Jump to ratings and reviews
Rate this book

Dias & Dias

Rate this book
Um colecionador de sabiás. Uma mulher que se amasia com o cunhado após a morte da irmã, passando a criar a sobrinha como filha. A esposa que desvia cartas enviadas ao marido para mostrá-las à prima, apaixonada por quem as escreveu. O professor que perde a juventude esperando por um amor que não lhe pertence.

Estes personagens são os coadjuvantes da história, ofuscados pelo amor platônico que Feliciana, a personagem principal, nutre pelo amado: o escritor Gonçalves Dias. O livro é "Dias e Dias", novo romance de Ana Miranda retratando o século XIX e trazendo como destaque a revolta da Balaiada, ocorrida em Caxias, além de abordar curiosidades e dados biográficos que traçam o perfil de Gonçalves Dias.

Dois anos depois de publicar o último livro, Ana Miranda está de volta repetindo a fórmula dos romances anteriores, "Sem Pecado", "Desmundo" e "Amrik", dando voz ao "eu-poético" feminino em épocas, situações e conflitos diferentes.

Não supera a genialidade do inesquecível sucesso editorial "Boca do Inferno" (biografia romanceada de Gregório de Matos), mas não deixa de conduzir o romance com a maestria daqueles que sabem transcrever para o papel as palavras que brotam da alma.

Um livro que só poderia ser escrito a partir de sentimentos guiados pela sensibilidade de uma mulher, escritora detalhista, que comete pequenos deslizes quando, em certas passagens do livro, procura ser didática.

O título de duplo sentido refere-se a um trocadilho com o sobrenome do escritor e os dias e dias dedicados - e desperdiçados - por Feliciana à fidelidade do poeta , que nunca poderia retribuir o amor dedicado durante uma vida inteira, e as contradições e fragilidades de um homem em carne e osso, quando colocado de frente com a idealização de uma mulher apaixonada.

244 pages, ebook

First published January 1, 2002

1 person is currently reading
47 people want to read

About the author

Ana Miranda

57 books24 followers
Voltada para a linguagem, dotada de um brasilianismo intenso, Ana Miranda realiza um trabalho de redescoberta e valorização do nosso tesouro literário, que a leva a dialogar com obras e autores de nossa literatura, numa época em que as culturas delicadas são ameaçadas pela força de uma cultura universal. Fundada em séria e vasta pesquisa, recria épocas e situações que se referem à história literária brasileira, mas, primordialmente, dá vida a linguagens perdidas no tempo. Sua obra tem sido matéria de estudos na área acadêmica, recebendo teses e monografias, geralmente ligadas a questões de literatura & história, barroco brasileiro, romantismo, ou pós-modernidade. Recebeu alguns prêmios, como Jabutis e da Academia Brasileira de Letras; teve sua obra traduzida em cerca de vinte países, e conquistou expressivo número de leitores, no Brasil. Ana Miranda consagrou-se igualmente pela inclusão de seu Boca do Inferno no cânon dos cem maiores romances em língua portuguesa do século 20, elaborado por estudiosos da literatura, brasileiros e portugueses (O Globo, 5/set/98). Seus principais romances são: Boca do Inferno, 1989; A última quimera, 1995; Desmundo, 1996; Amrik, 1998; Dias & Dias, 2002; Yuxin, 2009. Todos editados pela Companhia das Letras. Nasceu no Ceará, em 1951, onde vive atualmente, após cinquenta anos entre Rio, Brasília e São Paulo.

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
20 (14%)
4 stars
39 (28%)
3 stars
49 (35%)
2 stars
21 (15%)
1 star
9 (6%)
Displaying 1 - 4 of 4 reviews
Profile Image for Luiza Brandão_92.
14 reviews
January 14, 2020
Eu achei o livro completamente sem propósito, não acrescenta em nada de nada. É literalmente sem foco, não é um livro ruim nem mal escrito, só não acrescenta em nada, absolutamente. Nunca escrevi resenha nem nada, mas fiquei tão indignada com esse livro que decidi falar aqui. Dei três estrelas porque a autora escreve bem até, mas eu sinto muito, é um livro completamente vazio. Eu nem entendi se é uma biografia, se era pra ensinar sobre o Gonçalves dias, não entendi o objetivo, de verdade.
Profile Image for Gabriel Franklin.
504 reviews30 followers
March 13, 2021
“... gente que ama a viração da tarde amena, o sussurro das águas, os acentos de profundo sentir, para esses é a poesia.”
Profile Image for dre.
11 reviews
January 3, 2024
vou falar a vdd q eu n esperava nada por ser um livro da escola, mas eu gostei num geral
só a escrita é um pouco complicada, mas nao é um livro macante ou chato, é bem característico de um romance e não é uma história incrível mas tem seus altos e baixos
Displaying 1 - 4 of 4 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.