Jump to ratings and reviews
Rate this book

Fragment

Rate this book
Swedish / Svenska

1 pages, Paperback

First published January 1, 1968

16 people are currently reading
224 people want to read

About the author

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
50 (35%)
4 stars
40 (28%)
3 stars
46 (32%)
2 stars
4 (2%)
1 star
2 (1%)
Displaying 1 - 11 of 11 reviews
Profile Image for Teresa.
1,492 reviews
October 29, 2018
Edição bilingue de alguns Fragmentos de Novalis, seleccionados e traduzidos por Rui Chafes e acompanhados por desenhos criados durante a tradução.
Em relação aos desenhos, não entendi grande coisa (nem me atrevo a dizer o que julgo ver em quase todos); sobre os Fragmentos (que ando a ler há quatro anos) entendi um pouco mais, mas, certamente, não tudo. Quem sabe se daqui a quatro anos...

"A vida não dever ser um romance que nos é oferecido, mas sim um romance por nós feito."

"Só existe um templo no mundo, é o corpo humano. Nada é mais sagrado que esta sublime forma. Inclinar-se perante um Homem é prestar homenagem a esta revelação da carne."

"A linguagem é um instrumento musical das ideias."

"Só mostro que compreendi um escritor quando puder actuar dentro do seu espírito, quando o conseguir traduzir e alterar de diversas maneiras, sem reduzir a sua individualidade."

"Ao vermos um gigante, devemos examinar a posição do sol, primeiro — e atentar se não será apenas a sombra de um pigmeu."

"Os seres humanos apenas são limitados por opiniões. Daí que cada Homem se deixe elevar e rebaixar através de opiniões. Autêntico amor humano."

"A recordação é o mais seguro terreno do amor."

"Para o autêntico religioso nada é pecado."

"Estamos sós com tudo aquilo que amamos."



Novalis é o pseudónimo de Georg Philipp Friedrich von Hardenberg (1772-1801), um poeta e filósofo alemão. "A sua escrita contextualiza-se no seu cenário filosófico contemporâneo, mas destaca-se pela sua inesgotável esperança no rigor absoluto da Poesia."

description

Rui Chafes é um artista plástico nascido em Lisboa, em 1966. Formado em Escultura pela ESBAL, a sua obra compõe-se de escultura, desenho e escrita. Durante os dois anos em que viveu na Alemanha, aprofundou os seus conhecimentos em cultura alemã e traduziu os Fragmentos.

description
Profile Image for Paula  Abreu Silva.
380 reviews113 followers
October 12, 2019
" As dores têm de ser suportáveis - apenas porque somos nós que as estabelecemos; e nós não sofremos mais do que nelas nos empenhamos."

" Princípio. Só podemos tornar-nos no caso de já sermos."

"COSMOLOGIA - O mundo interior é, por assim dizer, mais Meu do que o exterior. Ele é tão íntimo, tão secreto - quereríamos viver inteiramente nele - ele é tanto uma pátria. É pena que ele, tal como os sonhos, seja tão incerto. Será necessário que precisamente o melhor, o mais verdadeiro, nos pareça tão aparente - e que o aparente nos pareça tão verdadeiro?/ O que é exterior a mim está, precisamente, em mim, é meu - e inversamente."

"Sobre a imortalidade humana en masse - sobre a vida e o pensamento en masse - comunidade - o pluralismo é a nossa essência mais íntima - e talvez cada ser humano tenha uma quota-parte de propriedade naquilo que penso e faço, e, da mesma maneira, eu a terei nos pensamentos dos outros seres humanos."

Profile Image for Maurizio Manco.
Author 7 books130 followers
October 2, 2017
"743. Nel mondo esiste un unico tempio ed è il corpo umano. Nulla è più sacro di quest’alta forma. L’inchino davanti a uomini è un omaggio di questa rivelazione nella carne. Quando si palpa un corpo umano si tocca il cielo." (p. 194)
110 reviews2 followers
November 29, 2022
Este scrisă intr-un limbaj mai greoi specific perioadei 1790-1800. Dar sunt si câteva idei interesante cu semnificatie aparte.
Profile Image for Bombus.
14 reviews
Read
April 10, 2023
Aistit ovat elämille sitä, mitä lehdet ja kukat kasvoille. Kukat ovat tajunnan allegorioita.
Profile Image for Sara.
602 reviews
March 2, 2017
Es increíble darse cuenta de hasta qué punto perfilaron los miembros del círculo de Jena el sentir europeo no solo del siglo XIX, sino también el de toda la modernidad.
Profile Image for Lee.
171 reviews
June 3, 2023
" (…) Filosofia - a origem de um novo mundo - o inicio de uma era absoluta - a consumação de uma união connosco infinitamente crescente."

