4 stars
18 (30%)
3 stars
22 (37%)
2 stars
5 (8%)
1 star
1 (1%)
Displaying 1 - 3 of 3 reviews
Profile Image for Rita M.
23 reviews18 followers
September 7, 2019
Livro muito bom e ainda tão atual. Edição de 1996 e passados tantos anos, ainda há tanto para meter em prática nas nossas escolas. Aconselho este livro a todos os que podem fazer a diferença com uma voz activa e empenhada: pais, professores e alunos. 5☆
Profile Image for Beto.
105 reviews26 followers
December 29, 2012
Quando comecei a ler este livro pensei que fosse estruturado de um modo muito formal, assemelhando-se a um livro técnico-científico. No entanto, essa ideia passou muito ao lado.

Este livro, conseguindo orientar-nos levemente para algumas referências teóricas a investigar, está estruturado de um modo mais “informal” que, a meu ver, permite ao leitor integrar facilmente as várias ideias que explora. Ou seja, porque este livro não é uma referência académica e nem essa era a sua intenção,ao lê-lo, em concordância com uma ideia apresentada num dos capítulos, não estamos propriamente a adquirir e desenvolver só, e puramente, conhecimentos e raciocínios técnico-científicos, mas mais humanos e transparentes, e, neste sentido, para uma aprendizagem não-formal, mais práticos.

No livro é desencadeada uma reflexão, teoricamente enquadrada, acerca dos mais diversos pontos que dizem respeito à escola enquanto instância de instrução e, a par de outros contextos não-formais e informais, de educação: escola como espaço físico e simbólico; escola como crescente local de convívio dadas as mudanças e exigências sociais; a importância da triangulação escola-aluno-família; relações e encontros pedagógicos; diferenciação de papéis entre os professores e os pais dos educandos; relação sociedade-escola e vice-versa; a indisciplina e a violência como processos desenvolvidos e influenciados por vários fatores também eles inerentes à vivência escolar, etc.

Realço dois aspetos que considero nucleares neste livro, e noto que na sua elaboração também foram tidos em conta: o envolvimento de pessoas e casos reais (profissionais e não-profissionais, direta e indiretamente implicados nas questões debatidas), o que enriquece e dá vida aos diferentes capítulos do livro, conseguindo ultrapassar o simples relato de situações observadas; e a coparticipação e a coresponsabilização de todos os intervenientes escolares (alunos, professores, pais e comunidades locais e gerais).

Todavia, não posso deixar de revelar que fui encontrando no livro algumas repetições de ideias . Em determinadas alturas, essas repetições, eram um tanto desmoralizadoras, visto que tornavam a leitura repetitiva.

Gostei muito...
Profile Image for Abilio.
103 reviews
December 25, 2009
Neste livro, uma vez mais, o centro da preocupação são os jovens. Desta vez, Daniel Sampaio, mostra-no-los, lá onde os grandes problemas dos «verdes anos» se manifestam talvez com maior clareza: a escola. A relação dos jovens entre si, a relação dos jovens com os adultos professores (e vice-versa). Aqui tudo está implicado, tudo se revela.
Displaying 1 - 3 of 3 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.