Embora seja uma disciplina consolidada em muitas universidades no mundo, nao ha uma definicao explicita do que seja a Historia Antiga. Na pratica, tanto no ensino como na pesquisa, a Historia Antiga costuma estudar os primordios do Ocidente, apos uma pre-historia vaga e geral. Nao e a Historia Antiga do mundo, portanto, mas a Historia de um recorte bem especifico do o das origens do Ocidente. Grecia e Roma ganham destaque especial.,br> Alem do conteudo, outros temas relacionados a Historia Antiga sao alvo de questionamento por parte dos historiadores, como a maneira de ensinar essa disciplina. E preciso reescrever essa historia de um modo que faca sentido ao presente e que seja explicito. Embora nao se possa mais considerar a Historia Antiga o inicio de uma Historia Universal, as realizacoes humanas que se acumularam nesse pedaco do globo o espaco do Mediterraneo entre os seculo X a.C. e V d.C. sao fundamentais para entendermos como o mundo contemporaneo se tornou possivel. E com esse novo olhar que o autor, historiador especialista na area e professor da Universidade de Sao Paulo, analisa essa parte fundamental da Historia mundial.
Livro muito bem escrito sobre a história do mundo antigo. A leitura é bem fácil, os mapas incluído ajudam demais o entendimento. Porém, não é possível resumir a História Antiga em 177 páginas de forma satisfatória, então o autor delimitou um recorte geográfico e se manteve fiel a ele do início ao fim. Muito assunto ficou de fora, é verdade, mas não é como se algum assunto pudesse ser retirado do produto final para incluir algo que o leitor possa sentir falta. Para quem deseja entrar em mais detalhes sobre a vida urbana da Grécia, por exemplo, talvez o outro livro da mesma coleção, chamado "Grécia e Roma", complemente o que foi abordado neste daqui. É um livro para se ler rápido, pegar as indicações de leitura e as muitas fontes referenciadas no texto, e o leitor ir ele próprio se aprofundar naquilo que deseja.
apesar de ser meio receoso ao recorte que o autor escolheu para direcionar o livro (extremamente didático e com linguagem acessível por sinal) - o Mediterrâneo -, entendo que foi uma escolha necessária e para o propósito da obra acredito que cumpriu seu papel. ler esse livro após se deparar com alguns trechos d'O Mito das Nações do Patrick Geary só aumenta o meu interesse sobre assuntos de nacionalismo, identidades e relações culturais no espaço geográfico e no tempo histórico.
gosto muito da perspectiva de analisar o Mediterrâneo através dos processos de integração das comunidades, acompanhando a construção de suas identidades e a complexibilização de sua organização social.