Jump to ratings and reviews
Rate this book

Antologia Breve

Rate this book
Poesia Portuguesa

224 pages, Paperback

First published January 1, 1972

19 people want to read

About the author

Eugénio de Andrade

127 books93 followers
The Portuguese poet Eugénio de Andrade, pseudonym of José Fontinhas, is revered as one of the leading names in contemporary Portuguese poetry.
His poetry is most striking for the depth of his short poems. One of Eugénio de Andrade's most known poems is his Poem to Mother.
In 2001, he received the Portuguese award Prémio Camões.

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
14 (33%)
4 stars
13 (30%)
3 stars
12 (28%)
2 stars
2 (4%)
1 star
1 (2%)
Displaying 1 - 6 of 6 reviews
Profile Image for Valdemar Gomes.
339 reviews37 followers
December 27, 2015
Meu livro de poesia favorito, belíssimo até ao fim. Poesia de ventres para fora e olhos para dentro.
Profile Image for Nass.
10 reviews
January 30, 2025
Começo por comentar os poemas de amor; um sentimento tão contraditório e paradoxalmente complementar ao todo. A forma como maestra as palavras, seja pela rispidez ou desespero, ou até mesmo carinho, orquestra poemas delicados na sua composição, que transbordam a emoção, tão real e vivida pelo autor.
Reenventa a palavra "rumor" de uma maneira tão intrigante, tão específica a um momento, tão geral ao mundo.
Infelizmente, os poemas eróticos não me satisfizeram da mesma maneira; acontece que homens escritores da antiguidade irão sempre dececionar-me pela maneira como descrevem o sexo nos seus poemas, por isso prefiro ler escritoras no que consta a esse tópico. Homens da História escrevem sexo como um cuspo no papel, mulheres escrevem sexo como uma casa construída por amor. Por isso, para mim ainda deixou bastante a desejar nesse aspeto. Talvez em "O Limiar dos Pássaros" os versos tenham sido mais meigos, mas aí faltava-lhes o amor.
Todavia, aconselho a leitura da antologia poética de Eugénio de Andrade (menos o que referi anteriormente), pois são poemas de vida, de memória, de amor.
Fico curiosa para um dia escolher outro livro dele e voltar a lê-lo.
Profile Image for Vera Faria.
13 reviews
March 9, 2026
É sempre ingrato avaliar poesia, ainda mais uma antologia. 3.5
Displaying 1 - 6 of 6 reviews