O livro guia o leitor por meio de um estudo de lógica, gramática e retórica. Uma apresentação da gramática geral, proposições, silogismo, entimemas, falácias, poética, linguagem figurativa e discurso métrico - acompanhado de gráficos e vivificados por exemplos de Shakespeare, Milton, Platão e outros.
Uma das poucas tentativas de restauração do ensino das Sete Artes Liberais no mundo moderno. A irmã Miriam Joseph e o prof. Adler dedicaram suas vidas a isto. Tomara que não sejam as suas memórias esquecidas.
O Trivium é, em suma, um guia de como pensar corretamente e comunicar o pensamento de forma eficaz. A gramática geral ensina os principais modos de combinar símbolos para expressar ideias, a lógica versa acerca da correção dos raciocínios e a retórica torna-os aprazíveis e convincentes aos ouvintes. Um grande mérito do livro é ensinar, de modo conciso e claro, alguns pontos capitais da filosofia aristotélico-tomista, como as Dez Categorias, os Predicáveis e a Gnosiologia básica. Algumas partes, especialmente em gramática e lógica, podem parecer técnicas demais à maioria dos leitores, mas, a meu ver, harmonizam-se bem com o todo e são úteis na análise de argumentos.
Um manual de como essas disciplinas eram tratadas no medievo: lógica, gramática e retórica. A gramática aqui abordada, não é a gramática da língua, mas a gramática geral, passível de ser aplicada a qualquer idioma. É o estudo do funcionamento desta e porta de entrada para compreensão de outras línguas.
A lógica, previamente trabalhada, é alicerce para a gramática, que é o instrumental. Com os dois, o estudante é capaz de elaborar o discurso e investir no estudo da retórica.
Livro muito bom, mas não indicado para iniciantes. Ao menos, não para quem vai fazer a leitura completamente sozinho. Achei pouco didático, embora seja um livro bastante completo.