Esta obra faz pensar num romance meloso devido ao título, mas não se trata disso. Trata do percurso de um grupo de amigos desde os anos 80, os seus casamentos, as suas vidas faustosas nos anos 90 e o descambar de tudo a partir do ano 2000.
O autor mostra-nos como o facto de Portugal ter tido acesso a fundos comunitários e a empréstimos na banca internacional com muitas facilidades e a adesão ao Euro conduziram a que grande parte dos portugueses e o próprio Estado vivessem acima das suas possibilidades e contraíssem dívidas monumentais. Quando a crise económica rebentou todas as ilusões se esfumaram e tudo se desmoronou.
Através do exemplo das personagens, 3 casais e um divorciado engatatão, vemos o que aconteceu com a maior parte dos portugueses, que com a crise perderam o nível de vida a que estavam habituados e isso reflectiu-se nas suas vidas sociais, nos casamentos que ameaçam ruir, nas amizades que quebram...
Uma interessante perspectiva de uma realidade que os portugueses conhecem, mas da qual só se aperceberam tarde, tal como as personagens.