Jump to ratings and reviews
Rate this book

Memórias Póstumas de Brás Cubas / Quincas Borba

Rate this book
Memórias Póstumas de Brás Cubas e Quincas Borba são dois dos principais romances de Machado de Assis unidos por um personagem comum — os outros são D. Casmurro, Esaú e Jacó e Memorial de Aires.

Nesta fase, a prosa de Machado de Assis (1839-1908) distingue-se pela ironia, o modo como interpela os leitores e por evitar o realismo «implacável e lógico» que ele criticou em O Crime do Padre Amaro de Eça de Queirós.

Ao cepticismo distanciado de Memórias Póstumas de Brás Cubas segue- -se, seis anos depois, em Quincas Borba a credulidade romântica de Rubião, humilde professor tornado rico por herança de filósofo e perdido no Rio de Janeiro e na Corte em busca de emoções. Rubião é fascinado por Sofia e enganado pelo marido desta, Cristiano Palha, que transforma a mulher em instrumento da sua ascensão burguesa. Mas Sofia não tem a audácia de uma Bovary, nem sequer a desenvoltura da Luísa de O Primo Basílio e Rubião naufraga nas esperanças perdidas.

Se Memórias Póstumas de Brás Cubas deixa um rasto de lúcida diversão que evita a tragédia, Quincas Borba mergulha na irreversível loucura do seu personagem. Rubião parece destinado a ilustrar a teoria do filósofo Quincas Borba, resumida na frase: ao vencedor, as batatas. Neste romance cuja acção decorre entre 1867 e 1870 são visíveis os reflexos dos acontecimentos da época, desde a guerra do Brasil com o Paraguai ao esplendor e queda de Napoleão III, com quem Rubião se identificaria.

408 pages, Paperback

Published October 1, 2008

23 people are currently reading
105 people want to read

About the author

Machado de Assis

1,160 books2,493 followers
Joaquim Maria Machado de Assis, often known as Machado de Assis, Machado, or Bruxo do Cosme Velho, (June 21, 1839, Rio de Janeiro—September 29, 1908, Rio de Janeiro) was a Brazilian novelist, poet, playwright and short story writer. He is widely regarded as the most important writer of Brazilian literature. However, he did not gain widespread popularity outside Brazil in his own lifetime.
Machado's works had a great influence on Brazilian literary schools of the late 19th century and 20th century. José Saramago, Carlos Fuentes, Susan Sontag and Harold Bloom are among his admirers and Bloom calls him "the supreme black literary artist to date."

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
52 (41%)
4 stars
51 (40%)
3 stars
20 (15%)
2 stars
2 (1%)
1 star
1 (<1%)
Displaying 1 - 10 of 10 reviews
Profile Image for Teresa.
1,492 reviews
August 21, 2017
Brás Cubas, depois de morto, decide escrever as suas memórias. O defunto escreve bem e encara o seu passamento de uma forma leve e divertida; mas, de resto, tudo se resume ao relacionamento amoroso de um homem solteiro com uma mulher casada.
Brás Cubas esteve noivo de Dona Virgília que casou com outro e tomou Brás como amante. Além destas duas personagens, temos o corno - que está lá só para enfeitar - e D. Plácida, criada e protectora dos amores ilícitos da patroa.
E assim se vivem cerca de seis dezenas de anos...

(Esta edição inclui um outro romance - "Quincas Borba" - uma personagem muito referida por Brás Cubas e que, para já, não vou ler.)
Profile Image for Sofia.
42 reviews23 followers
December 7, 2024
Quincas Borba (03 outubro - 07 dezembro) ✓
Profile Image for Paulo Bugalho.
Author 2 books71 followers
January 25, 2025
Desculpa: não és tu, sou eu. É com esta esquiva já clássica do findar de relações (relações, não é isto que se chama hoje aos casos, paixões e restantes comércios amorosos próprios da humanidade ? -
parece-me que gostava mais dos outros termos) é com esta expressão apta a terminar suavemente relações que me apetece despedir-me do Assis, depois de um encontro também morno com o tão celebrado D. Casmurro. Há algo de mau em Assis? Nada importante: uma morosidade que mimetiza às vezes com demasiado realismo o tédio das chuvadas tropicais; um certo desbaratar de ideias interessantes (o ponto de vista do morto, que depois acaba por não fazer diferença nenhuma, o cão com nome de personagem falecido, que termina sem fornecer perspectiva de maior) trocadas pelos lugares-comuns da época, política, adultério, convenções sociais; um estilo tantas vezes falho de tensão se bem que imaculado. Gosto da abordagem feita ao comportamento maníaco e talvez ainda insista com O Alienista. Mas não prometo.
Profile Image for Vitor Teixeira.
7 reviews5 followers
April 6, 2015
5 Stars to Memórias Póstumas de Brás Cubas
2.5 Stars to Quincas Borbas
Profile Image for Vicente.
131 reviews12 followers
November 1, 2021
Apenas li "Memórias póstumas de Brás Cubas". Valeu, sobretudo, pelo discurso que o narrador dirige ao leitor, verdadeiros tesouros de arte poética. O mais é a velha história do apaixonado e da relação entre este e a amante. Estava à espera de um texto que quebrasse, ou tivesse quebrado, a regra da narrativa da época, ao escolher um narrador que já está morto. Erro meu, que já tenho obrigação de saber que no que diz respeito a técnicas narrativas ficou quase tudo feito até ao século XVIII. A ironia, essa, embora também seja uma realidade no livro, não estabelece, da mesma forma, nenhuma novidade. À imagem do que sucede com alguns romances de Dostoievski, sobretudo os mais curtos, também aqui se nota, ao longo da narrativa, a circunstância de ter sido escrito e publicado em fascículos.
11 reviews
June 4, 2025
simplesmente uma leitura fantástica, rápida, fluida, histórica, e com um desenrolar excelente
Displaying 1 - 10 of 10 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.