Jump to ratings and reviews
Rate this book

Maria

Rate this book

Rodrigo Alvarez conquistou os leitores com Aparecida, a história da padroeira do Brasil, que já vendeu mais de 150 mil exemplares. O autor está de volta com seu novo livro Maria – A biografia da mulher que gerou o homem mais importante da história, viveu um inferno, dividiu os cristãos, conquistou meio mundo e é chamada de Mãe de Deus.


Nesta biografia, Rodrigo Alvarez percorre diversos países em busca de informações, consulta evangelhos, consulta livros apócrifos e textos escritos ao longo de quase dois mil anos para compor a emocionante história de uma menina que – segundo as tradições - foi criada no Templo, que recebeu a notícia de sua gravidez do anjo Gabriel e deu à luz o homem que mudaria os rumos da humanidade.

192 pages, Paperback

First published October 15, 2015

6 people are currently reading
54 people want to read

About the author

Rodrigo Alvarez

31 books10 followers
“Sem sorte, melhor nem sair de casa”, costuma dizer Rodrigo Alvarez. O acaso pode até ter sido generoso com o repórter no início de sua carreira, mas de pouco adiantaria isso não fosse também sua iniciativa e ousadia – e ele também foi um dos jornalistas de TV que mais souberam usar a seu favor as novas tecnologias digitais. Rodrigo Nascimento Alvarez nasceu em 8 de junho de 1974, no Rio de Janeiro. Formou-se em jornalismo pela PUC e fez pós-graduação em negócios no IBMEC. Sua ideia quando entrou para a faculdade, porém, era ser escritor; até o sexto período, quando colegas de faculdade o convenceram a fazer uma prova para a Globo News, que estava para ser inaugurada. “Eu não queria, mas elas insistiram muito. E no fim do longo processo de seleção, acabei passando. Passaram sete pessoas de fora da Globo”, conta.

Alvarez foi contratado como editor de imagens pouco antes de a nova emissora entrar no ar, no dia 15 de outubro de 1996. Exerceu a função até 1999, no Jornal das Dez, quando virou repórter da madrugada e deu o seu primeiro furo – durante a realização da Cimeira do Rio de Janeiro, que reuniu Chefes de Estado da América Latina, Caribe e União Europeia. “Eu dei a sorte de entrevistar Fidel Castro. Ele estava no hotel com o Hugo Chávez, que ninguém conhecia direito na época, e só eu e um repórter argentino ficamos esperando até ele sair do quarto, às 5h. Ficamos meia hora entrevistando o Fidel. Acabou que entrou no Jornal Nacional”. Era a primeira vez que Cuba participava deste tipo de encontro.

No ano seguinte, o repórter vendeu seu carro e comprou uma câmera, foi para a Califórnia durante as suas férias e produziu, sozinho, uma série de reportagens sobre o Vale do Silício. “Entrevistei 30 daqueles jovens que criavam empresas de internet, inclusive os fundadores do Google, quando eles não eram conhecidos. Pouco depois, a Bolsa Nasdaq entrou em crise, foi a semana da bolha da internet. Então, o meu material se tornou atualíssimo”, lembra.

Ainda no Jornal das Dez, registrou o naufrágio da plataforma P36 da Petrobras, em Macaé, no Rio de Janeiro, em 2001. “A Globo News foi a única televisão que gravou as imagens, que depois foram para o mundo. Na época, disseram que era o único registro de uma plataforma afundando em alto-mar que já tinha sido feito”. Novamente, viajou sozinho, na virada de 2001 para 2002, desta vez à Europa, para produzir uma série de reportagens sobre a implantação do Euro. “Acompanhei a chegada das notas e das moedas, fisicamente, a Portugal, Alemanha e Itália. Na virada do ano, eu estava em Berlim e entrei ao vivo, por telefone, no Jornal das Dez, contando como os alemães haviam recebido a nova moeda”. A partir daí, especializou-se de vez em reportagens internacionais; logo depois, fez parte da equipe da emissora que cobriu a Copa do Mundo do Japão e da Coreia do Sul, em 2002.

Em 2006, tornou-se correspondente da Globo em Nova York. Sua primeira grande cobertura foi a do massacre na Universidade de Virgínia, em abril de 2007, quando o estudante Cho Seung-Hui matou 32 pessoas e se suicidou. O repórter e o cinegrafista Orlando Moreira foram os primeiros a entrar com uma câmera escondida no dormitório onde os crimes haviam ocorrido. Para o Jornal da Globo, fez uma série de reportagens sobre a fronteira do México com os Estados Unidos. “Foi no momento em que estava se construindo o muro entre os dois países. O México estava começando a ficar violento, roubaram nossa câmera”, conta. Depois, foi para a Califórnia. “Eu sempre busquei a possibilidade de fazer as coisas de maneira mais independente do padrão. E acabou que lá eu me fixei no Fantástico. Acho que o perfil de repórter que tenho hoje se consolidou na Califórnia”, diz.