"O Mundo tem de ser romantizado. Só assim se voltará a encontrar o sentido original. Romantizar não é senão uma potenciação qualitativa. O Eu inferior identificar-se-á, nesta operação, com um Eu melhor. Tal como nós mesmos somos uma semelhante série de potências qualitativas. Eis uma operação ainda totalmente desconhecida. Quando dou ao que é comum um sentido mais elevado, às coisas habituais uma aparência misteriosa, a dignidade do Desconhecido ao que é conhecido, um esplendor de Infinito ao que é finito, eu romantizo."

"Temos dois sistemas de sentidos que, embora pareçam tão diferentes, estão, no entanto, íntima e estreitamente interligados. Um sistema chama-se corpo, o outro alma. Um encontra-se sujeito a estímulos externos, cuja essência designamos por Natureza ou mundo exterior. O outro está originalmente submetido a estímulos internos, aos quais chamamos espírito ou mundo dos espíritos. Habitualmente, este ultimo sistema encontra-se ligado ao primeiro numa associação síncrona e é por este afetado. Todavia, é frequente encontrar vestígios da relação inversa e depressa nos apercebemos de que estes dois sistemas deveriam, verdadeiramente, estar em correspondência perfeita entre si, um estado no qual cada um, afetado pelo seu próprio mundo, formaria com o outro, não um uníssono, mas sim uma unissonância perfeita. Em resumo, estes dois mundos, tal como ambos os sistemas, devem compor uma harmonia livre, não uma desarmonia nem uma monotonia. A passagem da monotonia para a harmonia faz-se decerto através da desarmonia - e somente no fim resultará uma harmonia. No período da magia, o corpo serve a alma ou o mundo dos espíritos. / Delírio. Exaltação. /
Um delírio coletivo deixa de ser delírio e torna-se magia. Delírio segundo regras e em plena consciência."

"Onde o homem coloca a sua realidade, o que ele fixa, isso é o seu Deus, o seu Mundo, o seu Tudo."

"O sonho instrui-nos, de uma maneira notável, sobre a facilidade que a alma tem de penetrar em cada objecto e, logo de seguida, nele se transmutar."

"Toda a descida em nós mesmos - todo o olhar para o interior - é, simultaneamente, mas ascensão - uma assunção - uma vista para o verdadeiro exterior."

"poesia - elevação do homem acima de si mesmo"

Author 2 books457 followers
Read
February 11, 2021
Kısa, basit ve az sözle çok şey anlatma amacıyla yazılmış bu fragmanların birbirleriyle çok bağlantısı yok. Aralarında mizahi vurgular da var:

"Erkek lirik, kadın epik, evlilik ise dramatiktir." (s.28)
veya mesela kitabın 53. sayfasında başlayan Friedrich Schlegel ile; onun kitaplarından yaptığı alıntılara cevap vererek oluşturduğu diyalog gibi ilginç bölümler.

Ancak, pek çok çağdaşı gibi onda da ayrımcılık var:
"İnsanlar üç ana gruba ayrılırlar: Vahşiler, medenileşmiş barbarlar, Avrupalılar." (s.61)
ve yine "Kadının toplum ilişkileri hakkında bir fikri yoktur. O, sadece erkeği vasıtasıyla devlete, kiliseye, topluma vs. bağlıdır. O hakiki anlamda tabii halde yaşar." (s.64)

Çağına göre değerlendirmek gerek elbette ama bu tip ayrımcılıklar için çok da ilkel bir dönemde yaşamıyor sonuçta!
Profile Image for madelyn.
66 reviews2 followers
October 21, 2023
Methods and Themes Spring 2022. Barely remember reading this, liked schlegel more
Displaying 1 - 11 of 11 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.