Jump to ratings and reviews
Rate this book

Dercy de cabo a rabo

Rate this book
Dercy à moda de Dercy: franca, escrachada, irônica, vital. Dos palcos do teatro mambembe às telas de TV de todo o país, foram 101 anos vividos com intensidade. Dramas fortes, comédias pessoais, casamentos desfeitos, uma filha, bisnetos. E o teatro, sempre o teatro, sua fonte de energia. Dercy de cabo a rabo, as memórias desabusadas, ditadas a Maria Adelaide Amaral, delineiam o retrato de uma unanimidade nacional e ganham agora uma nova edição pela Globo Livros. Publicada originalmente em 1994, a obra apresenta aos leitores os vários “outros lados” de Dercy (1907- 2008), juntamente com novo posfácio de Maria Adelaide Amaral e novas fotografias.
O livro é a base da minissérie “Dercy de verdade”, também escrita por Maria Adelaide, que a Rede Globo veiculará em janeiro de 2012. “A minissérie destina-se a resgatar essa grande personalidade do palco, cinema e televisão e a mostrar ao Brasil quem, de fato, era Dercy”, revela Maria Adelaide, que foi convidada pela própria para escrever o livro. Dercy lhe disse: “Você fala palavrão diretinho, deve falar desde criança. Você parece minha filha, aliás gostaria que você fosse minha filha.”
Nas telas, as atrizes Heloísa Périssé, Luiza Périssé e Fafy Siqueira encarnarão a Dercy dos palcos, comediante, mãe e amante. “O amor que tenho por Dercy foi herdado dos meus pais, que eram fãs dela e viram todos os seus espetáculos. Li este livro em 1994, presente de meu pai, e devo dizer que desde então ele passou a ser, literalmente, meu livro de cabeceira. Dercy de cabo a rabo é uma leitura leve, divertida e verdadeira que apresenta um exemplo de mulher a ser seguido, alguém que através de sua força e coragem conseguiu respeito entre artistas, políticos e todo o povo brasileiro”, conta Fafy.
Trechos do primeiro capítulo, “Sou o que sou”
“Quem é Dercy Gonçalves, quem sou eu? Sei lá. Não sei quem sou. Fui tanta coisa. Eu fui tudo [...] Até de vasto mundo me chamaram. E também disseram de mim: ‘essa mulher é uma santa’, ‘essa mulher é uma ordinária’, ‘essa mulher é uma escrota’, ‘essa mulher é correta’, ‘essa mulher é...’. Tanta coisa que até esqueci. Menos o último refrão: ‘essa mulher é um exemplo de vida’. Quem diria que Dercy Gonçalves seria um exemplo de vida, quem ia acreditar?”
A autora
Maria Adelaide Amaral é jornalista, escritora e dramaturga. Nasceu no Porto, Portugal. Chegou a São Paulo aos doze anos e se instalou com a família no bairro da Mooca. É autora de peças teatrais, minisséries como “A muralha”, “A casa das sete mulheres”, “Um só coração” e novelas como “A próxima vítima” e “Anjo mau”. Seus dois primeiros romances Luisa e Aos meus amigos, bem como a peça teatral Tarsila, foram publicados pela Globo Livros.

248 pages, Kindle Edition

First published July 13, 2012

23 people want to read

About the author

Maria Adelaide Amaral

15 books5 followers

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
10 (38%)
4 stars
10 (38%)
3 stars
4 (15%)
2 stars
2 (7%)
1 star
0 (0%)
Displaying 1 - 2 of 2 reviews
Profile Image for Teresa.
41 reviews
June 7, 2019
Biografia muito bem escrita por Maria Adelaide Amaral da grande Dercy Gonçalves. Mesmo que você não seja fā de Dercy, a autora escreve muito bem e existem figuras muito tocantes e singelas da vida de uma mulher que sempre batalhou sozinha para vencer.
Profile Image for William Fernandes.
21 reviews
June 18, 2019
Que livro gostoso de ler, como é bom poder ver uma biografia tão quanto de Dercy.
Uma mulher além do seu tempo, grande inspiração para todos.
Displaying 1 - 2 of 2 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.