Durante a cobertura das eleições americanas de 2008, ele e o cinegrafista Sérgio Telles viajaram pelo país de carro, percorrendo 18 estados, um por dia. “O objetivo era mostrar o que americanos diferentes pensavam das eleições. Fomos a uma cidade fantasma em Nevada que

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
26 (34%)
4 stars
27 (36%)
3 stars
18 (24%)
2 stars
4 (5%)
1 star
0 (0%)
Displaying 1 - 12 of 12 reviews
Profile Image for Maria João (A Biblioteca da João).
1,387 reviews250 followers
May 13, 2016
7 de 10*

E não é que, sem ser intencional, findei a leitura de “Maria” precisamente no dia 13 de Maio, um dia tão importante para a religião católica (em especial em Portugal) por ter sido o dia da aparição de Nossa Senhora de Fátima aos três Pastorinhos, facto relatado no livro?
Haverá coincidências? Dá que pensar...
Considerações à parte, e focando-me no livro de Rodrigo Alvarez, e sendo eu uma pessoa não crente na Igreja Católica, parti para a leitura deste livro de mente aberta e à procura de enriquecer a minha cultura, porque já diz o ditado, o saber não ocupa lugar.

Comentário completo em:
http://abibliotecadajoao.blogspot.pt/...
Profile Image for Rita.
487 reviews63 followers
November 22, 2016
Este livro foi sem dúvida alguma maravilhoso! Estava à espera de um daqueles livros super secantes, com imensos factos e descrições que fazem como que eu tenha de reler as frases para aí umas 5 vezes! Ahhh, foi exatamente o contrário! Este livro é leve e simples, Rodrigo Alvarez fez uma pesquisa detalhada sobre a vida de Maria, " a mulher que deu à luz Cristo, dividindo a História em antes e depois", mas tenho a certeza que muitos mistérios ficarão por revelar!
Pouco sabemos sobre Maria, esta aparece muito pouco na bíblia também, porém com este livro conhecemos mais alguns factos e também boatos que são contados (o autor faz um ótimo trabalho nesse aspeto, consegue separar sempre o que é verdadeiro e comprovado, daquilo que não tem argumentos).
Recordei vários episódios que foram contados tanto nas aulas de História como na Catequese (As perseguições feitas aos cristãos, as bodas de Caná, o porquê de Lutero Martinho ter sido tão importante e também o que separa os Cristãos dos Judeus)!
O livro divide-se em duas partes, a infância de Maria, a escolha do marido José, a anunciação do Anjo Gabriel e ainda toda a dor pela qual Nossa Senhora passou ao assistir à crucificação do seu filho.
E a segunda parte, a mais recente, mostra-nos como Maria saiu do esquecimento e começou a ser adorada e acarinhada por todos, depois de tantas controvérsias. Esta parte conta ainda com o relato de algumas das aparições que ocorreram em diversos cantos do mundo.
Considerei tanto a primeira parte como a segunda magnificas, este é daqueles livros que dará sem duvida imenso jeito! Sempre que esquecer algum pormenor vou procurar as frases que sublinhei!
Aconselho a todos , sendo crentes ou não o livro traz imensa cultura geral , além disso não defende lado algum, relata apenas acontecimentos.
Profile Image for FLAMES (Roberta Frontini).
435 reviews42 followers
September 11, 2016
Quer vocês sejam católicos, não católicos, ateus, agnósticos, religiosos ou não, há uma coisa inegável: Maria é uma das mulheres mais influentes da história da humanidade. Talvez alguns de vós questionem esta minha afirmação, mas basta pensarmos numa coisa muito simples e que foi expressa na própria capa deste livro: Maria dividiu o "tempo". Como? Existe um "antes" e um "depois" por causa de Maria. Por causa de ter feito nascer aquele que é considerado o filho de Deus, nas escolas e no mundo inteiro referimo-nos aos anos usando a expressão "antes" e/ou "depois" de Cristo. E este é apenas um aspecto da influência de Maria. Existem muitos outros. Bastará pensar também, por exemplo, que Maria é um dos nomes mais utilizados no mundo. Olhem à vossa volta e pensem quantas pessoas vocês conhecem que se chamam Maria, e quantas vezes achamos que sabemos o nome de uma pessoa e, mais tarde, descobrimos que ela também tem o nome Maria incorporado. É absolutamente inegável o poder que esta mulher teve, sem que talvez ela alguma vez tenha tido consciência disso.

Opinião completa - http://flamesmr.blogspot.pt/2016/07/l...
Profile Image for Antonio Malcata.
33 reviews9 followers
September 3, 2023
Absolutamente extraordinário este livro. Recomendo a todos.

