O sofrimento acompanha-nos passo a passo ao longo da vida. É um companheiro assíduo e inseparável, que pode ser um grande amigo ou um terrível inimigo, pois tem o poder de edificar ou destruir, de enriquecer ou despojar. Tudo depende de como o encaramos, do “sentido” que somos capazes de dar-lhe: dessa “sabedoria da cruz” que precisamos aprender.
Guiados pelo Autor, procuraremos meditar o que dizem as duas cátedras que no-la podem ensinar e meter no coração: a cátedra da experiência cristã e a da Sagrada Escritura. Nestas páginas, por isso, não encontraremos raciocínios filosóficos sobre a dor, mas uma busca sincera das palavras de Deus e a evocação da experiência viva dos santos.
O Pe. Francisco Faus, nascido em Barcelona em 1931, é sacerdote da prelazia do Opus Dei. É licenciado em Direito pela Universidade de Barcelona e Doutor em Direito Canônico pela Universidade de São Tomás de Aquino de Roma. Ordenado sacerdote em 1955, reside, desde 1961, em São Paulo, onde exerce uma intensa atividade de formação cristã e atenção espiritual entre estudantes universitários e profissionais. Também se dedica ao atendimento espiritual de sacerdotes e seminaristas.
Por que cristãos possuem o pensar do sofrimento? Por que simplesmente sofrer para viver? Não seria possível pensarmos em viver a partir do prazer? Decepcionante cosmovisão, assim como o pensar cristão.