Jump to ratings and reviews
Rate this book

O Crime em Lisboa

Rate this book
Nas décadas finais do século XIX, a cidade de Lisboa cresceu em ritmo acelerado. Todos os dias chegavam novos habitantes, sobretudo camponeses atraídos pelo desenvolvimento e em busca de trabalho. Foi nesta altura que o crime se tornou tema de grande inquietação, com presença diária na imprensa. A realidade criminal sofreu então uma mudança, com maior incidência de casos e com novas tipologias. Mas também se alterou a maneira como a sociedade avaliava o crime e os criminosos, com grandes debates e intensa produção jurídica.

«O Crime em Lisboa» propõe um retrato abrangente da sociedade oitocentista, muito para além da estrita caracterização do crime, dos seus autores e das punições. O leitor irá assim deparar-se com uma história múltipla: das representações sociais do crime e do criminoso; das práticas e das bases normativas da sociedade liberal; e ainda da construção do Estado moderno e do exercício do poder.

472 pages, Paperback

First published September 1, 2014

3 people are currently reading
21 people want to read

About the author

Maria João Vaz

11 books3 followers
MARIA JOÃO VAZ é Licenciada em História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1985), Mestre em História Social Contemporânea (1997) e Doutora em História Moderna e Contemporânea (2007), pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, onde é Professora Associada no Departamento de História e investigadora no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia. Desenvolve investigação na área da história social contemporânea, dedicando-se em particular às questões relacionadas com a história da justiça criminal e penal, os marginais, as instituições de controlo social e os movimentos migratórios. Nesse âmbito, coordenou o projecto Controlo social e política penal no liberalismo português, reformas nacionais, circulações transnacionais, c. 1820-1867, entre 2013 e 2015. Em 1998, o Prémio de História Contemporânea Victor de Sá foi atribuído à sua obra Crime e Sociedade: Portugal na Segunda Metade do Século XIX (Lisboa, Celta, 1998) e em 2008 recebeu o Prémio de História Alberto Sampaio. Entre outras publicações, é co-autora de Portugal: Atlas das Migrações Internacionais (Lisboa, Tinta-da-China, 2010).

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
3 (27%)
4 stars
7 (63%)
3 stars
1 (9%)
2 stars
0 (0%)
1 star
0 (0%)
Displaying 1 of 1 review
Displaying 1 of 1 review