É um livro que tenta contar a história de Maria desde que nasceu (aliás, desde os seus pais Joaquim e Ana) (e pegando para isso em registos históricos e evangelhos apócrifos, nomeadamente o de (Tiago). Conta como acompanhou Jesus até à morte. E vai dando as principais teorias de onde viveu nasceu morreu e por onde passou Maria.

depois, e isto foi o que achei mais interessante, conta o percurso da devoção a Maria ao longo dos séculos e as batalhas teológicas que foram travadas por ela.

Por fim mostra de forma resumida mas completa as principais aparições.

O autor faz um trabalho de jornalismo e de história. Não de propaganda espiritual. Percebe-se que quando não se sabe diz que não se sabe, e quando há várias teorias diz as várias. Mas não deixa de ser inevitável que a sua visão seja tão católica. Possivelmente por haver tantos factos que apoiem a visão do catolicismo. Possivelmente.
Profile Image for Luciana Sá.
136 reviews3 followers
February 20, 2016
Foi uma leitura interessante, numa linguagem bastante acessivel e simples. O autor fez muita pesquisa, sem dúvida. Mas não escreveu com a profundidade e o rebuscamento de alguns historiadores (afinal, é um jornalista escrevendo). Quem quiser aprofundar a leitura, o livro traz muitas citações e bibliografias. Não é um livro "religioso", que tem a intenção de converter o leitor. Ele narra/apresenta fatos, citações, tenta ser o mais imparcial possível, mostrar todos os lados e opiniões controversas sobre Maria. Gostei da leitura, penso em pesquisar mais sobre alguns assuntos abordados. Se querem saber, continuo tão Mariana quanto era antes do livro. E continuo com perguntas sem respostas... E isso é bom!
Profile Image for Luiz Felipe.
12 reviews
March 9, 2016
Fiquei surpreendido com o livro. Uma pegada religiosa mas, mais que isso, histórica, não usando apenas evangelhos, mas outros textos com bases históricas. Em poucas páginas o autor nos leva desde o tempo de Jesus às mais recentes aparições de Maria, contando-nos como fora construída a imagem da Mãe de Deus ao longo dos séculos.
Profile Image for João Sá Nogueira Rodrigues.
151 reviews4 followers
January 20, 2021
O livro deixou-me curioso logo ao saber dele...Como fazer uma biografia de Nossa Senhora, e principalmente sem que fosse um dos livros "mais do mesmo"?!?Bem,posso dizer que fiquei mesmo muito bem impressionado pelo livro!Desde a escrita em si (muito fluida) até ao proprio trabalho de pesquisa que é visível, é um livro que vale realmente a pena ser lido!E apreciei o facto de não ser um livro usado para obrigar a ideias contra ou a favor... É um estudo que expõe e deixa à consideração do leitor achar o que quiser achar,sem se sentir ofendido nas convicções que tenha,sejam elas quais forem!Gostei bastante!!
Profile Image for Kety Stephany.
45 reviews
December 24, 2019
Muito bem escrito , intrigante , uma verdadeira história de uma mulher , que na minha opinião , é o maior símbolo de Empoderamento.
Mesmo não sendo católica, tenho uma paixão e uma admiração por Maria , que faz meus olhos encherem de lagrimas ao saber cada vez mais sobre uma mulher tão importante , e que sim , deve ser sempre lembrada pelo que fez , pois ela não é uma mulher qualquer.
Para os que não são cristãos , está é uma leitura fluida e convincente , que é uma bagagem a mais no conhecimento .
Cinco estrelinhas pra encerrar o ano <3
Profile Image for André Tiago Vieira.
8 reviews
January 6, 2024
Com uma escrita fluída e simples, o autor dirige-se algumas vezes ao leitor com interpelações interessantes, na medida em que está ciente que a figura biografada é querida e amada por muitas pessoas. Procura ser rigoroso sem ser secante e fundamenta muitas das ideias com bibliografia. A opção editorial das notas de fim, assim como o estilo jornalístico do autor, tornam a leitura bastante agradável.
23 reviews
September 27, 2018
Versão do Globo Repórter sobre mulher mais importante dentro da Igreja Apostólica Romana. Com uma leitura leve e esclarecedora, o autor nos mostra como Maria se torno um pilar da Igreja Apostólica Romana. História fascinante e cheia de detalhes, recomendado para pessoas que busca conhecimento sobre a Religião Católica.
Profile Image for Ana Santos.
Author 2 books23 followers
August 31, 2018
É, com certeza, uma biografia dificil porque as fontes são escassas.
Contudo, o autor esforça-se...
Para mim foi um livro com valor do ponto de vista espiritual e pessoal.
Displaying 1 - 12 of 12 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.