Jump to ratings and reviews
Rate this book

O Casaco de Marx: Roupas, Memória, Dor

Rate this book
Peter Stallybrass procura fazer o leitor pensar, neste livro, sobre a sua relação com as roupas e com as coisas em geral. Através das idas e vindas do casaco de Marx, Stallybrass deve fazer o leitor refletir sobre as complexas relações entre as coisas como objetos de uso, aos quais se imprime as próprias marcas, como objetos que carregam a memória, e as coisas como mercadorias - precisamente o problema de Marx em 'O Capital'.

112 pages, Paperback

First published January 1, 1999

6 people are currently reading
101 people want to read

About the author

Peter Stallybrass

14 books7 followers

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
57 (39%)
4 stars
55 (38%)
3 stars
21 (14%)
2 stars
9 (6%)
1 star
2 (1%)
Displaying 1 - 11 of 11 reviews
Profile Image for TALITA.
323 reviews30 followers
November 20, 2021
é interessante, mas não leria novamente
Profile Image for Faby Alves.
41 reviews1 follower
August 21, 2024
É bom mas o ultima capitulo ficou meio fora do contexto
Profile Image for Emerson A. Noronha.
10 reviews
June 24, 2018
O casaco de Marx, literalmente, é uma metáfora para o entendimento de sua situação e uma introdução à sua obra. Obra indispensável para marxianos e/ou marxistas.
Profile Image for Mariana Pesce.
48 reviews3 followers
September 30, 2023
Bem interessante. Esperava outras coisas desse livro, mas não deixou de ser um leitura muito interessante que me incentivou a buscar outras coisas. Me prendeu bastante
Profile Image for Juca.
6 reviews
November 22, 2025
leitura sensível, bem rapidinha e gostosa. li para uma cadeira da faculdade, mas acabei voltando para re-ler algumas vezes.
Profile Image for Irá Leite.
3 reviews1 follower
February 14, 2021
Livro curto, mas cheio de camadas. Aborda roupa de uma maneira profunda e nada fútil.
Quando deixamos esse mundo, nossa roupas ficam contando nossas histórias com o formato do nosso corpo e cheiro.....
Profile Image for Raquel Marinho.
Author 11 books3 followers
February 17, 2022
A primeira vez que li “O casaco de Marx” ainda na faculdade pela indicação de uma professora… a leitura inicialmente muito me maltratou, talvez por relacionar a roupa com as memórias da dor… não sei… me incomodou!

Hoje com um olhar mais maduro (talvez) a associação das roupas com referência às memórias e dor me concede mais significado as roupas (principalmente em um tempo que a efemeridade do descartável impera), Peter Stallybrass realmente empresta um viés poético as durezas da vida… nos convidando as reflexões das memórias e as marcas que estas deixam em nós, em nossas roupas e a representação que estas deixam para nossos ente queridos.

A leitura é rápida, 110 páginas(pq leio notas e referências bibliográficas) distribuídos em 3 didáticos capítulos a cerca das reflexões das memórias e das dores que as acompanham, o texto não fala só de dor, ao contrário, desmistifica experiências, resistências, esclarece, informa e principalmente, nos sensibiliza a outros olhares.

Quero ler de novo, daqui mais uns anos talvez, para experimentar o que a sensibilidade me escapuliu…

Sobre “O casaco de Marx” vou ficando por aqui… Eu cá com meus botões, Raquel Marinho e as minhas reflexões!

Ps: A primeira leitura foi também a primeira edição… Amei essa edição.
Profile Image for Giulia Nascimento.
10 reviews
April 6, 2023
Ótimo livro para entender sobre a relação do fenômeno da “moda” no mundo ocidental, com o capitalismo e também com a memória. O autor faz uma ótima explicação sobre Marx e entrega um panorama inicial sobre como foi a vida dele, além de trazer a história de Édipo e o enigma da Esfinge, relacionando o ato de caminhar com a importância dos calçados e trazendo a discussão aos vestíveis, a memória e a dor.
Profile Image for Lucas Lanza.
168 reviews4 followers
September 3, 2020
Um livro de ensaios, "O casaco de Marx" traz provocações acerca de conceitos como memória imaterial, a materialidade de corpos e a irrefreável fragilidade da condição humana. Livro curto, mas bastante denso.
Profile Image for Xle .
78 reviews
April 23, 2022
Para ler em uma sentada, com insights brilhantes sobre como a materialidade encontra a subjetividade (ou não).
Displaying 1 - 11 of 11 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.